segunda-feira, 7 de julho de 2008

Muffins de corrida 3: limão-cravo e papoula piquininhos

Promessa é dívida, e mais uma vez eu prometera levar quitutes ao café-da-manhã da corrida. Achei que seria uma ótima oportunidade para, além de engordar todo mundo que está tentando emagrecer [insira uma risada maligna aqui], estrear minha forma de mini-muffins trazida da Califórnia.

Durante a viagem perguntei-me diversas vezes se realmente precisava de uma forma de mini-muffins. Afinal, muffins são muito versáteis, e o que se assa em tamanho mini pode ser assado em tamanho médio, grande e (nunca tentei) até mesmo em forma de bolo inglês. O que me fez enfiar a forma na mala foi a lembrança do preço que a Tramontina cobra por uma dessas aqui no Brasil.

Decidi usá-la hoje ao invés da forma antiga porque há pessoas que correm comigo que, ao contrário de mim, têm força de vontade e capacidade de auto-restrição. E, acredito, assustadas com o tamanho dos muffins tradicionais, acabam não experimentando nada. Quem sabe se com muffins tamanho miniatura eles não se arriscam um pouquinho? Hein? Hein?

Assim que tirei os bolinhos ainda quentes de seus mini-buraquinhos, entendi o motivo de se ter uma forma de mini-muffins: eles são tão piquititicozinhos, que foi fisicamente impossível conter um afetado "oooooooooooooh" quando os vi uns ao lado dos outros, fofinhos, aromáticos, de bundinhas douradas e faces sardentas de pontículos pretos. Abri um deles para experimentar, e ele era amarelo-forte, incrivelmente macio e aerado, e, principalmente, perfumadíssimo de limão-cravo, deixando entrever ainda em seu miolo algumas minúsculas raspas da casca cor-de-abóbora do limão.


MINI-MUFFINS DE LIMÃO-CRAVO E SEMENTES DE PAPOULA
Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 16-20 mini-muffins, dependendo do tamanho das forminhas


Ingredientes:
  • 3/4 xíc. + 2 colh. (sopa) cheias de farinha de trigo
  • 1/2 colh. (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • casca ralada de 1 limão-cravo
  • 1/4 xíc. + 1 colh. (sopa) de suco de limão-cravo
  • 1/3 de açúcar cristal orgânico claro
  • 1/4 xíc. de leite integral
  • 1 ovo
  • 4 colh. (sopa) de manteiga sem sal derretida
  • 1/2 colh. (chá) de sementes de papoula
  • 2 colh. (sopa) de açúcar de confeiteiro

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe as formas de mini-muffin ou de empadinhas.
  2. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o sal, a casca de limão e as sementes de papoula. Em outra, misture a manteiga derretida, o ovo, o leite, o açúcar cristal, 1/4 de xíc. de suco de limão e misture bem até ficar homogêneo.
  3. Junte uma mistura à outra e mexa apenas até que fique homogêneo, sem se importar com pelotas. Distribua entre as formas, preenchendo 3/4 de sua capacidade e leve ao forno por 15 minutos, até que um palito saia limpo quando inserido em um deles e as bordas estejam ligeiramente douradas.
  4. Deixe esfriar na forma por 5 minutos antes de retirá-los e colocá-los em uma grade. Misture o resto do suco de limão ao açúcar de confeiteiro, fazendo uma pastinha, e espalhe-a sobre os muffins.
[UPDATE: Adoro voltar para casa com tupperware vazio...! :D ]

9 comentários:

Michel disse...

Estão lindos!

Marcia H disse...

adoro muffins, e como meu problema é emagrecer d+ posso devorá-los
vou fazer essa receita
muffins sao tao fáceis, né, e tao gostosos
bj

Flávia J. F. Solís disse...

Vc encontra limão-cravo pra comprar? Fiquei anos desejando um suco deles, até que nasceu um pé no fundo de restaurante da minha mãe.

risonha disse...

adorei o "bundinha dourada e face sardenta"... lol
os muffins ficaram mesmo amorosos.

clau disse...

...para os seus amigos corredores com auto restiçao,ok!
Mas no meu caso, que sou gulosa, os comeria como pipoca!
Para depois repetir todo o giro da corrida, de novo. O que, alias, é uma coisa que sempre faço, tentando compensar a mancanza de força de vontade...
E se esta chovendo, nevando ou minha cachorra esta no cio, pulo corda, mm.
Belos muffins!
Bjs!

Ana Elisa disse...

Michel,
e ficaram gostosos tbm!

Marcia,
Esse é meu problema: são fáceis de fazer e fáceis de comer. E, portanto, fácil de engordar.

Flávia,
Eles vêm na cesta orgânica que eu peço em casa. Eles costumam vir muito feinhos, mas cheinhos de suco. De vez em nunca encontro no supermercado.

Risonha,
Heheheh... metáforas bizarras...

Calu,
é, o pessoal gosta que eu leve quitutes mas fica me xingando. Mal sabem eles que essa é a minha técnica para não engordar (mais): cozinhar o que eu quiser, mas sair distribuindo...
:)

beijos

Renata disse...

Querida, fiz os bolinhos na forma normal de muffins e ao invés de limão-cravo, fiz com limão siciliano. Ficaram deliciosos e fizeram muito sucesso. Suas receitas são incríveis. Obrigada e beijos.

Renata disse...

Ana, como vc faz para conseguir uma pastinha com apenas 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para 1 de suci de limão, acho que tive que colocar umas 6, será que é o açucar que estou usando, e ainda sim grossinho, mas não chega a ser uma pasta. Alguma sugestão?
Obrigada Renata.

erica disse...

oi,
queria muito fazer esta receita, mas preciso saber onde encontrar semente de papoula...

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails