quarta-feira, 21 de maio de 2014

De volta às gordices: bolo de Guinness e coincidências




Ontem foi aniversário do marido. E eu não havia feito bolo. Havia feito pouca coisa da vida, na verdade, tendo passado a semana chafurdando num trabalho urgente em processo de finalização. Tinha uma reunião em São Paulo, e resolvi que, antes de sair, daria um jeito de fazer um bolo para cantarmos parabéns à noite. Não que ele faça questão. Mas eu odiaria deixar passar a oportunidade de um aniversário para preparar um bolo com cobertura. Um bolo de Guinness, coisa que sempre me apeteceu mas eu nunca fizera, e que tinha tudo a ver com o aniversariante. Mas precisava ser muito rápido de fazer, pois eu tinha hora para sair e ainda precisava largar as crianças na avó antes de ir à reunião.

Nigella ao resgate!

Bolo perfeito, feito numa panela só e uma colher, usando tudo o que eu tinha na despensa, e ainda podendo tirar do forno e largar o bicho esfriando em cima do fogão enquanto eu ia trabalhar, para apenas voltar no fim do dia e colocar a cobertura.

Bingo.

E bolo perfeito de fato. Denso e intenso de chocolate, com qualquer coisa que faz você pensar na cerveja, na verdade, só porque você sabe que ela está lá. Tem algo de caramelo. E eu poderia facilmente me viciar em cobertura de bolo feita de cream cheese, azedinha-doce, cremosa, deliciosa. Vício. Facim, facim.

Cantamos parabéns, só nós quatro, Thomas canta bonitinho, ajuda a assoprar as velinhas, e sirvo um pedaço para o moleque e um naquinho para a moçoila. Vou à sala ver qualquer coisa e quando volto à cozinha, Madame Bochechas segura o prato na vertical junto ao rosto, nariz amassado contra a louça, lambendo a cobertura que seus dedinhos não conseguiram apanhar.

¬_¬

Pura gordice, lamber o prato.

Agora da parte das coincidências, vejo um comentário da Pat falando sobre um bolo com Guinness internet afora, e achei que ela falava de algum post antigo. Enquanto apanho o livro da Nigella para verificar a receita e terminar de escrever esse post, me dá um siricotico de ir lá no TK ver que bolo ela preparara, já que sei que, como eu, ela tem dúzias de receitas de bolo de chocolate com Guinness. E pimba! Pat fez o mesmo bolo. o_O

Então, deixo aqui apenas o link para o post dela, que, inclusive, tem uma foto que faz muito mais jus ao resultado do bolo do que essas tiradas à noite com luz de cozinha. ;)

BOLO DE CHOCOLATE COM GUINNESS E COBERTURA DE CREAM CHEESE
Receita AQUI.

15 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que coincidência mais gostosa! <3

Lá em casa o bolo foi sucesso, eu achei extremamente saboroso, chocolatudo.

É aquilo que dizem, Ana, great minds think alike. ;)

xx

Cristina (cris.jouetsdudestin@gmail.com) disse...

Como é linda a sua pequenininha:))

Ju e Júlio disse...

A bebê tá muito fofa!

Paula Palma Dias disse...

Os dois bolos estão lindos :)

Vanessa disse...

Putz! Aniversário do marido cervejeiro é daqui uns dias. Obrigada por me ajudar a decidir qual será o presente dele :-)

Simone disse...

Ahh, mas vamos considerar que esta segunda foto resume o que um aniversariante precisa p/ ser feliz. Um belo bolo com carinho e uma família querida. O que mais precisamos? Felicidades!

Anônimo disse...

Desculpa Ana, mas não dá para pensar em bolo com aquela coisinha linda e bochechuda no fundo da foto...
Beijos, Cláudia

Eloisa Vidal Rosas disse...

Quando vi seu post achei engraçado "segundo bolo com cerveja guiness da semana!" pensei... isso deve ser um sinal para que eu o faça correndo! Bj. Eloisa.

CRISTIANE LARA disse...

Oi Ana, tudo legal ? O bolo e a bebê estão fofos demais ! Lindos ! Abraços e felicidades para vocês ! :)

Patricia Scarpin disse...

Voltei aqui pra dizer que a sua foto está milhões de vezes mais linda do que a minha, já que na sua tem a fofura bochechudinha (a.k.a. Laura) no cenário. <3

Flávia Santos disse...

rsrs Assim que vi esse post pensei: 'Ué, eu já vi esse bolo antes, não tô no blog errado?'
Só pode ser sinal divino, de que o bolo é uma maravilha (e essa cobertura me parece muito apetitosa)
:D

Sil disse...

Fiz o bolo no fim de semana e ficou m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, denso, saboroso, o que é aquilo!...
E passei por aqui também pra dizer que a filhota é cataploft de fofura!...

Bjs

Patricia Cerqueira disse...

Querida Ana,
Fiz o bolo ontem. É simplesmente fantástico. De fato o melhor bolo de chocolate que já até hoje e olha que já fiz umas dez receitas de bolo de chocolate. Mas nenhuma substitui essa.
Tive alguns problemas no meio do caminho. Será que você me ajuda a encontrar a resposta para quando eu fizer essa delícia novamente, não tenha de encará-los, amaina?
- Ele demorou 90 minutos para assar. Isso mesmo. Fiquei assustada com o tempo. Conversando com uma amiga, ela disse que o dia chuvoso pode ter ajudado a aumentar o tempo de cozimento.
- A cobertura ficou mole. Desconfio porque usei creme de leite em temperatura ambiente e também porque o dia estava tão chuvoso e úmido...

Por fim, uma observação: não fiz o sour cream. Substitui por coalhada seca industrializada e acho que funcionou!
Beijos

Sil disse...

Fiz o bolo no fim de semana e ficou m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, denso, saboroso, o que é aquilo!...
E passei por aqui também pra dizer que a filhota é cataploft de fofura!...

Bjs

Lucia Zahara disse...

Olá, Ana. Fiz o bolo de Guinness ontem e, mesmo solado, ficou super gostoso ; ) É uma receita ótima, estou confiante de que na próxima vai! Bem, li outro comentário a respeito da cobertura - a minha não chegou nem perto de pegar consistência. Eu tive a nítida impressão de que não daria certo depois que coloquei o açúcar de confeiteiro no creamcheese. Relutei muito em acrescentar o creme de leite, sem bater antes, mas achei melhor seguir a receita ao pé da letra. Ficou deliciosa, porém líquida. Você tem alguma dica para essa cobertura? Obrigada e parabéns pelo blog! Aquele seu "cookies de firma e de corrida" me acompanha há anos e - por mais estranho que seja - me transformou numa cozinheira!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails