terça-feira, 21 de julho de 2009

O melhor jeito de se comer mandioquinha é gratinada

Existem alguns legumes que eu adoro, mas por algum motivo sempre terminam esquecidos na geladeira. Mandioquinha é um deles. Compro, planejo e esqueço. Mas depois de descobrir esse jeito de comê-las, nunca mais. Vai ser comprar e ir direto para o forno, pois acho que esse é o modo mais gostoso de se comer mandioquinha.

A receita é de Jamie Oliver, mas ele usava originalmente tupinambo, uma raiz que nunca encontrei nem em feira nem em supermercado, assim como pastinacas. Mas, como sempre substituo pastinacas por mandioquinhas nas receitas, assim foi com o tal do tupinambo. E ficou excelente.

Basta descascar e cortar em rodelas de 0,5cm cerca de 350g de mandioquinhas (umas 3 pequenas). Num pote, misture 1/2 xíc. de creme de leite fresco, umas 2 colh. (sopa) de suco de limão siciliano, um punhado de parmesão ralado na hora, um punhadinho de folhas de tomilho frescas, sal e pimenta-do-reino. Assim, sem muita medida, pois o negócio experimentar e ver se você quer mais limão, mais tomilho, mais queijo... Misture bem, junte a mandioquinha e espalhe em uma travessinha refratária. Num outro potinho, misture um bom punhado de farinha de rosca com mais ou menos a mesma quantidade de parmesão, mais folhas de tomilho, pimenta-do-reino, e espalhe essa mistura sobre a mandioquinha. Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 30 minutos, ou até que a cobertura esteja dourada e crocante e a mandioquinha esteja macia. A porção é para 2 pessoas, e servi acompanhado de espinafre refogado com alho e uma pitada de noz moscada. Boooom...

13 comentários:

Mirela disse...

Bom dia Ana!
Eu também amo mandioquinha, e nesse final de semana fiz gnocchi de mandioquinha com ragu para a família (e um sugo feito com carinho para os vegetarianos), e ficou muito bom!
Vou com certeza provar sua receita, e logo!
Que bom que você voltou!
Beijo

Ali Ckel disse...

Ontem mesmo preparei mandioquinha, do jeito mais simples e trivial, cozida e servida no arroz. Ainda comentei: gosto tanto de mandioquinha, mas faço tão pouco. Vou provar sua receita muito em breve :-)

guilherme.atencio disse...

Parece ótimo!

Dani - Paladar disse...

Ana, acho que essa sua receita vai me ajudar, por não ter que cozinhar e ter aquele cheirão de mandioquinha pela casa...rs

É que o quase marido detesta esse cheiro e eu adoro esse ingrediente portanto, precisava uma forma de fazer meio mascarada, acho que essa deve ajudar!

Bjs

Edilia disse...

Eu adoro mandioquinha, igual asua nunca fiz,a prxima vou fazer para experimentar.
Edilia

Noêmia disse...

Eu adoro mandioquinha, mas aqui é muito difícil de encontrar!
Fiquei com água na boca!!!
Beijos!

Mari disse...

Bom dia Ana!
Eu também adoro mandioquinha. Já fiz de diversas formas, mas para mim a melhor delas ainda é o purê. Acompanhamento perfeito para um Salmão grelhado...

. disse...

gosto de purê de mandioquinha! docinha, dociiinha...
a receita parece deliciosa :D adoro qualquer coisa gratinada! haha

paula disse...

eu fiz aqui, mas ter levado a mandioquinha ao forno sem cozinhar antes estragou o prato. ficou (muito!) mais de meia hora no forno e eu não consegui uma mandioquinha macia. vou repetir essa receita qualquer dia, mas cozinho um pouco a mandioquinha antes de levar ao forno.

Ana Elisa disse...

Paula,
eu usei mandioquinhas bem novas (não tinham mais de 3cm de diâmetro) e "fresquinhas", e cortei-as fino. Elas ficaram com textura de batatas cozidas. Se as mandioquinhas que você usa vêm sempre mais durinhas, cozinhá-las ligeiramente pode sim ser uma boa. Uma pena que não tenha dado certo de primeira.

bjs

laila disse...

hummm essa é uma receita imperdivel Ana;....amo mandioquinha e gratinada com tomilho, esse friozinho...ah é a perfeição!! bjs

Simplesmente Mariza disse...

Tudo de bom. Ai, ai, ai...ui, ui ui.....que vontade de comer. Simplesmente maravilhoso.

Anônimo disse...

Oi, a receita é boa, mas acho que realmente é preciso cozinhar a mandioquinha de alguma forma antes. Acabei de fazer a receita e apesar de mais de 1 hora de forno a mandioquinha não ficou cozida direito. Mas não vou desistir. Abraços, Eliezer.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails