quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Barras de doce-de-leite, chocolate e amendoins caramelizados, porque o que são calorias, afinal?

A definição de fim de ano deveria ser algo como "período durante o qual o indivíduo passa metade de seu dia em confraternizações, comendo e bebendo tudo aquilo que não pôde comer durante os meses anteriores, apenas para que no mês seguinte, também chamado 'início de ano', ou 'alto verão', possa resmungar a respeito de sua falta de restrição e de auto-controle, enquanto aperta e aponta os pontos excessivamente curvilíneos de seu corpo para os amigos."

Porque é verdade. Fim de ano é isso mesmo. A gente enfia o pé na jaca com muito gosto, e nem lembra que janeiro é aquele mês, aquele fatídico mês em que sua pança redonda finalmente verá a luz do sol (e será vista por muita gente, também).

No espírito do "quem se importa??", então, eis o doce mais gordo que fiz nos últimos tempos: Uma base de biscoito, doce e amanteigada, uma camada cremosa de doce-de-leite, salpicada de amendoins salgados inteiros, caramelizados, uma cobertura de chocolate meio-amargo e aqueles mesmos amendoins caramelizados transformados quase em uma farofa por cima de tudo. Praticamente um ataque cardíaco.

Quem se importa?

A receita é de Dorie Greenspan, e se chama "Snickery Squares", pois eles são uma versão... MELHOR? ... é, com certeza uma versão melhor do "chocolate" Snickers. [Pelo menos nos EUA eles têm alguma noção e chamam isso de "candy bar", ao invés de "chocolate". Já no Brasil, chama-se qualquer pedaço de porcaria de chocolate e a galera acredita...] Aqui acho que poderíamos chamá-los de "Quadrados Charge", mas eu nem sei se esse "chocolate" ainda existe. Existe? Assim que servi as barrinhas a amigos, sem mencionar nada sobre seus ingredientes ou seu nome, veio o primeiro comentário: " Pô, é que nem Charge!"

As barras ficaram muito boas mas bastante doces. Na verdade, tão doces quanto os tais "candy bars". Pessoalmente, prefiro uma doçura mais sutil. Para quem tem uma predileção por doce-doce, no entanto, esse é um prato cheio.

SNICKERY SQUARES
(do livro Baking – From My Home to Yours, de Dorie Greenspan)
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 16 quadrados


Ingredientes:
(massa)
  • 1 xic. farinha de trigo
  • 1/4 xic. açúcar
  • 2 colh. (sopa) açúcar de confeiteiro
  • 1/4 colh. (chá) sal
  • 8 colh. (sopa) manteiga sem sal gelada, cortada em pedaços pequenos
  • 1 gema de ovo grande, ligeiramente batida
(recheio)
  • 1/3 xic. açúcar
  • 3 colh. (sopa) água
  • 1 1/2 xic. amendoins salgados, sem pele
  • 1 1/2 xic. doce-de-leite cremoso
(cobertura)
  • 200g chocolate meio-amargo cortado em pedaços
  • 4 colh. (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm.
  2. Coloque a farinha, os açúcares e o sal no processador e pulse algumas vezes para misturar. Junte os pedaços de manteiga gelada e pulse até formar uma farofa grossa. Junte a gema de ovo e pulse apenas até que se formem pelotas úmidas e amarelas, sem deixar a massa se transformar numa bola.
  3. Coloque a massa na forma e pressione-a até que preencha todo o fundo da forma. Espete com um garfo toda a superfície e leve ao forno por 15-20 minutos, ou até que esteja ligeiramente dourada nas bordas. Sem tirar da forma, deixe esfriar sobre uma grade.
  4. Forre uma assadeira com um tapete de silicone ou papel-manteiga e deixe ao seu lado. Coloque o açúcar e a água numa panela média e leve a fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Então pare de mexer e deixe em fogo médio até que comece a tomar cor.
  5. Junte os amendoins e mexa com uma colher de pau (abaixe o fogo se começar a queimar), para recobrir os amendoins com o caramelo. Continue mexendo por alguns minutos, até que o caramelo comece a derreter novamente em torno dos amendoins e fique cor de âmbar.
  6. Despeje os amendoins sobre a assadeira forrada e espalhe com a colher de pau. Deixe esfriar completamente.
  7. Quando estiverem frios, quebre em pedaços menores e divida a porção ao meio, deixando metade inteiros e metade picando fino.
  8. Espalhe o doce de leite sobre a base de biscoito e espalhe os amendoins inteiros sobre o doce-de-leite.
  9. Derreta o chocolate em uma tigela em banho-maria. Retire do fogo e junte a manteiga, mexendo bem até que esteja homogêneo. Espalhe o chocolate sobre o doce-de-leite, alisando com uma espátula. Polvilhe com o amendoim picado e leve à geladeira para firmar por no mínimo 20 minutos. Sirva em temperatura ambiente ou, se quiser servi-los gelados, refrigere por pelo menos 3 horas antes de cortá-los. Corte 16 barras de 5cm de lado.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails