quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Salada de abobrinha e aspargos para um verão sem canga

"Projeto Verão Sem Canga" é como minha mãe tem chamado sua dieta. Prevendo já um Dezembro de muitas confraternizações de fim de ano (da corrida, de cliente, do trabalho do marido, amigo-secreto, Natal, Reveillon, Bistecão Ilustrado, etc...), é sempre bom tentar compensar com antecedência a cervejada e friturada por vir.

Pelo menos o calorão dos infernos serve para isso: para comer saladas. Ainda que a abundância de abobrinhas e aspargos nessa época do ano seja para mim incentivo suficiente.

Adaptei uma receita de Giada di Laurentis, do único livro dela que me apeteceu comprar: Giada's Kitchen, culpa daquela pastinha de figo seco do Natal passado. Para uma pessoa: com um descascador de legumes, fatie o mais fino possível uma abobrinha pequena, com casca, até chegar na parte esponjosa das sementes, que fica a seu cargo de você vai jogar fora ou usar para outra coisa. Com o mesmo descascador, limpe 3-4 aspargos grossos, e cozinhe-os em água fervente com sal por 1 ou 2 minutos. Fatie-os fino, na diagonal, e junte-os à abobrinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino, azeite e uma espremidinha de limão. Junte um punhado de manjericão fresco, lascas de parmesão e mangia che te fa bene!

P.S.: obrigada aos que deram suas opiniões sobre o processador, há uns post atrás. Vocês me ajudaram um bocado a decidir. Papai Noel já deve ter recebido minha cartinha... ;) Aliás, falando em Papai Noel, ando empolgadíssima com a comilança de Natal, louca para fazer biscoitos para a árvore, panettone, etc. E vocês?

5 comentários:

Bigode de chocolade disse...

Bom é que com uma comidinha leve como essa, dá para economizar com a canga da última moda para investir no processador!!! Meu deus, é mesmo, o Natal tá aí.

Patricia Scarpin disse...

Ana, great minds think alike - postei hoje um brigadeiro de especiarias, para inaugurar a época do Natal e já tenho outras idéias em mente. :)

Posso copiar o pedido para o Papai Noel? ;)

Sua salada é maravilhosamente simples e como sou doida por aspargos vou adorar, tenho certeza. O João adora a receita da Martha Stewart, em que os aspargos são assados com azeite, sal marinho, pimenta do reino e parmesão, e só quer comê-los assim - muito que bem, sobra mais saladinha pra mim. ;)

Beijão!

Quéroul disse...

conheci seu blog ontem... hoje eu acabei de ler todinho :/
passando pra dizer que achei aqui lindo e que decidi que só vou ser plenamente realizada quando tiver uma cozinha própria pra sair me aventurando por aí.
culpa sua. e da moça aí de cima (também devorei a cozinha technicolor dela).

bons dias pra você. obrigada. ;)

Nai Romero disse...

A abobrinha é crua mesmo? Nunca comi assim!

Pensei que não podessa, sabe? rs

Tipo berinjela, eu acho que não poder crua... Não sei de onde tirei, aliás, nem sei se pode ou não. rs

augusto. disse...

muito bom. eu acrecentaria umas bolinhas de pimenta rosa, dá um cheiro e sabor especial e tri de verão.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails