quarta-feira, 30 de julho de 2008

Torta de maçã e muffins de milho, segundo requisições...

Depois das requisições, não podia deixar de colocar as receitas da torta de maçãs e dos muffins de milho.

MUFFINS DE MILHO
(ligeiramente adaptado do livro Baking - From My Home To Yours, de Dorie Greenspan)
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 12 muffins médios


Ingredientes:
  • 1 xíc. de farinha de trigo
  • 1 xíc. de farinha de milho fina orgânica
  • 6 colh. (sopa) de açúcar cristal orgânico claro
  • 2 1/2 colh. (chá) de fermento químico em pó
  • 1/4 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colh. (chá) de sal
  • 1 pitada de noz moscada ralada na hora
  • 2/3 xíc. de iogurte integral (de preferência caseiro)
  • 1/3 xíc. de leite integral
  • 3 colh. (sopa) de manteiga sem sal, derretida
  • 3 colh. (sopa) de azeite de oliva extra-virgem, frutado
  • 1 ovo extra-grande (orgânico)
  • 1 gema grande (de ovo orgânico)
  • 250-290g de milho em conserva (peso drenado)

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 205ºC. Unte e enfarinhe 12 formas de muffins, ou forre com forminhas de papel.
  2. Misture em uma tigela as duas farinhas, o açúcar, o fermento, bicarbonato, sal e noz-moscada. Em outra tigela, misture o ovo, a gema, o iogurte, o leite, azeite e manteiga derretida.
  3. Junte a segunda mistura à primeira, mexendo com um uma colher de pau apenas até que fique uniforme, sem se preocupar com pelotas.
  4. Incorpore o milho drenado, cuidadosamente, e divida a massa entre as formas, preenchendo 3/4 da capacidade.
  5. Leve ao forno por 15-18 minutos, até que estejam dourados, fofos e um palito saia limpo quando inserido em um deles. Deixe que esfriem por 5 minutos na forma antes de retirá-los.
Quanto à torta, convém observar alguns detalhes:
  1. a massa é exatamente a mesma de sempre, mas com acréscimo de açúcar, ainda que ele não seja totalmente necessário;
  2. sempre que faço massas para tortas cobertas, tendo a trabalhar com uma quantidade maiorde massa do que o necessário; isso porque é mais fácil fechar a torta se as partes de baixo e de cima têm sobras maiores nas laterais, e porque você não precisa abrir a massa tão fina caso o dia esteja muito quente e a manteiga comece a derreter na sua bancada; amasse novamente as aparas, envolva a bola de massa em filme plástico e use para sua próxima torta (suficiente para uma tarte pequena).
  3. se resolver usar maçãs mais ácidas, é interessante aumentar um pouco a quantidade de açúcar do recheio.
APPLE PIE MY WAY
(recheio livremente adaptado do livro Professional Baking)
Tempo de preparo: 2 horas

Rendimento: 1 torta de 23cm


Ingredientes:
(massa)
  • 300g de farinha de trigo
  • 200g de manteiga sem sal gelada em pedaços pequenos
  • 100g de água gelada
  • 1/2 colh. (chá) de sal
  • 1 colh. (sopa) de açúcar cristal orgânico claro
(recheio)
  • 5-6 maçãs Fuji grandes, fatiadas fino, com casca
  • 40g de manteiga sem sal
  • 190g de açúcar cristal orgânico claro
  • 4 colh. (sopa) de água fria
  • 30g de amido de milho
  • 2 colh. (chá) de suco de limão
  • 1 colh. (sopa) de pimenta-da-Jamaica em grãos
  • 1 gema de ovo (para pincelar)

Preparo:
  1. Misture a farinha e a manteiga gelada, esfregando com as pontas dos dedos até obter uma textura de farofa bem grossa. Dilua o sal e o açúcar na água gelada e junte à farofa, misturando com um garfo até que comece a formar uma massa. Sove ligeiramente, apenas o suficiente para que a massa forme uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
  2. Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque as maçãs fatiadas e 2/3 da manteiga em uma panela grande, e mexa em fogo médio até que a manteiga esteja derretida e recobrindo ligeiramente as maçãs. Junte metade do açúcar e mexa, até que as maçãs comecem a soltar seu suco. Cozinhe até que elas amaciem ligeiramente, 5-10 minutos.
  3. Dilua o amido de milho na água fria e junte às maçãs. Deixe levantar fervura e misture até que o líquido engrosse e fique brilhante.
  4. Retire do fogo. Junte o suco de limão, o restante da manteiga e do açúcar. Em um pilão, esmague os grãos de pimenta-da-jamaica até que virem pó. Junte às maçãs e misture bem. Deixe que o recheio esfrie completamente antes de prosseguir.
  5. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Divida a massa em duas partes. Abra a primeira parte com a ajuda de um rolo, sobre uma bancada enfarinhada. Forre o prato ou forma de torta, deixando uma boa sobra de massa pender nas laterais (uns 5cm). Faça furos com um garfo no fundo da massa.
  6. Despeje o recheio, espalhando-o de forma uniforme. Não deixe que o recheio pingue nas bordas da massa, ou será difícil selá-la. Abra a outra parte de massa e cubra a torta. Com os dedos, aperte bem as laterais das massas, para uni-las e não ocorrer vazamentos. Apare as bordas com uma faca ou pressionando as mãos contra a forma. Com uma faca afiada, faça furos pequenos na massa, para que o vapor escape.
  7. Bata a gema com um pouquinho de água em uma tigelinha e pincele a mistura sobre a torta. Leve ao forno por 30 minutos ou até que a torta esteja dourada. Sirva quente, com sorvete, ou fria, sem acompanhamento.

9 comentários:

caosnacozinha disse...

Esse livro da Dorie vem comigo em Setembro dos Estados Unidos. Estou doida para comprar!

Beijo *
Mariana

Michelle Müller disse...

Báh guria salvou meu dia! Ontem sonhei com estes muffins!! Vou fazer hoje, nem vou esperar o fim de semana! rsrsr Obrigada por atender aos apelos!
Ah! Fiz os mini-muffins de limão-cravo com sementes de papoula e vou te dizer hein?! Não sei como sobrevivi tanto tempo sem eles rsrsr.. pena que na verdade fiz muffins porque não tenho as forminhas mini, mas estavam de comer rezando de tão bons!
estrelinhas coloridas pra ti...

Nora disse...

Obrigada! Fim de semana promete.
Abraços

Dani disse...

Oi, Ana!

Adorei as receitas, tanto que o muffin de milho vai ser a estrela do café da manhã do final de semana, por maioria de votos :)

Será que vc pode me ajudar com uma dúvida? Quanto vcs do sudeste estão pagando pelas favas de baunilha? Aqui no mercado público de Porto Alegre em uma banca achei por 18 reais 2 favas e na banca ao lado 11 reais por fava. É o preço ou estão "inflacionando"?

Ana Elisa disse...

Mariana,
tenho gostado muito do livro. No começo não sabia se tinha feito uma boa compra, pois há tipo 10 receitas de torta de maçã, 10 receitas de brownies, e um monte de receitas clássicas que já tenho em outros livros. Mas dá prá ver que elas foram feitas com muito cuidado: tudo o que fiz até agora ficou perfeito!

Michelle,
que maravilha você ter gostado dos muffins de limão! Fico tão contente quando gostam de receitas minhas! Aqueles fizeram muito sucesso por aqui também. Os de milho também ficaram ótimos: só tome cuidado, mantenha-os em recipiente fechado por não mais que três dias, pois eles começam a ficar rançosos (por conta dos grãos de milho).

Nora,
depois me conte o que fez e se deu certo!

Dani,
Putz, por aqui é isso mesmo. 20 pilas por 2 favas. Costumo comprar as que vêm em tupo de ensaio, da Bombay, que têm um aroma excepcional. Já comprei por 5 reais cada na Veado D´Ouro, no centro, mas como metrô está uma fortuna, acaba dando na mesma. E as deles são guardadas em saquinhos abertos, ficam ressecadas e perdem muito do aroma. O melhor conselho que te dou é comprar e usar sem dó, principalmente em cremes em que a baunilha é a estrela. Deixe que seque e tenha sempre um pote com 1kg de açúcar com todas as favas usadas. Em receitas menos nobres, que não vale a pena usar a fava, eu substituo parte ou todo o açúcar pelo açúcar baunilhado. Como ele carrega junto várias sementinhas, o gosto e o cheiro fica de matar, mesmo sem usar a fava, e melhor que a essência artificial.
Ok?

Beijos!

Karen disse...

Oii Ana,
Fiz a torta de maçã.... ficou super ultra gostosa. hehehe.. até desencanei do bolo de laranja. Tb fiz o "pão de forma perfeito", não poderia ter outro nome. Meu marido que sempre tira a casca do pão, comeu com casca e tudo. Enfim hj vou dormir satisfeita, obrigada pelas receitas.
Bjus

Dea disse...

Oi!

Adorei teu blog e estou doidaaa pra testar as receitinha!!!

Não entendi uma coisinha nos muffins de milho, vc me tira essa dúvidas?

O milho drenado é sem a água, certo? Só que você não diz se é pra fazer uma pastinha, amassa, moer, o que seja. É pra colocar os grãos de milho inteiros?

Parece ótimo, e vou fazer logo depois que souber esse detalhezinho (depois te conto como ficou).

Parabéns e um beijo.

P.S.: a torta também parece deliciosa!

fernandopolis disse...

ADOREI A RECEITA, MAS FIQUEI EM DUVIDA SOBRE UM INGREDIENTE.... NA RECEITA ESTA 100 GR DE AGUA ? ESTA CERTO ???
BEIJO

Tatoo disse...

Oi Ana olha o que eu achei:
http://lista.mercadolivre.com.br/Baunilha-em-Fava

comprei algumas para testar.

bjo gde,

Tatoo

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails