
Há dois anos atrás resolvi começar a escrever sobre comida para meus amigos e quem mais caísse por aqui de pára-quedas. Marcara na agenda a data e desde o início de agosto eu tinha planos para um belo bolo de camadas para comemorar o aniversário do blog. Não contava, no entanto, com o advento da dieta. Esta que anda me enlouquecendo por me proibir de preparar e comer doces.
Tenho sido uma boa menina, quero deixar isso claro. Melhor, tenho sido uma paciente exemplar. Tanto, que, num momento meigo, quando o marido comentou que meus olhos estavam com um tom esverdeado bonito, pensei comigo mesma: "são os legumes".
Com minha irmã (que faz aniversário também essa semana) pedindo para que eu fizesse seu bolo, tentei manter a cabeça no lugar e deixar meu "pedaço de doce permitido da semana" para o dia da festa. No entanto, o alien que habita meu estômago ganhou como forte aliado o grilo estridente em meu cérebro, que gritava exasperado que eu já deixara passar em branco o 1º aniversário do La Cucinetta.
Está bem, está bem. Vejam o que não faço por vocês. Maculei minha até então incólume dieta em nome de um post de aniversário mais ou menos decente. Apanhei uma receita do livro da Ghirardelli, adaptei o quanto pude para produzir um único bolinho de tamanho próprio para alguém que quer emagrecer um pouco, troquei alguns ingredientes e tchananans: ele não tem mais manteiga do que você passaria no pãozinho de manhã cedo, não tem quase nada de farinha, contribuindo com sua textura interna cremosa, e leva meu permitido chocolate a 70% de cacau, aromatizado com menta, combinando maravilhosamente com as framboesas surpreendentemente doces. Furei a dieta mas valeu cada colherada...
[E o melhor de tudo é o alívio incrível por ter gasto vinte minutos de meu tempo preparando um doce, ao invés de sonhando com ele... ]


BOLINHO CREMOSO DE CHOCOLATE-MENTA
(livremente adaptado do livro The Ghirardelli Chocolate Cookbook)
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
- 15g de manteiga sem sal, e mais para untar
- 30g de chocolate amargo 70% de cacau aromatizado com menta
- 1 ovo extra-grande
- 2 colh. (sopa) de açúcar baunilhado
- 1/4 colh. (sopa) de farinha de trigo
- framboesas
- Pré-aqueça o forno a 230ºC. Unte com manteiga um ramequin de 150ml.
- Derreta em banho-maria a manteiga e o chocolate. Enquanto isso, bata na batedeira o ovo e o açúcar por uns 10 minutos, até que esteja muito fofo e esbranquiçado.
- Desligue a batedeira e, com uma espátula, incorpore a mistura de chocolate. Junte a farinha e misture.
- Derrame no ramequin e leve ao forno por 10-15 minutos. O bolo inflará como um soufflé e será muito mole, tendo apenas uma fina casquinha mais ou menos firme. Retire do forno e deixe descansar por uns 5 minutos. Ele desinflará. Desenforme num prato de sobremesa e sirva com as framboesas.