quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

De volta às aulas com o cliché do bolo de banana... com quinua


Hoje minha pequena princesa viking, Madame Bochechas, teve seu primeiro dia de aula. Entre olhinhos marejados (os meus, não os dela) e sorrisos, meus pimpolhos se aventuram em mais um ano de descobertas. Meu Matador de Dragões mal lembrou de dizer tchau pra mamãe, empolgado que estava em rever os amiguinhos. E eu, descobrindo que ele já terá aulas de inglês esse ano, sinto-me agradavelmente madura. Meu deus, meu filho mais velho já vai aprender inglês! o_O

Esse ano, sinto-me mais focada. E, cheia de foco, e reanimada pela retornado apetite dos pimpolhos, pretendo me empenhar mais nos lanches da escola esse ano. Principalmente por ter tido a boa surpresa de ver outras mães da escola querendo boicotar os sucos de caixinha e fazer um esforço coletivo para enviar lanches mais saudáveis aos pequenos, já que eles tendem a compartilhar e as bolachas em pacotes coloridos com personagens sempre chamam mais atenção que o bolinho feito em casa ou os palitos de cenoura.

Preparei esse bolo delicioso ontem à noite depois que as crianças foram dormir. Tão, tão fácil. Acho que bolo de banana é um cliché em lanche de escola, e eu mesma fiz tantas versões nos últimos dois anos, que enjoei e fiquei meses sem preparar nenhum. Aí me vi reservando bananas para um bolo novamente.

E bolo de banana com quinua é ótimo. Claro, poderia ter feito sem, outra receita qualquer. Afinal, pimpolhada come quinua numa boa, e os dois têm experimentado e comido sem grandes traumas a maioria das naturebices integrais que coloco no prato deles. Mas ando muito mais interessada na contribuição que essas mesmas naturebices dão ao sabor e à textura dos doces, do que apenas em seu valor nutricional.

Montei as lancheirinhas feliz da vida. Depois de um ano inteiro de lanches voltando inteiros, achei que a maldição do "lanche do amigo" teria acabado. Ledo engano. Laura atacou o lanche dela assim que chegou em casa, pois hoje foi dia de adaptação e ela só ficou lá até a hora do recreio. Thomas estava super contente quando fui buscá-lo, apesar do novo rombo no joelho, cheio de curativos.

E ousei perguntar...

"Comeu o lanche, Thomas?"
"Ahn... não."
"Não??"
"Ahn-ahn."
"Tomou o suco?"
"Sim."
"Comeu o melão?"
"Não."
"Mas VOCÊ pediu o melão!"
"Mas eu não quero melão."
"Comeu o bolo?"
"Também não."
"Por que não?"
"Porque não quero."
"E o que você comeu?"

...

"O lanche do amigo."
"E o que o amigo levou de lanche?"
"Bolacha doce."

¬_¬

Bom... a vida é assim.

Ele volta da escola, come o que tem no almoço, e no lanche da tarde ataca o bolo de banana e o melão com gosto. E a vida segue. E estou só esperando como vai ser com Madame Bochechas.

De qualquer forma, a Pat estava certa quando disse que eu ia adorar o livro de onde saiu esse bolo.

BOLO DE BANANA, NOZES E QUINUA
(Do ótimo SuperGrains, de Chrissy Freer)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 1 bolo (8 porções)

Ingredientes:

  • 1 1/2 xic. de farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) canela em pó
  • 1 colh (sopa) fermento químico
  • 1 pitada de sal
  • 2/3 xic. quinua em flocos (comum ou vermelha)
  • 1/2 xic. de nozes picadas
  • 2 xic. banana amassada
  • 2 ovos
  • 1/2 xic. mel (ou melado)
  • 1/4 xic. sour cream
  • 1/3 xic. óleo vegetal 


Preparo:

  1. Unte ligeiramente uma forma de bolo inglês de 21cm e forre o fundo com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
  2. Numa tigela, peneire farinha, fermento, canela e sal. Junte a quinua em flocos e 1/3 xic. das nozes e misture.
  3. Em outra tigela, junte o restante dos ingredientes até ficar mais ou menos homogêneo.
  4. Junte o conteúdo das duas tigelas e misture até não ver mais farinha. Despeje na forma, alise a superfície, polvilhe o restante das nozes e leve ao forno por 45 minutos, ou até que esteja dourado e um palito saia seco quando inserido no meio. 
  5. Retire do forno, deixe esfriar na forma por 10 minutos, desenforme e deixe esfriar completamente antes de fatiar. 


8 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Oi Ana, como vai ? Que delícia de bolo ! Adoro banana e com quinua deve ficar bem gostoso também . Vou comprar a quinua porque agora eu fiquei com muita vontade desse bolo ... Fique bem ! :)

Dani disse...

O bolo de banana que SEMPRE tem aqui em casa é um muffin de banana e avelãs do blog da Pat, que aceita bem todas as variações possíveis de acordo com os ingredientes que eu tenha em casa. O de hoje saiu com aveia e passas, e ficou escurinho de açúcar mascavo. Já estou fazendo o meu estoquinho no freezer, que os meninos voltam pra escola semana que vem.
Um bolo delicioso e muito úmido com quinoa é este aqui: http://www.makingthymeforhealth.com/2013/12/04/best-ever-chocolate-quinoa-cake-gluten-free/
Já não lembro de onde tirei a receita e catei essa agora no google, mas é excelente, úmida e macia, e congela muito bem pra pimpolhada levar pra escola.
Se você tiver umas receitas de bolos salgados pode postar que aqui tem mais uma mãe tentando evitar que os bolinhos Ana Maria dominem o mundo ;)
Obrigada por essa receita, vou tentar também!

Junji Takeda disse...

Ultimamente eu tenho comido bastante quinoa por aqui. "Descobri" (entre aspas) uma receita onde você refoga alho poró no azeite e cozinha a quinoa do mesmo jeito que se cozinha o arroz. Infelizmente, no Japão é meio difícil de encontrar em flocos para poder fazer esse bolo de banana, mas talvez eu substitua por outras bizarrices japonesas que eu não consigo identificar nem em português, inglês ou francês hahaha

E sobre a criançada... Já estou me preparando psicologicamente para quando tiver os meus. Canseira já bateu, mas a ansiedade continua :)

Abraços,

Junji

Patricia Scarpin disse...

Amei esse post por vários motivos: pelo lindo bolo, por vc estar curtindo o livro, pelas peripécias dos pequenos e por ter me deixado de olhos marejados lembrando dos bolos de banana que D. Terezinha mandava na minha lancheira. <3

Unknown disse...

Ana querida, melhor que as receitas são as histórias... já fico imaginando quando tiver meus filhos, me inspiro em vc para cozinhar só coisas saudáveis em casa!
Uma dúvida: vc faz o sour cream??? como???
bjos e obrigada
Renata

Anônimo disse...

Ana, não tinha uma outra receita de bolo de banana, nozes e quinua no Facebook? Uma que você postou somente o link? Queria comparar as duas, corri toda a linha do tempo e não achei de novo!

Danusa disse...

To me preparando psicologicamente para essa fase de recusar minhas naturebices na escola... Já fico doida (pelo desperdício de tempo e de comida) porque o bebê recusa as papinhas... É a vida.
Esse bolinho deve ficar uma delícia!

Anônimo disse...

Fiz com abacaxi. Ficou ótimo!!!

Érica

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails