sábado, 16 de setembro de 2006

Gelato de Chocolate: o sucesso!


Enfim um gelato que meu namorado gostou! Além do gosto delicioso de chocolate, a pequena quantidade de sal garantiu que o sorvete não criasse cristais de gelo e jamais atingisse o ponto de congelamento, mesmo após dias no freezer, permitindo que qualquer um se servisse do pote sem ter de deixá-lo derreter previamente.

O chocolate usado foi o meio-amargo da Callebaut, com 40% de cacau belga e sem gordura hidrogenada. É o que eu uso para todos os doces que faço e vale seu preço um pouco superior. É absolutamente imprescindível que se use chocolate de qualidade, que não contenha gordura hidrogenada.

Sei que parece trabalhoso, mas na verdade é só bater um líquido por 5 minutos algumas vezes, nada mais, e você sequer precisa de uma sorveteira, ainda que elas facilitem. O melhor lugar para manter seu sorvete é um pote de 1 litro de sorvete industrializado, pois eles têm tampa. A receita pode ser dobrada para fazer 1 litro de sorvete.

GELATO DE CHOCOLATE
Receita adaptada do livro: The Ultimate Frozen Dessert Book, de Bruce Weinstein & Mark Scarbrough
tempo de preparo: 30 minutos mais 5 horas para gelar.
rendimento: 500 ml


ingredientes:

  • 100g de chocolate meio-amargo Callebaut, picado
  • 3 gemas
  • 1 xícara de açúcar cristal orgânico
  • 2 1/2 xícaras de leite integral
  • 1/4 xícara de creme de leite fresco
  • 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/8 colher de chá de sal
Preparo:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria e deixe esfriar por 5 minutos.
  2. Bata as gemas e o açúcar com uma batedeira ou batedor de arame (fouet) até ficar homogêneo (ficará bem granulado). Misture o chocolate derretido e bata até ficar homogêneo mas ainda granulado. Reserve.
  3. Coloque o leite e o creme de leite em uma panela e leve a fogo médio-baixo até quase levantar fervura (pequenas bolhas nas laterais). Desligue o fogo e, sempre batendo, coloque 1/4 do leite e creme na mistura de chocolate. Devolva essa nova mistura à panela junto com o restante do creme e leite e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau por cerca de 2 ou 3 minutos, até que o creme de chocolate cubra as costas da colher e, você passando nela o dedo, o creme não escorra.
  4. Passe a mistura por uma peneira para o pote em que vai guardar seu sorvete. Misture o sal e a baunilha. Tampe bem e leve à geladeira até que esfrie completamente (cerca de 1 hora), e então coloque no freezer, acertado na potência máxima se o dia estiver quente. Depois de uma hora, retire do freezer e bata bem o sorvete (com batedeira ou fouet), para quebrar os cristais de gelo que possam ter se formado. Volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes (ou seja, por mais 3 horas) e seu sorvete estará pronto.

11 comentários:

Mônica disse...

Nossa, adorei!! Nem parece complicada mesmo! Acredite, mas não tenho batedeira e muito menos maquininha de fazer sorvete...o máximo do eletrodoméstico é o liquidificador..hehe. Será que consigo bater na mão?

Marcos Villar disse...

Ana, que delícia seu site!! Que delicia a maneira como escreve, contando suas experiências como se fosse um velhinho de cabelos brancos sentado numa cadeira de balanço em Manarola, sentindo a brisa do Mediterrâneo. Uma curiosidade; não é profissional na área?

Bom, preciso aprender a fazer aqueles getatos cremosos vendidos na Italia. Me ajuda? Vc já conseguiu? Eu quero igualzinho!! rs.
Se eu entendi direito o segredo é bater a massa por 3 vezes de hora em hora para não congelar, ficar cremoso. Mas e se a gente quer colocar pedaços de frutas ou mesmo de chocolate, esse processo não vai dissolver os pedaços?
Existe algum outro segredo pra chegar naquela cremosidade??
Parábens...

Marcos Villar

Ana Elisa disse...

Marcos,
esse ficou muito bom, mesmo sem sorveteira, seguindo esse passo a passo. Mas para um gelato cremoso sempre vc precisa da sorveteira, pois só na mão, dependendo da receita, vc não consegue quebrar os cristais de gelo. O segredo dos sorvetes italianos não está na técnica, mas na qualidade dos ingredientes. Escolha o melhor chocolate, melhor creme de leite, melhores ovos.Ok?
bjos.

Marcos Villar disse...

Valeu Ana, vou fazer essa receita hj! Depois te conto.
Bjs

ninapicnic disse...

Oi Ana,
Fiz o sorvete e ficou mesmo com textura de sorvete e cremoso!!!
Achei bem forte o sabor, parece pudim de chocolate!
Obrigada pela receita!

feco76 disse...

Olá Ana
Gostei muito da receita. A primeira vez segui a risca e ficou muito bom. Na segunda vez, dei uma encrementada e adicionei nozes e um bolo Brownie em pedaços. Fez sucesso!
Valeu.
Rafael Loeblein

Anônimo disse...

Oi Ana,
Resolvi que quero fazer o meu primeiro sorvete e pensei em começar por esse...
Na receita vc acrescenta 1/4 da mistura de leite e creme de leite, e o restante?
Aguardo ansiosamente sua resposta!
Beijo e muito obrigada
Thatiana Bandeira

Ana E.G. Granziera disse...

Oi, Tathiana.
Que engraçado, todos esses anos e ninguém havia notado a falha na receita. Obrigada por me chamar a atenção. Acho que todo mundo inferiu o preparo: depois que aquele 1/4 do creme e o chocolate estiver homogêneo, misture o resto e leve à panela.

bj

Anônimo disse...

Muito obrigada!!!
Vou fazer hoje mesmo.
Bj
Thatiana Bandeira

Lidia Rodrigues disse...

Parece ótimo! Mas tenho uma dúvida, por que na maioria das suas receitas vc põe baunilha mesmo seno sabor for outro? Só o sabor do chocolate por exemplo nao é suficiente?
Ah! E onde vc compra o chocolate callebaut?

Srta. Santana disse...

Baunilha corta o cheiro de gema,

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails