Com meio abacate e 1/4 de radicchio aguardando seu momento, saltitei até a feira para comprar o elemento ausente: peixe. A promessa da Gourmet de que a cremosidade amanteigada do abacate complementaria maravilhosamente a robustez de um bom peixe grelhado me encantou.
Chegando na feira, no entanto, o homem simpático, cujo nome sempre esqueço de perguntar [eu dou dessas gafes sociais de vez em quando, só perdoadas porque sou sempre sorridente e gentil com meus fornecedores], informou-me que as cavalas que eu procurava haviam acabado. Só havia cavalinhas, para serem abertas estilo "borboleta" e não filetadas. Oh, well... Fazer o quê? Sempre confio muito em suas sugestões, então perguntei-lhe qual seria a melhor substituição para as cavalas, dado o prato que eu pretendia preparar. Anchovas, respondeu ele. Busquei-as com os olhos, mas as anchovas, por sua vez, estavam grandes demais. Este mingau está muito frio. Este mingau está quente demais. Que tal o St. Peter? Este mingau está na temperatura perfeita! O St. Peter é sempre meu peixe-salvação.
Enquanto o pirata lá atrás limpava o peixe e tirava os filés com movimentos violentos mas precisos, fiquei jogando conversa fora. Falamos das anchovas, das corvinas, das sardinhas, e o peixeiro me disse que acabara de comer sardinhas escabeche e caldo de piranhas. Que apesar de trabalhar há décadas com peixes, era a primeira vez que tomava o caldo de piranha, e achara delicioso.
"Nossa, mas você comeu peixe agora de manhã??", perguntei. "Você deve acordar cedo, para já estar almoçando..." Eram apenas 9h30.
"Ah, sim. Acordo todos os dias à 1 da manhã, para ir pegar o peixe, montar a banca da feira..."
"Caramba! Então às 5 da tarde já deve estar caindo de sono!"
"É, às 6 já estou dormindo."
"Ah, por isso o peixinho a essa hora..."
"É! Está ali atrás!", disse, apontando para uma panela de pressão ainda fumegante. "Quer experimentar o caldo?"
"Não, obrigada", recusei, ainda empanturrada do bolo de maçãs que levara para o pessoal da corrida.
Os filés ficaram prontos, paguei por eles, despedi-me e fui para casa. No meio do caminho, tudo em que podia pensar era aquele caldo de piranhas, e me senti uma tremenda idiota por tê-lo recusado. Tive de me conter para não girar sobre os calcanhares e pedir uma nova chance de experimentar.
Pelo menos a promessa da Gourmet mostrou-se a mais pura verdade. O peixe e o abacate parecem feitos um para o outro.
SALADA DE ST. PETER, ABACATE E RADICCHIO
(da revista Gourmet)
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
- 6 filés de St. Peter, Cavala ou Anchova, de cerca de 110-140g cada
- 1/3 xic. + 2 colh. (sopa) azeite de oliva extra-virgem
- 2 colh. (sopa) suco de limão
- 1 colh. (sopa) mostarda de Dijon
- 1 radicchio médio, folhas rasgadas
- 2 colh. (sopa) salsinha fresca picada
- 1 abacate médio, descascado e fatiado
Preparo:
- Pré-aqueça o grill do forno e posicione a grade na parte superior do forno (ou, se não tiver grill, apenas grelhe os filés numa frigideira bem quente).
- Faça vários cortes diagonais na pele do peixe (vocês vão notar que eu esqueci de pedir para deixarem a pele), c/ uns 2cm de distância entre eles. Tempere com sal e esfregue as 2 colh. (sopa) de azeite nos filés.
- Coloque os peixes, pele para cima, em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 7 minutos, até que esteja apenas cozido por igual e a pele esteja crocante e dourada em alguns pontos.
- Enquanto isso, misture o restante do azeite, o suco de limão, a mostarda, 1/4 colh. (chá) sal e pimenta-do-reino moída na hora em uma tigela grande. Reserve 2 colh. (sopa) do vinaigrette em um outro potinho, e misture ao vinaigrette restante a salsinha e o radicchio, encobrindo bem as folhas.
- Sirva as folhas nos pratos, distribua por cima as fatias de abacate e os filés de peixe, e tempere com o vinaigrette restante.
12 comentários:
Que delicia,este prato,é bom para comer sem erro de engordar.Òtimo.
Edilia
Oi Ana, eu fiz uma sopa sua e já postei no blog, gostei muito, eu tenho uma também muito boa, mas essa o sabor dessa é bem picante e me agrada muito!obrigada, bjs
Maura
Só você mesma para me apresentar a combinações inusitadas e saborosas assim, Ana! Que idéia boa - fiquei com vontade de comer peixe às 9:15 da manhã. :)
...fiquei pensando na síndrome do "não, obrigada". E qtas vezes me senti como vc! Tvz pela educação (qdo as mães diziam q não se deve aceitar tudo o q nos oferecem p/ não parecer morto de fome), tvz por vergonha (me diga: de quê??!). Hj em dia acho q já me livrei disso e digo: "Nunca comi, quero experimentar um pouco". É mais simpático e deixa espaço para (talvez) dizer educadamente que não é do seu gosto...
Ou, quem sabe, descobrir uma nova delícia!!
Sempre parabéns pelas receitas e pelos textos :-)
Lala.
Não quero agradecer por mais um post super agradável, e sim por você disponibilizar o feed completo do blog rs... motivo suficiente para eu fazer meu primeiro comentário :)
Beijos!
Por que você não tira fotos também dos lugares que você vai comprar os ingredientes? A feira deve ser bem simpática. Às vezes me divirto mais com a história da compra dos ingredientes.
Ana, ai que post gostoso. Adoro ir a peixaria. e assim, comprar o mais fresco do momento. estou ja anotando esta receitinha pois esta muito simpática.boa viagem!
Quando era pequenina e me ofereciam alguma coisa, dizia sempre que não e ainda acrescentava "A minha avó tem em casa".
Claro que na maior parte das vezes não tinha e claro que mal chegava a casa eu pedia e ela ia comprar. :D
Crescida, mudei de política: se me apetece, aceito logo! :D
Oi Ana!
Se vc não bate bem, eu tb não bato! Pq tb adoro acabar com tudo que têm em casa e recomeçar, FRESH!
Comprei limões siciliano orgânicos mas não tinha idéia do q fazer com eles fuçando por ai achei receitas ótimas da Patricia Scarpin (Rainha do Siciliano)e resolvi fazer um shortbread pois já acabo com a farinha e o açúcar de confeiteiro que sobrou dos biscoitos de natal...
Hihi movimento limpando o armário!
Tudo de boa Ana!
Que vc tenha ÓTIMAS Mini-Férias!
Beijo Nani
Nonna,
blog de muito bom gostooo!!!!!
bjs
a copê
Oi! Adorei esta receitinha! Que mistura ótima! Também adorei os desenhos. Te mandei um email com um pedido de orçamento no anegg@anegg.com.br e voltou... será digitei errado? Tem outro e-mail?
Parabéns pelos blogs e trabalho! bjs
Sarah
Sarah, que estranho. Mande no anaelisagg(arroba)anegg.com.br
bjs
Postar um comentário