
Esses pasteizinhos, tortinhas, empadinhas (chame do que for) são mais delicados do que eu imaginava, e tão saborosos quanto esperava. A mozzarella de búfala triturada junto com o espinafre cria um recheio coeso e ligeiramente puxa-puxa, com aquele gostinho diferente mas não muito pronunciado dos cogumelos porcini e das trufas. Tão bom... Imaginei-os dentro de uma cesta de piquenique, ainda que os tenha comido no sofá da sala.
Não se assuste acreditando que são trabalhosos. Não são. Tive um dos fins de semana mais corridos do ano, e mesmo assim consegui prepará-los com calma, em menos de uma hora. Mais um sucesso retumbante de um dos livros de Tessa Kiros. A receita original pedia creme de trufas, mas Deus sabe o quanto isso custa no Brasil. Encontrei um potinho de creme de cogumelos Porcini sem conservantes por 11 reais, e apesar de não ser fã de comprar potinhos de coisas prontas, achei que seria um bom substituto, pelo sabor forte dos Porcini, e porque não me ocorreu nenhuma outra substituição assim, de repente. O resultado foi muito bom, mas você pode omitir completamente o creme (e mesmo o azeite trufado), e estou certa de que continuará sendo uma deliciosa refeição. :)
E para quem não viu, essa semana dei uma entrevista para a revista Isto É! Está nas bancas e está no website, com video mostrando minha cozinha minúscula e pouco glamourosa, mas que pode inspirar aqueles que reclamam que não cozinham por falta de espaço. Isso não é desculpa, viu? ;)
PASTEIZINHOS DE ESPINAFRE E MOZZARELLA
(quase nada adaptado do livro Falling Cloudberries, de Tessa Kiros)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 16 pasteizinhos
Ingredientes:
- 1 3/4 xic. farinha de trigo
- 225g manteiga sem sal, gelada, em cubos
- 4-5 colh. (sopa) água gelada
- 7 1/2 xic. de folhas de espinafre frescas, apertadas na xícara (1 maço grande e bonito)
- 120g mozzarella de búfala (peso depois de escorrida)
- 1 colh. (sopa) creme de cogumelos Porcini ou de trufas (opcional)
- 1 colh. (sopa) azeite de oliva extra-virgem
- 1 colh. (chá) azeite trufado
- 1 ovo, batido, para pincelar
Preparo:
- Peneire a farinha e uma pitada de sal numa tigela. Junte a manteiga e esfregue com os dedos para cobrir bem a manteiga com a farinha. Adicione tanta água gelada quanto baste para formar uma massa. Junte numa bola e transfira para uma superfície enfarinhada.
- Enfarinhe suas mãos e forme um bloco retangular com a massa. Abra com o rolo até cerca de 1cm de altura. Dobre como uma carta, em 3 partes, vire 90ºC e abra novamente. Dobre como uma carta, vire 90ºC e abra mais uma vez. Repita mais 2 vezes, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
- Enquanto isso, cozinhe as folhas de espinafre em água salgada fervente por 5 minutos. Escorra, passe sob água fria e esprema bem para retirar toda a água. Você vai ter uma massa de espinafre pouco maior que seu punho, mas não se assuste. Passe metade do espinafre no processador manual (passa-verdure) junto com a mozzarella, para triturar bem. Pique o restante do espinafre grosseiramente com a faca (ou pique tudo com a faca, se não tiver o passa-verdure) e misture numa tigela aos azeites e ao creme. Tempere com sal e pimenta.
- Pré-aqueça o forno a 205ºC. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Numa superfície bem enfarinhada, abra a massa com o rolo em um quadrado de uns 40cm de lado. Apare as beiradas irregulares, e corte o quadrado restante em 16 quadrados de 10cm.
- Coloque 1 colh. (sopa) de recheio em cada quadrado e feche com cuidado (a massa é delicada, mas se rasgar não tem problema nenhum). Sele bem com os dedos e transfira para a assadeira.
- Pincele generosamente as tortinhas com o ovo batido e leve ao forno por 10-15 minutos, ou até que estejam bem douradas em cima e em baixo. Deixe esfriar um pouco antes de servir, pois o vapor delas pode queimar sua boca. ;)
27 comentários:
Amei a receita e vou levar comigo para a fazer ainda esta semana!
Mas amei ainda mais a entrevista!!!!
Sou viciada em cozinhar e em tudo que é para cozinha,como tal parece que tava a ouvir a minha alma gemea!!!!
Parabéns!
Beijinhos grandes.
Ana, adoro tudo com espinafre, e se tiver queijo junto, melhor ainda! Que lindeza os pasteizinhos, tão delicados, me deram uma fome!
Acabei de ver sua entrevista, minha cozinha só é um pouco maior que a sua.
Essa receita me deu água na boca, adoro espinafre.
Bjs.
Que lindos!!!!
Não sou muito fã de espinafre, mas vou testar a receita com outro recheio =)
Bjs
A receita é genial, mas a entrevista ficou melhor ainda!!!
A propósito, o gengibre congela ficou muito bom. Super obrigada pela dica! Agora vou copngelar o salsão...
Beijos
Ana
vi sua cozinha na Istoé,sim é pequena mas não é dos pequenos frascos que esta os melhores perfumes?é por isso que as suas receitas são maravilhosas.Bjs
Sansan
Minha cozinha é um pouco menor que a sua e me identifiquei com a organização do seu espaço. Amei a matéria e achei o seu cachorro maravilhoso!
Bjs,
Débora
Adorei a receita e a entrevista! Creio que, assim como eu, muitos que passam por aqui tem sentido orgulho de você, mesmo sem conhecê-la. Não sei se você se deu conta, mas acabou se tornando um paradigma de vida saudável e felicidade. Parabéns!
PS: O Gnocchi é MUITO simpático e lindo!
Oi Ana. Adorei ver a sua entrevista. Eh tao legal quando voce ve que tem pessoas com a mesma filosofia de vida em relacao a ingredientes naturais. As vezes eh dificil entender que as pessoas gostem mais de molho de salada pronto do que um feito na hora com limao, azeite de boa qualidade e mostarda. Seu blog eh uma fonte de inspiracao e de informacao. Continue assim. Tania
Ana, que luxo a reportagem!!!
E seu caozinho eh a coisa mais fofa do mundo...
Parabens e beijocas,
Carol
Adorei conhecer sua cozinha e os livros muito bom ,,beijos
que legal conhecer sua cozinha! afinal, seu blog tem sido o principal auxílio na minha empreitada de aprender a cozinhar :)
Adorei os pasteizinhos, são uma boa pedida para qualquer hora e a receita não é difiícil.
Um abraço
João Mario
Sua entrevista foi muito legal, e aposto que muita gente vai se inspirar em cozinhar mais e comprar menos coisa prontas. Seu cachorro tb é muito simpático.
E aprendi mais descobrindo que se pode congelar salsão e também sobre as amêndoas de cacau que eu nem conhecia.
Cumadi!
Achei demais cê toda chicosa =D
Que lindo o cachorrin cor de caramelo...
Tb só como manteiga...e amo espinafres, por isso essa receita já está anotadinha, viu?! :]
Parabéns pela entrevista...gostei purdimais...
Um bejim,
da Vinni
Ana, aumento o coro de que cozinha pequena não é desculpa mesmo não. Suas empanadas (acho que tem cara de empanada) estão lindas.
Adorei a receita (anotada), a entrevista, o Gnocchi (Nhoque??) e te achei muito bonita:) Parabens!!:)
querida,
o recheio pode ser com algum outro ingrediente? o que você indica?
beijos.
Parabéns pela entrevista !! Ficou mt bacana !! Realmente mostra para para as pessoas que não precisa de mt espaço para se produzir boa comida :P
Abçs
Olá Ana !
Sempre dou uma passada aqui pelo seu blog e adoro.
Obrigada por abrir sua casa e mostrar sua cozinha e seus livros. Sempre fiquei curiosa por saber como você era e como era sua cozinha ! Adorei !!!
Ana Elisa você, além de tudo, é muito bonita! Adorei "conhecer" o Gnocchi.
Adorei ver a entrevista. Como é bom saber que a gente não está sozinho no mundo. Ou seja, então não sou só eu que fica feliz quando ganha um ingrediente especial ou um utensílio de cozinha de presente de aniversário ou natal. E os livros então? Muito legal. Parabéns!!!
Como não posso ver a revista, estive a ver o vídeo. E sabes, para além de me rever em inúmeras coisas (inclusive, no tamanho da cozinha...), a frase que disseste com a qual mais me identifico é "Ele me entende!", ou seja"Ele entende-me! Ele sabe como me fazer sentir feliz!" :D
Tenho amigas que "esganavam" o marido se ele lhes oferecesse alguma ocisa pra cozinha....ehehehh
Fiz esse pasteizinhos ontem à noite. Não colocei o "creme" e usei farinha integral. Eles ficarram deliciosos.
Obrigada pela receita!
Adorei a sua cozinha e entrevista!
...e adoro seu cuidado e caprichoso!
Beijinhos
Ana
Meninaaaaaaaaaaaaaaa,
Amei a sua entrevista.Parabéns Ana!Fiquei até com invejinha da sua cozinha,td organizado,monte de coisinhas gostosas!
E o Gnocchi é lindo!!!!
Beijos
Denise
Ana
Como eu gostei de ver o video!
poxa minha admiração pelo blog (e por você..) aumentou ainda mais ao ver o video. E tua "humilde" cozinha é tudo que vc precisa pra fazer essas maravilhas postadas aqui!
Olá Ana,
Boa tarde! Sou leitora do seu blog há um tempo. Essa semana reassisti a sua entrevista para a Istoé e fiquei curiosa para saber o nome do seu livrinho italiano com ilustrações citado no vídeo. Não consegui encontrá-lo na lista de livros do seu blog. Você tem como me passar o nome dele?
Muito obrigada, Lua
Postar um comentário