segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Salada de abacate e milho grelhados

Calor dos infernos. Grelha esturricando sobre a chama do fogão. Uma espiga de milho pequena, bem nova, meio abacate pequenininho, lambuzados de azeite. Eles chiam quando os coloco sobre a grelha preta e imediatamente começam a soltar cada um seu aroma. Coloco em uma tigela grande uma colher de parmesão ralado, uma pimenta vermelha e um dentinho de alho minuciosamente picados. Cubro com um fio de azeite, uma espremida de limão, sal e pimenta-do-reino e misturo bem. Uso os dedos para ajudar a recobrir as folhas tenras do coração da alface romana com o molho. Mexe de um lado, mexe do outro, até que todas elas estejam brilhantes de azeite e pontilhadas de tempero. O cheiro do milho quente é maravilhoso e me lembra alguma sobremesa. Retiro o abacate da grelha, com cuidado, observando as listras negras e largas bem marcadas em sua carne verde pálida. Retiro a casca e fatio, dispondo a fruta morna sobre a alface em meu prato. Apanho o milho e retiro os grãos deliciosamente chamuscados com uma faca, polvilhando a salada com aquelas pepitas douradas e aromáticas. O calor dos infernos se torna tolerável quando as fatias de abacate quente derretem em minha boca, apimentadas. Hmmm... Verão...

8 comentários:

Talula disse...

Ana, eu como abacate, mas essa foto tá me convidando...
:)

Karin Fromm disse...

Inspirador!!

AMBIGUITY - Artes Decorativas disse...

Olá:
gostei muito desta sua receita, já reparei que neste último ano passou pela mesma fase que eu, mas podemos ter as nossas recordações sempre presente, e apesar da dor nunca passar, consegui-mos matar saudades com as recordações. E lembremo-nos que apesar do sol hoje não brilhar sabemos que ele existe. Muitas felicidades para este ano novo.
Bjinhos Sónia lima

Quéroul disse...

poesia pura em sua barriga!
que felicidade!!!
:)

Patricia Scarpin disse...

Ana, você acaba comigo - fico babando nas tuas lindas saladas enquanto como as comidas mais sem-graça aqui perto do trabalho... ;)

Sabe que salada com abacate me lembra a Nigella?


Beijo!

Figos & Funghis disse...

Esta salada me deu água na boca! Eu amo seu blog e te acompanho desde que iniciei no mundo da "culinária digital", principalmente porque me identifico com quase tudo que você posta por aqui. Você é muito talentosa! Parabéns!

Jun.~ disse...

Ana, Feliz Ano Novo (atrasado) :)

Essas suas saladas inspiram qualquer um haha. Aliás, nas "férias" eu tava comendo só salada não sei por que :P

Até mais!

Junji

Tamassia disse...

Ola
A receita ficou boa, mas creio que podera fica melhor. Talves tenha cometido algum erro em relação a grelhar o abacate. Na receita coloca que ele fica cremoso. O meu ficou duro e com um leve gosto amargo ao final. qual é o procedimento correto para este procedimento e assim obter um abacate macio e cremoso.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails