![]() |
Essa versão, mais escurinha, foi feita com 1/3 de farinha integral, pois a branca acabara. O bolo feito apenas com farinha branca fica pouca coisa mais clara. |
E usar laranjas eu preciso. E pimentões. E tomates. E batatas. E bananas. Pois o carnaval será devidamente pulado: pulamos do dia anterior para o dia posterior, com o desafio de passar todo o feriado sem ouvir uma única marchinha ou samba-enredo e sem ver uma bunda adornada de plumas azuis e lantejoulas. Não quero saber quem ganhou, quem desfilou, que musa global escorregou do salto agulha no meio da avenida e caiu estatelada de silicone no asfalto. Não me interessa. Pulo o carnaval.
Mas quem não pula o carnaval é a banquinha de orgânicos da feira, que não aparece semana que vem. Por conta disso, abasteci a despensa além da conta de frutas e verduras, para ter comida fresquinha por duas semanas.
Só não contava com o fato de aparecer uma viagem de trabalho do marido assim, encostadinha no carnaval, totalmente de surpresa... e que eu pudesse ir junto.
Freelancer, quando tem oportunidade de qualquer ideia de férias, tem que agarrar com unhas e dentes, pois nunca se sabe quando o cliente vai aparecer querendo retomar aquele trabalho, ou quando vai ter dinheiro de novo para uma passagem de avião.
Daí que me vejo com a despensa cheia de comida para duas semanas e apenas uma semana para usar tudo. Deus me livre voltar de viagem e encontrar uma berinjela como centro de uma civilização avançada de mofo altamente inteligente dentro da gaveta de legumes. Lá vou eu no projeto feirado: passar o carnaval cozinhando e congelando, cozinhando e congelando, até para ter o que comer quando voltar da viagem.
Então fiquei bastante satisfeita por conseguir usar essas duas laranjas para um bolinho tão, tão gostoso, e que como todo "quick bread" deve dar excelentes muffins, assando por menos tempo. Façam um bolinho para hoje, ou congelem para depois do carnaval, e aproveitem e dêem uma olhada nas aquarelas de cozinha novas lá no site. Compre uma aquarelinha para pendurar na cozinha. Assim eu ganho umas patacas a mais para gastar na loja de material de arte durante a viagem, que tinta e pincel lá fora é infinitamente mais em conta que nessa terra aqui. ;)
![]() |
Gostou? Compre AQUI. |
![]() |
Gostou? Compre AQUI. |
![]() |
Gostou? Compre AQUI. |
![]() |
Gostou? Compre AQUI. |
![]() |
Gostou? Compre AQUI. |
Agora imagine em uma viagem, a neurose.
Neura batendo forte.
Minha intenção em Amsterdam é me esbaldar nos museus, caminhar pela cidade, sentar, pedir uma cerveja e pintar tantas aquarelas quanto conseguir.
Então, se você, querido amigo leitor ou leitora, foi a Amsterdam
UPDATE: Agradeço de coração a todos que deram as dicas de lugares em Paris, mas, infelizmente, como às vezes acontece com viagens a trabalho, nesse curto intervalo de tempo entre a publicação do post e o fim do dia, a parte de Paris foi cortada. Logo, será apenas Amsterdam. Se der, um pulo na Bélgica, bem bate-volta de um dia. Paris vai ficar pra outra oportunidade, infelizmente, mas as dicas estão anotadíssimas.
Enquanto isso, bom carnaval a todos. Pulando ou não.
BOLO DE LARANJA E CRANBERRIES
(do pequenino e charmoso Magnolia Bakery Cookbook)
Rendimento: 1 bolo pequeno
Ingredientes:
- 2 xic. farinha de trigo
- 1 xic. + 1 colh. (sopa) açúcar (a colher adicional é para polvilhar por cima)
- 1 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
- 1/2 colh. (chá) bicarbonato de sódio
- 1 colh. (chá) sal
- 1 colh. (sopa) raspas de casca de laranja
- 3/4 xic. + 2 colh. (sopa) suco de laranja espremido na hora
- 1 ovo grande, em temperatura ambiente
- 2 colh. (sopa) manteiga sem sal, derretida
- 1 xic. cranberries secas, picadas grosseiramente
Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês tamanho padrão.
- Numa tigela média, misture com um fouet a farinha, fermento, bicarbonato, sal e 1 xic. do açúcar.
- Numa tigela grnafde, misture as raspas, o suco, o ovo e a manteiga derretida.
- Com uma espátula, misture os ingredientes secos aos líquidos, apenas até que a farinha esteja incorporada. Junte as cranberries, misture de forma homogênea e despeje na forma.
- Polvilhe o açúcar restante por cima e leve ao forno por 1 hora, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar por 20 minutos antes de servir.
35 comentários:
Oi Ana, o Envy em Amsterdam é muito, muito bom http://www.envy.nl/ Ou pelo menos era há uns dois anos. Em Paris fui ao Cafe Français(dos irmãos Costes)há mais ou menos um mês e achei meia-boca, apesar do preço; não voltaria. A Rose Bakery é incrííível, apesar de não ser 100% francesa (ele inglês, ela francesa, ou algo do tipo). Vale super a pena pra um lanchinho, bolo, quiche...qualquer gordice entre refeições :) Aproveita!
Ana, onde em Paris você vai comprar material de pintura? Tenho um filho pintor e gostaria de trazer umas coisas legais e não tão escorchantemente caras...
Abs
Luciana
Nunca estive em Paris, mas adoro este site do David Lebovitz que mora lá. Boa viagem e bom apetite!
http://www.davidlebovitz.com/paris/
Daniela
Dicas da Clotilde do C&Z sobre Paris
http://chocolateandzucchini.com/paris/shops-markets/twelve-hours-in-paris-2/
Mais uma vez C&Z, monotemática eu. É que o seu blog, o da Patricia e o C&Z são os que mais leio :)
Olá Ana! Que receita boa, até sinto o cheiro do bolo no ar :-)
Vou fazer, com certeza!
Sinto, não tenho viajado prá fora do país a algum tempo, não tenho dicas prá vc; mas não deixe de nos dar as dicas na volta ;-)
Bom feriado prá vc... nós aqui em casa também "pulamos" o Carnaval da mesma forma que vcs.
Abraços
Ah, adoraria poder te dar as sugestões solicitadas! Mas, por enquanto, ainda não, rs.
Boa viagem!!!!
Poliana
Cara Ana, com um bebê de 9 meses só consigo ler seu blog no celular enquanto a pequena dorme no bebê conforto rumo ao interior. Serei breve e farei algo que não gostaria, mas pode te ajudar: colocar o link do post do meu blog para você ver minha sugestão de restaurante em Paris, cidade que visitei duas vezes e voltaria mais duas mil. Se vc clicar na tag paris tem outras coisas por lá, mas o Le Clown é realmente especial. O Chez Janou e P'tit Fernand também não ficam atrás.
Le clown:
http://salesol.wordpress.com/2010/11/24/os-a-moelle-a-la-fleur-de-sel-vive-le-clown/
Chez Janou: ótimos pastis com o hb (gran cru dos pastis)
http://chezjanou.com
Le p'tit fernand:
http://salesol.wordpress.com/2010/11/25/le-ptit-fernand-sorte-nossa-com-certeza/
De qualquer forma é bom checar já se passaram 3 anos.
Voilà!
Bons lugares pra comer em Paris eu não sei, quando fui não tive muita sorte! Mais um museu imperdível é o centre Pompediou, vale muito a visita e a região é maravilhosa! boa viagem...
Olá Ana Elisa,
Lá vão as dicas. Boa viagem! ;)
Au Pied de Cochon. Tem uma sopa de cebola que é famosa por lá. E todos os preços estão no site. www.pieddecochon.com ;)
Le Verre Volé. Na Rue de Lancry, 67, perto do canal Saint-Martin. Precisa reservar. <a href="http://leverrevole.fr/>leverrevole.fr</a>
Oi Ana!
Talvez eu seja a leitora anônima mais assídua do seu site e toda vez que meu reader avisa que há um post seu sinto um bom humor melhorando meu dia. Gosto da sua escrita e das suas receitas.
Hoje, quando você citou Paris, não resisti. Resolvi comentar.
Paris é sempre um sonho e compreendo perfeitamente sua neura de não desperdiçar refeições.
Estive por lá recentemente e posso te recomendar, na verdade, quase pedir, para que você vá ao Septime (importante reservar). É um restaurante perfeito, da água servida em garrafas antigas ao café da sobremesa. Aproveite e tome um "vin orange" da carta de vinhos deles. É bem surpreendente e saboroso.E o preço do menu degustação é super justo!
Adorei também o La Dame de Pic (mais caro, uma estrela Michelin), perfeitinho e delicioso.
Recomendaria também o Chez l'ami Jean, que tem o melhor riz au lait da vida.
Para patisserie, a Patisserie des Reves é inesquecível (se não me engano há três endereços em Paris)...
Vou parar por aqui, porque já me empolguei e a saudades está batendo forte - ainda bem que volto lá em maio :)
Deixo então meu pedido: vá ao Septime!
Boa viagem!
Olá! Dois bons lugares (com bom preço também) para ir em paris: Chez Janou (adorei, peguei a dica no blog Come-se , depois leia o texto da Neide) e Breizh Café, considerada a melhor creperie. As crepes são bem fininhas, feitas com trigo sarraceno (dica do blog Conexão Paris, lá tem foto). Em amsterdã, cerveja e sanduíches (são todos muito bons)! Um abraço, Samantha.
Oi, Ana,
Como vc gosta de vinhos, acho que um jantar no Les Papilles seria uma boa pedida. O lugar é pequeno intimista, mas a cozinha é brilhante.
O L'avant comptoir, para peticos rápidos e bons vinhos, é uma ótima opção.
Está na minha lista ir ao Chez l'ami Jean, citado no comentário anterior, mas não o recomendo por não conhecer.
O Ze Kitchen não é uma boa opção (como ele foi citado hoje no Conexão Paris, pode ser que alguém fale pra vc ir). Estive lá em novembro e todos os pratos tinham lemon grass. Achei um pouco demais. Para corroborar minha impressão, colegas de turma de uma amiga que está fazendo Ferrandi (allyouneedisfood.com)também não gostaram muito de lá.
Se algum estrelado estiver na programação, o Akrame (que era uma e no guia Michelin novo apareceu com duas) é uma boa opção, com menu de almoço a 45 euros.
Aproveite bem muito a viagem!
Olá, se você vai a Amsterdam não perca Gartine. http://www.gartine.nl/
Pequenino que só visto e numa rua paralela raro é o turista que lá entra. Salão de chá à séria mas com uns sandwiches e sobremesas divinas! Não deixe ir. Local de sonho de qualquer "foodie"
Em Paris: MAISON MICOULEAU – para comer pato. Ótimo custo-benefício. O magret de canard com batata custa 16 euros e é bastante comida. Em média 20 euros (com vinho) por pessoa.
21, Rue d’Odessa 75014
01.43.20.34.07
ebaa, férias internacionais!! fui só uma vez a Paris há uns bons anos.. fui sem grana e só almoçava e jantava em cafés do tipo do pret a manger hahah. mas um lanchinho que nunca me esqueci foi quando saí do louvre depois de umas 5 horas lá dentro, azul de fome, fui andando em direção a praça da bastilha e no caminho vi o tal do Angelina. só tinha gente fina lá dentro e na vitrine aqueles doces indescritíveis de lindos. sei lá por que raios acabei entrando..
o chocolate quente estava uma delicia e os doces cada um mais incrível que o outro! mas achei muito caro e muito cheio de pompa. não voltaria..
estou ansiosa para ver suas dicas na volta! por favor compartilhe tudo com a gente!! hahah
Olà Ana!
Eu moro em Paris ha 3 anos e sou chef de cozinha.
Entre as recomendaçoes que li nos comentarios eu reforço a do restaurant Septime, mas tb recomendo Kei, Pierra Sang Boyer, Bistrot Paul Bert...
Depende muito do q vc esta querendo provar, seu orçamento, e que dia caem esses magicos dois dias em Paris!
Para as patisseries, passe direto de Ladurée e Fauchon, por mais lindas que sejam as lojas!
Deixo meu email para que vc se sinta a vontade para perguntar qualquer coisa e se vc quiser outras dicas.
laissaelaissas@gmail.com
Abs,
Laissa
Que delícia, Amsterdam!
Eu não saberia recomendar um restaurante lá; mas sim algumas comidas de rua. A número 1 é fritje met mayo; a famosa batata frita de rua com maionese. Outra é o Stroopwaffle; que vale a pena comer em alguma feira de rua. Os comprados são bons, mas nas feiras eles fazem na hora uns grandões. E na Bélgica, se puderem, visitem a cervejaria Cantillon. Vale MUITO a pena!
Ana, fui a Amsterdam há pouco tempo e segui as dicas do Ducs que são ótimas.
Vale a pena ir no Moeders, tem site e reserva pela internet. Significa Mães em holandês, comida caseira das mães e é todo decorado com fotos das mães dos clientes. Muito legal e boa comida!
Além disso batatas fritas com maionese de verdade em qualquer lugar.
Aproveite!
Oi Ana,
se você for pros arredores do museu da Anne Frank, tem um lugar que vende panquecas de tudo, muito gostosas!
http://www.pancake.nl/indexeng.php
Abraço,
Carol.
Se você tiver um tempinho, entre aquarelas e preparação de pratos para serem (ou nao) congelados), dê uma olhadinha nesse site sobre Amsterdam: http://www.ducsamsterdam.net/, tem muitas dicas, é bem completo.
Boa viagem!!
Oi Ana, Sou a Laura, já comentei algumas vezes aqui no blog. Estou morando na Holanda no momento. O que posso te dizer é que , claro, deve ter bons restaurantes em Amsterdam, mas comer bem realmente não é o forte dos Holandeses. Os bares e cervejarias você costuma encontrar coisas boas, frescas, em geral lanches e sopas, mas nada inesquecível. Fiquei uns dias em Amsterdam mês passado, e gostei de um lugar, no caso de você estar com pressa querendo comer algo rápido para o almoço, o local se chama CORA fica na 705a Prinsengracht, meio perto dos museus. Eles oferecem lanches , 1 opção de sopa e suco de frutas e vegetais, feitos na hora. Tudo orgânico. http://www.cora-broodjes.nl/. O que eu comi estava muito bom e eu estava cansada de comer "porcaria".
As comidas de ruas boas da Holanda são os stroopwafels e walfles feitos na hora. Mas não achei nenhum bom no centro de Amsterdam. Tem um site legal e dá dica do melhor stroopwalfe de Amsterdam e outras coisitas legais: http://www.ducsamsterdam.net/
Se eu me lembrar de mais alguma coisa escrevo aqui.
Se você achar um restaurante bom por favor conta para nós!
Boa Viagem!
Laura
Ana, que delícia! Amsterdã inesperadamente.
Segue link de um post meu:http://www.blogdenosdois.com/2010/09/holanda-amsterdan_21.html?m=1
Não investi muito em comida, mas em cerveja...
Se for dar um pulo na Bélgica, vá para a medieval Bruges. É simplesmente imperdível e apaixonante. Sério.
E depois conta tudo aqui :-)
Bjo!
Ah, e de for viajar no período de 20/03 a 18/05, não deixe de ir ao Keukenhof (http://www.keukenhof.nl/br/), o famoso jardim das tulipas perto de Amsterdã. Nunca fui, mas olha, dizem que é um sonho!
Ana!
Tenho certeza que vais adorar Amsterdã, a cidade tem todo um charme discreto. O stroopwafel, que o pessoal já citou aqui, é uma delícia, inclusive os comprados em mercado (quem sabe você não volta com a receita dele? ;)
Ah, e não deixe de experimentar os queijos de lá também. São suaves, macios, bem diferente de todos que provei por aqui.
Mas imperdível mesmo é esta feira de rua http://www.albertcuypmarkt.nl/, que entre mil coisas vende comida (queijos, pães, biscoitos, frutas). Na mesma rua, no número 256, está a loja de brinquedos mais bonita que eu já vi, chama-se Mikado. Não há nenhum brinquedo de plástico, são todos de madeira, papel, pano...
Boa viagem!
Ana, em Amsterdam vá ao Van De Kaart, Prinsengracht,512. restaurante pequeno, escondido no subsolo de uma casa, mas muito, muito bom! Meu marido provou as ostras frescas e adorou (eu, infelizmente, sou alérgica).Comi lá, pela primeira vez, carne de veado. Muito boa tb. Os pratos são muito bem apresentados. Vê-se o cuidado nas preparações,os acompanhamentos são perfeitos, do tipo pure com lascas de trufas, as sobremesas deliciosas. Vale a pena.
Que delícia!! Aproveite muito Amsterdam.
Eu fiquei nos arredores do Vondelpark, Overtoom 519, em um Conscious Hotel. Na mesma rua, direção centro e calçada oposta ao hotel, tem um restaurante que serve ótimos lanches e refeições a preços justos. Ainda na mesma rua tem um mercadinho com ótimos queijos e iguarias.
Se você for para Bélgica, não deixe de comer "moules-frites". O mais simples e saborosíssimo prato belga com uma boa cerveja. Qualquer restaurante pequeno serve muito bem. E, o waffle (sem cobertura, só com um pouco de açúcar) na Grand Place. :)
Boa viagem!!
Em Amsterdam vai no moeders! Comida de mãe holandesa! É pequenininho e enche, então melhor reservar!
beijo
www.moeders.com/pagina.php?m=14&p=14
Ana, mudando de assunto, vc viu isso? http://cup-id.com/lista-da-anvisa-dos-alimentos-com-maior-nivel-de-contaminacao/ Sei que é exatamente a vida que vc defende, mas nunca tinha visto a relação de agrotóxicos com déficit de atenção em crianças, vc já sabia? Leio seu blog há muito tempo e minha vida mudou :-) Achei que gostaria de ler isso. E a pergunta que fica: se a Anvisa sabe, por que permite? bjs
Olá, Ana! Acabei de fazer esse bolo (só com a farinha branca) e ficou uma delícia! Cranberries estavam em falta na lojinha onde gosto de comprar, então troquei por cerejas glaceadas! É a primeira vez que testo uma de suas receitas. Oba! Boa viagem!
Att.,
Roberta C. Della Rocca.
Oi Ana, tudo bem ? Que delícia menina ! Eu conheço a Bélgica (Bruxelas e Bruges)e Paris. São lugares maravilhosos. Acredito que Amsterdam também seja. Aproveite muito e depois conte-nos tudo...rss Boa viagem !
Não sei se ainda da tempo, falei do moeders e esqueci do winkel 43. A melhor torta de maça de amsterdam. É realmente incrível, uma massa muito amanteigada, mas leve e crocante e um recheio doce na medida. vale muito a pena!
http://www.winkel43.nl/
hummm acho que estou um pouco atrasada, mas quem sabe você ainda não tem um ou dois dias por aqui...
No centro de Amsterdam gostamos do http://www.kantjil.nl/restaurant.htm. Um indonésio bem legal. Adoramos os rames. Pratos fartos e com excelente preço.
Como vocês gostam de cerveja esse bar é obrigatório. http://www.arendsnest.nl/ Não estranhem. É só para locais. Menu com mais de 100 cervejas holandesas e 30 na tap. ótimo lugar para beber e voltar ao passado.
O http://syriana.nl/ fica fora de Amsterdam, mas é divino. Comida libanesa. restaurante gigante e quase sempre meio vazio. Se o dia estiver bonito v'a para almoco... tem uma varanda super agradavel.
Espero que aproveite muito!
http://www.brouwerijhetij.nl/homepage/home-2/
em ams, cervejaria artesanal com queijos tb de produção própria. fecha cedo! vale super a pena, fica dentro de um moinho!
Suas aquarelas são lindas!!!!!
Oi Ana !
Por onde andas,estou sentindo falta de tuas histórias e receitas deliciosas.
Como aqui nos USA não falta cramberry voltei pra buscar novamente a receita deste bolo delicioso. Espero que esteja tudo bem com vocês e que tenha feito uma boa viajem no carnaval.
Que Deus os abençoe .
Beijinho
Postar um comentário