terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O que eu preciso fazer para conseguir bons figos nessa cidade??

Adorava figos quando criança. Assim como com morangos e alcachofras, esperava ansiosamente a temporada dos figos. Lembro-me de como eram estranhos a meus olhos infantis, suas sementinhas parecendo micro-insetinhos no meio de sua carne avermelhada, mas como eram também doces e deliciosos, e eu os comia inteiros, com casca e tudo, de uma vez, a promessa de sua doçura suplantando seu visual pouco apetitoso.

Hoje continuo maluca por figos, e passo todo o ano ignorando as caixinhas fora de época vendidas a altos preços nas gôndolas de supermercado, e espero, pacientemente, pelos plantados e colhidos no tempo certo. No entanto, assim como com tantas outras lembranças de infância, o sabor dos figos parece esmaecido. Vejo caixas de figos colhidos muito verdes em feiras e supermercados, e mesmo quando os compro muito maduros, quase passados, continuam rescendendo a água, em nada similares aos gostos de minha memória. O que eu preciso fazer para conseguir bons figos? Plantá-los eu mesma?

Minha última esperança é com os orgânicos, que não encontro nos mercados. Talvez a ausência de pesticidas traga de volta o gosto melífero de que me lembro. Mas para isso preciso esperar até quinta-feira, para fazer o pedido de figos, pêssegos (estou curiosa para prová-los, pois pêssegos costumam ser carregados de agrotóxicos), ameixas e physallis (na modinha) orgânicas. E recebê-los, só mesmo na terça-feira. Vixe! Mas terça é dia 25. Hum... terei de esperar mais, então. Bom.. Fazer o quê?! É melhor comer nada a comer fruta sem gosto.

6 comentários:

Elena sem H disse...

Concordo. Os morangos passam pelo mesmo processo. Lamentável...

Ana Elisa disse...

Esse ano comi os melhores morangos desde a minha infância, inacreditavelmente doces, vermelhos e maduros. E eram orgãnicos, de uma fazenda chamada Nata da Serra. Recomendo veementemente, pois mesmo dentre os orgânicos esses eram os melhores. Não tinha nenhum azedinho! Mesmo os esverdeados estavam perfeitos! Cheguei a pedir umas 5 caixas de uma vez na Caminhos da Roça!

Cynthia disse...

Na casa da minha mãe, a gente tinha um pessegueiro. Nunca conseguimos bons pêssegos nele, sempre aparecia um bicho, ou estragava fácil. O irônico é que as outras árvores frutíferas não tinham problemas, e produziam que era uma maravilha. Se conseguir pêssegos orgânicos, aproveite, pois o cultivo deles é uma aventura!

Tatoo disse...

Eu comi morangos excelentes esse ano. Comprado na feira. Orgânicos e enormes. Veio um imã de geladeira que depois coloco o contato aqui. Vou pegar em casa.

bjos,

Tatoo disse...

Encontrei ontem o feirante que me vendeu os morangos orgânicos em um evento de comida (Degusta Rio). Ele estava lá pelos seus produtos orgânicos.

bjos,

Tatoo disse...

Demorei mas não falhei. Segue o contato do feirante orgânico. Ele faz entrega a domicílio (apesar de nunca ter pedido).


Erickson - Tel.: 21-85041147

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails