sábado, 16 de setembro de 2006

Gelato de Chocolate: o sucesso!


Enfim um gelato que meu namorado gostou! Além do gosto delicioso de chocolate, a pequena quantidade de sal garantiu que o sorvete não criasse cristais de gelo e jamais atingisse o ponto de congelamento, mesmo após dias no freezer, permitindo que qualquer um se servisse do pote sem ter de deixá-lo derreter previamente.

O chocolate usado foi o meio-amargo da Callebaut, com 40% de cacau belga e sem gordura hidrogenada. É o que eu uso para todos os doces que faço e vale seu preço um pouco superior. É absolutamente imprescindível que se use chocolate de qualidade, que não contenha gordura hidrogenada.

Sei que parece trabalhoso, mas na verdade é só bater um líquido por 5 minutos algumas vezes, nada mais, e você sequer precisa de uma sorveteira, ainda que elas facilitem. O melhor lugar para manter seu sorvete é um pote de 1 litro de sorvete industrializado, pois eles têm tampa. A receita pode ser dobrada para fazer 1 litro de sorvete.

GELATO DE CHOCOLATE
Receita adaptada do livro: The Ultimate Frozen Dessert Book, de Bruce Weinstein & Mark Scarbrough
tempo de preparo: 30 minutos mais 5 horas para gelar.
rendimento: 500 ml


ingredientes:

  • 100g de chocolate meio-amargo Callebaut, picado
  • 3 gemas
  • 1 xícara de açúcar cristal orgânico
  • 2 1/2 xícaras de leite integral
  • 1/4 xícara de creme de leite fresco
  • 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/8 colher de chá de sal
Preparo:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar por 5 minutos.
  2. Bata as gemas e o açúcar com uma batedeira ou batedor de arame (fouet) até ficar homogêneo (ficará bem granulado). Misture o chocolate derretido e bata até ficar homogêneo mas ainda granulado. Reserve.
  3. Coloque o leite e o creme de leite em uma panela e leve a fogo médio-baixo até quase levantar fervura (pequenas bolhas nas laterais). Desligue o fogo e, sempre batendo, coloque 1/4 do leite e creme na mistura de chocolate. Devolva essa nova mistura à panela junto com o restante do creme e leite e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau por cerca de 2 ou 3 minutos, até que o creme de chocolate cubra as costas da colher e, você passando nela o dedo, o creme não escorra.
  4. Passe a mistura por uma peneira para o pote em que vai guardar seu sorvete. Misture o sal e a baunilha. Tampe bem e leve à geladeira até que esfrie completamente (cerca de 1 hora), e então coloque no freezer, acertado na potência máxima se o dia estiver quente. Depois de uma hora, retire do freezer e bata bem o sorvete (com batedeira ou fouet), para quebrar os cristais de gelo que possam ter se formado. Volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes (ou seja, por mais 3 horas) e seu sorvete estará pronto.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails