quinta-feira, 16 de abril de 2009

Salada de escarola e maçã para neutralizar o chocolate

Eu não sou lá muito de chocolate. Já fui. Fui viciada. Devorava tudo como se fosse a última barra de chocolate da minha vida. Quando criança, pelo menos. Conforme fui crescendo e, principalmente, conforme fui aprendendo a cozinhar, comecei a achar mais interessante comer doces – não muito doces – feitos com chocolate do que simplesmente uma barra de chocolate assim, simples. Talvez seja por ter começado a olhar para aquela barra como "ingrediente" ao invés de "sobremesa". Não sei. Aceito teorias.

O caso é que veio a Páscoa, e com ela, uma enxurrada de chocolate. E eu sempre digo a todos: "Não me dêem chocolate; eu não quero." Isso é sempre interpretado, porém, como uma manifestação de educação e delicadeza da minha parte – como quem diz que não quer presente de aniversário – ao invés da ordem que de fato é. Minha cozinha vira, então, todos os anos, um depósito de chocolate, e eu fico olhando para aquilo tudo sem saber o que fazer. Uma parte saio distribuindo por aí. Outra, que me atiça um pouco mais o paladar, fica ali me encarando, lembrando-me de que o chocolate está ocupando espaço nas prateleiras, e que por isso não posso preparar outra sobremesa. Seu triste fim acaba mesmo sendo meu estômago: pedacinho após pedacinho, vou comendo, entre suspiros conformados, esperando pelo dia em que poderei preparar alguma coisa, qualquer coisa, sem chocolate.

Enquanto isso, dou um tempo nos sopões cheios de feijões e batatas, nas massas e pizzas da vida, e me mantenho firme nas saladas que adoro. Pelo menos enquanto o tempo está ainda ameno o bastante para um almoço frio.

Coração de escarola (as folhas claras e tenras do centro da escarola)
+ maçã gold (nacional)
+ queijo feta (ou qualquer outro de cabra)
+ avelãs levemente tostadas na frigideira
+ azeite, vinagre branco, sal e pimenta-do-reino
= Delícia (inspirada em uma salada do livro Chez Panisse Vegetables, de Alice Waters).

10 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Ana, ano passado o marido e eu combinados de não trocar chocolates na Páscoa, mas o danado não cumpriu a promessa. Este ano, pedi a ele que levasse isso a sério, pois estou tentando me reeducar - por sorte, deu certo.
As suas saladas são sempre ótimas inspirações e o frescor que elas transmitem é contagiante - dá vontade de comer salada até no frio.

Miriam Levy disse...

Sugestões:
- Mousse de chocolate
- Chocolate quente
- Ganache
- Fondue de chocolate

Sempre é esse o destino dos meus ovos... E quando eles são muito doces, misturo um pouco de cacau em pó.

Beijos e que a força esteja com você
(aqui em casa ela passou longe...)

Cris disse...

Salada é meu ponto fraco... inspirada em livro da Alice então... :-) Beijos

gasparzinha disse...

Pois eu bem que troco uma barra de chocolate por esta salada deliciosa.
E linda! :)

Priscila Braga disse...

Oi, Ana! Descobri o "La Cucinetta" há pouco tempo, pela Tíccia (Mme. Mean) e amei muito, muito! Já faz algum tempo que estou querendo diminuir a quantidade de carne que como e as suas receitas deliciosas foram uma luz no fim di túnel praquelas comidas veggie horrendas e sem gosto. Adorei!

Posso fazer um pedido? Eu fiquei babando com aquelas bombas que vc fez lááá no comecinho do blog (sim, eu já revirei todos os arquivos), mas não encontrei receita do crème pâtissière (é assim que chama?) que você usou pra rechear as bombas e os doughnuts. Como é que faz? É muito difícil?

Um beijão,
Priscila.

angela disse...

saladas são minha paixão com escarola e com verduras amargas são minhas favoritas, adorei!

Ana Paula disse...

Oi Ana, adoro escarola, mas nunca comi crua, não é muito amarga? Bem, bem, vamos esperimentar...Linda a tua salada.
bjs

Karina disse...

Oi Ana, estava procurando uma receita da Nigella e encontrei seu blog, caramba, te digo que ganhei o dia, estou muito feliz, assim como vc, adorooo cozinhar, tenho 28 anos, sou casada e n temos filhos. Já salvei seu blog nos meus favoritos. Pode ter certeza que vou testar muitas receitas suas. Depois conto o resultado.

Beijos.

Andreia disse...

Ana até o ano passado também me considerava viciada em chocolate, mas mudei minha alimentação, em consequência a vontade por chocolate foi embora. Também pelo fato de gostar muito do amargo, os outros acabam ficando muito doces e chocolate amargo que é bom, um pedacinho já nos contenta. Pelo menos comigo foi assim. Agora, você falou uma coisa interessante, nunca tinha pensado que por ver o chocolate como ingrediente e não como sobremesa, comemos menos. Aqui compramos barras enormes e muito raramente eles vão para os nossos estômagos sem antes virarem um doce gostoso, realmente são meros ingredientes e não mais o prato principal. Bjos

Jun.~ disse...

Páscoa é uma desgraça, mas esse ano ganhei só dois ovos, um deles o Kinder Ovo (coisa de criança?) que eu adoro.

Um dia eu tento provar escarola. Ainda não tomei coragem (aka "não tive tempo") pra ir ao supermercado comprar.

Abraços,

Junji.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails