domingo, 3 de agosto de 2008

PADARIA DE DOMINGO 16: repeteco do pan de mie

Sim, sim, a falta de inspiração bateu, o pedido do marido foi mais forte, e essa é, portanto, uma semana de repeteco. Pão de forma de novo. Pan de mie, de Bertinet, para ser mais precisa. A receita eu já dei por aqui, mas a diferença crucial desta vez foi ter acrescentado à mistura 10g de sal marinho, omitido na receita do livro por algum inexplicável motivo (eu culpo o estagiário de direção de arte a quem incumbiram de revisar as provas da gráfica).

Este pãozinho de forma de casca mais firme entrou na lista dos "faça sempre" que meu marido mantém na cabeça sempre que pergunto que tipo de pão ele gostaria de comer. Como eles são pequenos, faço dois, e mantenho-os muito bem fechados em sacos plásticos durante a semana em que são consumidos.

6 comentários:

Andreia T. Farias Britez disse...

Lá vou eu e minha santa ignorância: deixar o pão dentro de sacos plásticos mantém sua consistência? Por que a padaria de domingo da minha casa me dá pães gostosos no domingo e ... só no domingo!!! Na segunda ele já tem que virar torrada!! (suspiro...) Beijão!

Ana Elisa disse...

Andréia,
o inimigo do pãozinho fresco é o ar em volta. O pão vai perdendo umidade para o ar e secando. Deixando-o bem fechadinho (como pão de forma industrializado), sua umidade não tem para onde ir. Claro que, depois de uma semana, é mais provável que o pão mofe. Então fique atenta, não deixe passar de uma semana, pois pão caseiro não tem conservantes... :)

Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Coisa boa assim a gente repete mil vezes, mesmo. :)

Karen disse...

Ana, qual a diferença desse pão para o "pão de forma perfeito"? Tipo assim o seu "pão de forma perfeito" (e o meu tb, :)) fica muito parecido com o pão de forma industrializado, mas obviamente muito mais gostoso. Digo isso pq meu marido adora pão de forma e duvidou quando eu disse que ia fazer um melhor que o do mercado. Bem ele acabou concordando. Vc acha que esse é melhor?
Bjusss

Ana Elisa disse...

Patrícia,
é, se vc já fez esse, sabe do que estou falando! ;)

Karen,
a diferença é que eles são... diferentes. O outro pão de forma tem a casca mais fininha, como o industrializado. E esse é mais compacto e tem a casca mais firme, como se fosse um meio termo entre casca de pão de forma e casca de pão francês. Os dois valem a pena. É que o outro eu não faço há muito tempo, e quando perguntei ao marido o que ele queria, ele disse "aquele quadradinho".

Beijos.

paty disse...

você a super moça do pão deve ter uma mega receita boa de pain de épices, pois uma vez comi um na serra da boicaina inigualavel e nem os melhores padeiros que conheço conseguiram reproduzir um tão bom, minha ultimas esperança é você!
beijos
Patricia

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails