sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Panna Cotta! Finalmente, Panna Cotta!

A primeira vez em que comi panna cotta (que em italiano quer dizer "creme cozido") foi em Roma, na Trattoria Cadorna, da qual falei há alguns posts... Era uma sobremesa tão delicada, macia, doce na medida certa, que me conquistou imediatamente. Mas foi em Riva del Garda, uma cidadezinha no Lago de Garda, no Veneto, que minha apreciação pelo pudinzinho de leite virou total obsessão. A panna cotta era branca e imaculada, macia como nenhum pudim de leite, com perfume de baunilha real, em fava, e com a calda mais espessa, mais rubi, mais doce e ao mesmo tempo azedinha, feita com frutti di bosco, as "frutos do bosque": uma miríade de groselhas, framboesas, amoras, mirtilos, todos fresquíssimos e explodindo de maduros, repletos de aroma e sabor.

Eu me tornei tamanha aficionada, que alguns amigos do Allex começaram a fazer graça de mim, dizendo que panna cotta também era sua sobremesa favorita, mesmo sem nunca a terem provado. Afinal, eu falava tanto da maledetta, que só podia ser mesmo o melhor doce do mundo. : P

Desde então venho tentando replicar aquela gostosura sem sucesso. As receitas que tinha da sobremesa eram confusas na tradução, apesar de ser o doce mais simples do mundo, e quase sempre indicavam o creme de leite errado ou uma quantidade equivocada de gelatina, resultando num tijolo amarelado de soro ou numa papa branca que não firmava nunca. Até encontrar uma receita num livro sobre a Toscana, escrito em português de Portugal, que pedia por "natas espessas com mais de 45% de gordura". A-há! Fiquei encasquetada, pois aqui no Brasil, a não ser no sul (e agora no Santa Luzia) onde se compra nata no supermercado, só temos acesso a creme de leite pasteurizado, que não tem mais de 35% de gordura. Entristeci-me, acreditando que nunca faria minha panna cotta.

Foi quando comecei a ver pipocar em blogs e portais de culinária receitas de panna cotta, com fotos lindíssimas, que usavam o creme de leite a 35% numa boa. Será? Será que eu havia me precipitado ao desistir da panna cotta?? Foi por isso que ontem, com um potinho de creme de leite fresco perigosamente perto da data de vencimento, resolvi tentar produzi-la com uma receita do Professional Baking. Tchanans! E não é que deu certo?

O único porém foi que eu coloquei os potinhos na geladeira enquanto ainda estavam muito quentes, o que resultou (acredito que esse seja o motivo) na separação do creme em 2 camadas. Não afetou em nada o sabor quando se pega as duas camadas em uma colherada só, mas com certeza afetou a aparência. Com uma calda de caramelo por cima é fácil esquecer do defeitinho. Delícia!

PANNA COTTA
Tempo de preparo: 15 minutos + algumas horas na geladeira
Rendimento: 6 potinhos de 90ml


Ingredientes:
  • 300g de creme de leite fresco
  • 300g de leite integral
  • 125g de açúcar
  • 5-7g de gelatina em pó (a quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser)
  • 1 colh. (chá) de essência de baunilha
Preparo:
  1. Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina.
  2. Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina). Deixe que ela absorva toda a água.
  3. Desligue o fogo, jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha.
  4. Distribua entre as forminhas, deixe esfriar e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, passe uma faquinha pelas laterais e desenforme, cobrindo com calda de caramelo, chocolate ou frutas vermelhas.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails