terça-feira, 30 de outubro de 2007

Update na receita de frozen yogurt

A foto abaixo é da terceira tentativa de frozen. A primeira leva, seguindo à risca a receita do Perfect Scoop, ficou muito doce para nosso paladar acostumado ao frozen azedinho do América. A segunda leva foi feita pelo Allex, com iogurte mais firme e metade da quantidade de açúcar, mas, ainda que tivesse ficado saboroso, acabou por congelar firme demais, devido à pouca doçura. A terceira foi feita por mim ontem e é, definitivamente, campeã. O frozen é azedinho como gostamos, mas, como brinco com o Allex, perfeitamente "scoopable" (ou seja, macio, sem precisar derreter fora da geladeira antes de tirar colheradas redondas e fartas). Tudo graças ao meu amiguinho sal, que não permite que o sorvete congele totalmente! Já está anotada, então, nossa versão definitiva de frozen yogurt! E sim, antes que alguém note a quantidade de sorvete que já foi feita desde a chegada da máquina, digo que nesta casa moram dois viciados em sorvete: um que toma porções comedidas depois das refeições, estragando todas as recomendações ayurvédicas que sugerem o oposto, e o outro que se entope de sorvete com porções homéricas quando chega do trabalho (adivinhe quem é quem). De qualquer forma, 1 litro de sorvete por aqui não dura mais do que uns três dias. :)

FROZEN YOGURT DEFINITIVO
Rendimento: 1 litro

Ingredientes:
  • 800g de iogurte integral
  • 1/2 xíc. de açúcar orgânico claro
  • 1 colh. (sopa) de xarope de baunilha (opcional; é que o Allex comprou para colocar no café, depois de experimentar um pouco no Café Suplicy e ficou me enchendo prá colocar no sorvete)
  • 1 colh. (chá) de essência de baunilha
  • 2 pitadas de sal

Preparo:
Misture tudo até dissolver o açúcar, deixe gelando na geladeira por 1 hora, coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante. Deixe no freezer por 1 hora para terminar de firmar.

16 comentários:

Akemi disse...

Oi Ana! Adorei sua cozinha! Preciso voltar aqui com mais calma para ler os posts anteriores mas fiquei honrada do Pecado estar linkado aqui! Obrigada!
Sobre o prociutto, ele dá um sabor a mais ao ravioli mas sem ele também deve ficar bom. Experimente sim, é muito gostosa esta massa! Depois me conte o que achou! Bjs e parabéns pelo blog! ;-)

Alicepguimarães disse...

Oi Ana! Na verdade, entrei aqui por acaso quando procurava no google uma ilustração para um texto do meu Blog. Acabei dando uma olhada e, mesmo que o meu forte não seja cozinhar, adoro comer bem.
Eventualmente faço umas comidinha. Adoro as italianas.Por isso acho que estarei aqui algumas vezes, o seu Blog, tá uma graça! E para não perdê-la já coloquei um link do seu no meu.

Agora vem o pedido sem graça: Estou precisando de umas ilustrações para um texto de uma torta de maçã e de uma de limão, se vc quiser me conceder esta gentileza...

Em tempo: meu Blog não tem nada sobre culinária. Se quiser me dar o prazer de uma visita...
Abraços,

Paulo Colacino disse...

Muito bom seu blog! Cheguei até aqui procurando sobre frozen de yogurt e Hamilton Beach :)

Decidi compra a máquina! Descobri o frozen de yogurt através de uma loja aqui no Rio que fica na Visconde de Pirajá em Ipanema perto da Vinicius de Moraes. Visite com seu marido quando vir ao Rio. Chama-se Yogoberry! Eles tem 2 tipos > natural e chá verde. É um sabor diferente que pode tentar fazer :)

Em cima do Yogo vc pode por 1 ou 3 tipos toppings entre eles frutas picadinhas bem pequenas: amora, melão, abacaxi, kiwi, uva verde, manga, morango...

Muitooooooo bom!!!

;) fica ai a dica

Ah e vc que é ilustradora dá uma passada em uma revista digital que mantenho http://www.idealabs.tv/magazine/

Abraços

Paulo Ricardo

Julie disse...

ANA! Como fazer sem a sua milagrosa sorveteira???

Anônimo disse...

Oi, fiquei sem saber que máquina é essa? Tem sugestões de máquina de frozen yogurt? Obrigadíssima!

Marcio Morais disse...

Vim aqui por acaso, pelo google, procurar uma receita de frozen yogurt, que eu adoro e queria aprender a fazer. Não apenas consegui a receita como descobri que tu também é ilustradora, como eu, conhece o Montalvo e tudo o mais? Puxa. Me senti mais que em casa. Vou testar a receita e depois aviso. Grande abraço, Marcio Morais.

Delícias disse...

oi, Pelo visto amor a arte voce já tem e adora coisas novas. Minha sugestão para tornar a receita mais macia sem a adição de sal ( por exemplo na receita original 800g de iogurte e 150 g de açucar , a calda fica com um pac- poder anticongelante de 19,73, ou seja fica duro, para aumentar o pac voce pode adicionar mais 35g de glucose ) ou ainda se voce quiser mander o mesmo poder edulcorante(adoçante) voce pode usar 140 g de açucar e 20 g de dextrose- a dextrose pode ser substituida por mel, mas altera um pouco o paladar

blog.maquinadepao disse...

OI, fiz essa receita na minha nova sorveteira, é Hamilton Beach também, más é do modelo preto, bom minha dúvida é a seguinte, de sabor ficou ótimo, e realmente nem precisei tirar antes do freezer para servir, mas ficou meio esfarelando, como se fosse uma raspadinha, não sei porque, gostaria que tivesse ficado um pouco cremoso, só um pouco, como fazer? o seu tb ficou assim?

Ana E.G. Granziera disse...

"Blog Máquina de Pão",
sei bem do que está falando. Como os teores de gordura e porcentagem de água tanto em diferentes marcas de iogurtes comerciais como nos caseiros pode variar um bocado, o resultado do frozen também vai variar de pessoa para pessoa. O ideal é usar um iogurte bem gordo e o mais natural possível, sem gomas e amidos e afins, no caso dos comerciais. Se essa já era uma preocupação sua, talvez a mistura não estivesse gelada o bastante. Mesmo que o iogurte estivesse na geladeira, aprendi que o ideal é deixar a mistura na geladeira (meu lugar favorito é o cold room, aquela gaveta logo abaixo do freezer) por 4 horas ou durante a noite. Assim, quando for para a sorveteira, os cristais de gelo serão menores e o sorvete será mais cremoso. Se mesmo assim não rolou, incentivo você a mexer na receita para adaptá-la ao tipo de iogurte que está usando, lembrando que açúcar e sal sempre ajudam a manter o sorvete cremoso pois impedem a formação dos cristais de gelo. Vi uma receita interessante que pretendo testar em breve que acrescentava creme de leite fresco ao iogurte para garantir um frozen bem cremoso. É uma alternativa também. :)

Bjs

Maurício (Blog Máquina de Pão) disse...

Finalmente acertei, ficou perfeito, fiz assim, usei 5 potinhos de iogurte integral consistencia firme, vigor e batavo, são quase iguais, deixei dessorando em uma peneira bem fininha de um dia para o outro, adicionei a mesma medida do copinho de açúcar e outra de creme de leite UHT Batavo, suco de meio limão e 1 colher de chá de essencia de baunilha, e o sal claro, 2 pitadinhas, bati no liquidificador e depejei na sorveteira, o resultado foi magnífico...faça e comprove! Abraços!

tammy disse...

adorei a receita, mas tem como fazer sem a máquina? fazer como receita de sorvete normal, pra deixar em bolas depois?
obrigada.

DD disse...

Oi Ana! Achei seu blog procurando receita de yogoberry no google...adorei!!!
Mas esse iogurte integral é em pó ou já pronto? E onde acho por favor? Moro no Rio e não estou achando.
Ah, e se não for pedir muito, onde posso achar o xarope de baunilha por favor?
Obrigada e abs.
Adriana.

Laur@ disse...

Olá Ana!!
Comprei aquela máquina de fazer Sorvete a Cuisinart ICE-30BC e hoje fiz Frozen Diet, mas ficou horrivellll.
Voltei ao Google e achei vc, vou tentar fazer para meus filhos.
Será que vc não testou nenhum Frozen mais Light...risos... vou seguir seu blog ta?
Beijinhos e um lindo final de semana!!

Carolina Lube (carolinalube@gmail.com disse...

Já havia tentado diversas vezes fazer frozen de yogurt e n consegui acertar! mas essa receita é simplesmente divina. Simples e muito parecida com a original (segundo meu marido chega a ser melhor que a da yogg)!
Depois do seu site a nossa máquina de sorvete passou a trabalhar muito mais!
Vc viu o livro que foi lançado aqui no Brasil de Sorvetes (usando a máquina)? Comprei, n tem nada de extraordinário,mas tem um boa variedade.

cássia disse...

Olá, gostaria de saber como preparar sem o uso da máquina de sorvete?

Patricia Luck disse...

Oi Ana
Faço dois litros de iogurte caseiro por semana aqui em casa, as crianças adoram e marido leva até pro trabalho (com um potinho de granola pra misturar na hora).
Mas às vezes eles enjoam, e aí pra não jogar fora, transformo o iogurte nesse frozen e sirvo com uma colherada de geléia...sobremesa deliciosa e saudável.
A mãe do melhor amigo do meu filho (que é diabético) já me pediu essa receita, pois leva pouco açúcar e o iogurte natural é importantíssimo na dieta dele.
Obrigada!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails