
O caso é que nesse calorão, nem eu me atrevo a fazer pâte brisée. É frustração na certa. No desespero por torta, usava a batedeira planetária com a pá. O único problema é que ela demora um pouquinho e acaba deixando os pedacinhos de manteiga muito pequenos e uniformes, e a massa fica um pouco firme demais para meu gosto.
Para dias quentes, muitos recomendam o processador. Ele mistura tudo rápido o suficiente para que a manteiga continue gelada e tudo dá certo no final. Isso anda me dando uma coceirinha atrás da orelha. Isso e a possibilidade de fazer massa folhada e mais um monte de outras receitas dos meus livros que pedem o processador. Além disso, meu liquidificador mequetrefe está à beira do suicídio.
Eu quero um processador. Mas o que eu quero, da Cuisinart, grandão, não encontro, sumiu das lojas por aqui. E fica a pergunta: vocês têm processador? Gostam? Usam? Recomendam?
Enquanto Papai-Noel não me traz um, no entanto, nós seres humanos precisamos de torta. E minha salvação nesse calor infernal foi encontrar uma boa massa de torta feita com óleo, mais fácil de manusear, pois não depende da temperatura. Por isso, também não é preciso gelá-la, e você pode fazer a massa enquanto o forno pré-aquece, e preparar o recheio enquanto a massa assa com feijões dentro. Ou seja, torta de última hora, jantar vapt-vupt! Usem óleo de canola, que tem pouco sabor, ou algum óleo/azeite que vá combinar com o recheio, pois o sabor fica tão forte quanto o gosto de manteiga numa torta comum.
MASSA DE TORTA COM ÓLEO
(do livro Vegetarian Cooking for Everyone, de Deborah Madison)
Rendimento: 1 torta de 20-22cm de diâmetro, rasa.
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes:
- 1 1/2 xic. farinha de trigo
- 1/2 colh. (chá) sal
- 1/2 xic. óleo de canola
- 2 colh. (sopa) leite, leite de soja ou água
- Misture o sal e a farinha em uma tigela. Em outra, misture o óleo com o leite. Junte os líquidos à primeira tigela e misture até que se pareça com uma massa.
- Forme uma bola, achate-a e abra-a no tamanho desejado entre duas folhas de papel-manteiga, até que a massa tenha uns 3mm de espessura.
- Retire o papel-manteiga de uma das faces e inverta a massa sobre a forma da torta. Não se preocupe se ela se quebrar, é só juntar na forma, pressionando bem. Remova a segunda folha.
- Asse-a como qualquer outra massa, de acordo com a receita original. Você não precisa gelar a massa.
14 comentários:
Talvez eu não seja a pessoa a quem vc peça conselho, mas meu processador é o que faz parte do meu mixer. Mudei de casa há um pouco mais de um ano e comprei um mixer para quebrar o galho enquanto não arrumava um liquidificar e uma batedeira. Eu não quero mais nem um, nem outro. Bato tudo nele, até purê eu faço. Pico grosso, pico pequeno. Claras em neve. Me resolve a vida, já que não bato bolos grandes. E funciona muito bem. Se vc já não pode mais juntar tanta coisa na cozinha e não necessida de algo grande, acho que vale a pena algo semelhante. È esse o meu, só que 3 em 1:
http://4.bp.blogspot.com/_JJgqrMIS7Ig/Ruym8djcfAI/AAAAAAAAAGg/yINAOms0plc/s320/braun.jpg
Ana, sabe de uma coisa? Eu tenho um pé atrás com essas engenhocas... maquina de pão, por exemplo. Me diz qual a graça em fazer pão na máquina? E quanto ao processador, eu me viro com a batedeira e o liquidificador... Não penso em comprar um processador, não.
Beijo, querida
Oi Ana, olha, fiquei algum tempo só com o processador em casa. Amo o meu de paixão! Mas tem um probleminha...Ele não substitui o liquidificador para algumas coisas. Sucos e sopas que precisem bater para ficar cremosas, por exemplo. O problema é que ele não liquidifica efetivamente, só transforma os sólidos em pedacinhos pitititicos.Mas vale muito a pena ter um! Uso muito para ralar e "picar" coisas e fazer massas. Beijos!
Esta massa e super rapida e facil de fazer. Eu nao tenho processador mas tenho a bimby, que tem mais funcoes. Posso dizer que e uma maravilha e que vale bem a pena todo o dinheiro gasto com ela.
Bjs
Ana, tenho um processador e nao troco por nada. É da Kennwood. Dá para acoplar uma jarra de liquidificar e um vidrinho virado de cabeca para baixo que serve para maionese e molhos - o pesto fica perfeito.
http://www.amazon.de/Kenwood-FP-925-Kompact-K%C3%BCchenmaschine/dp/B001943L9I/ref=sr_1_14?ie=UTF8&s=kitchen&qid=1258649934&sr=1-14
Ótimo também para pate brise - é só colocar a jarra na geladeira por alguns minutos e nao tem perigo que a manteiga nao derrete.
Uso muito também para moer nozes... a farinha de amêndoas fica bem fininha. Vale a pena, sim!
~Uma dica, vai no mercado livre, la você encontra pessoas que vendem cuisinart diretamente dos US.
Oi Ana!
Infelizmente eu não tenho processador :( (ok, eu tenho, mas é tãaaaao minúscula que nem considero Um Processador). O liquidificador de casa é guerreiro, minha mãe está torcendo pra secretária deixar cair e quebrar pra poder comprar uma nova (what? haha).
Eu nunca mais fiz torta em casa. Me dá vontade de fazer, mas... Só nos finais de semana, haha :/
Abraços, até mais!
E desculpa por não poder te indicar um processador :(
Junji
Olá Ana, tenho um processador Walita Master Plus, mais ou menos uns quatro anos. É bem legal, tem masseira, liquidificador, ralador...etc. Não tenho idéia se ainda tem o mesmo modelo a venda, acho indispensável e realmente a massa não chega a esquentar para deixar a manteiga mole. Nesta receita usa-se o batedor com ou sem corte, nem é necessário o uso da masseira (apetrecho para massas mais pesadas). Boa Sorte, Solange
Não vivo sem o processador, Ana Elisa. Recomendo muito pra massa de torta, fica muito mais fácil que na mão, principalmente no calor, e é muito melhor para moer nozes e castanhas do que no liquidificador. O meu é nacional mesmo, da Walita, e ainda tenho um mini da Black and Decker. Recomendo o investimento! O cuisinart q vc quer eu vi na fast shop bem recentemente.
bj
Paula
Ana, tenho um Wallita que ganhei de natal da minha mãe anos atrás. Uso bastante.
Quando tenho que fatiar/picar cebola em grande quantidade, quando tenho que ralar parmesão em grande quantidade. Quando faço pesto e outros molhos.
Uso para massas e pães direto. Gosto de amassar/sovar no braço, mas as vezes dá preguiça.
Funciona bem, mas como é pequeno, tenho que dividir a receita muitas vezes. Dá pra fazer uma receita de pão com umas 600g de farinha em dois lotes.
Ana Elisa, eu tenho um magimix. gosto muito .e adoro o fato de que as partes podem ser compradas. O motor é muito resistente e tem vida muuito longa. o link para ele esta aqui - tive o mini por muito tempo pois minha cozinha e pequena: http://www.magimixuk.co.uk/magimix-3200-4200-5200.asp
Ana, eu ando no mesmo dilema - quero comprar um processador, pois só tenho um mini da B&D, que é ótimo, mas pequeno demais.
Muita coisa faço com a Kitchen Aid mesmo, mas outras não funcionariam.
Esta torta ficou linda e vou usar a receita da massa logo, logo.
Beijo!
Eu tenho aquele liquidificador/processador da cuisinart que vem com copo de vidro e um processador pequeno. Em menos de um ano o processador já deu defeito. Ele tem uma base q acopla à maquina que por mais que o motor do do liqui esteja normal a base não gira na mesma velocidade. O tamanho não é dos maiores e não dá para bater uma massa inteira por exemplo.
Já dizia minha mãe para não enfeitar muito o pavão. Ela tem um há 3000 anos da Walita que funciona que é uma maravilha. Hoje em dia não sei mais se a Walita é a mesma coisa.
Um beijo,
Lu
Ana, linda, linda sua torta. Digna mesmo de fotografia. Eu, que sou melhor pra comer que pra cozinhar, não resisto a dar sempre uma passadinha aqui para ver se me inspiro.
Postar um comentário