sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Panna Cotta! Finalmente, Panna Cotta!

A primeira vez em que comi panna cotta (que em italiano quer dizer "creme cozido") foi em Roma, na Trattoria Cadorna, da qual falei há alguns posts... Era uma sobremesa tão delicada, macia, doce na medida certa, que me conquistou imediatamente. Mas foi em Riva del Garda, uma cidadezinha no Lago de Garda, no Veneto, que minha apreciação pelo pudinzinho de leite virou total obsessão. A panna cotta era branca e imaculada, macia como nenhum pudim de leite, com perfume de baunilha real, em fava, e com a calda mais espessa, mais rubi, mais doce e ao mesmo tempo azedinha, feita com frutti di bosco, as "frutos do bosque": uma miríade de groselhas, framboesas, amoras, mirtilos, todos fresquíssimos e explodindo de maduros, repletos de aroma e sabor.

Eu me tornei tamanha aficionada, que alguns amigos do Allex começaram a fazer graça de mim, dizendo que panna cotta também era sua sobremesa favorita, mesmo sem nunca a terem provado. Afinal, eu falava tanto da maledetta, que só podia ser mesmo o melhor doce do mundo. : P

Desde então venho tentando replicar aquela gostosura sem sucesso. As receitas que tinha da sobremesa eram confusas na tradução, apesar de ser o doce mais simples do mundo, e quase sempre indicavam o creme de leite errado ou uma quantidade equivocada de gelatina, resultando num tijolo amarelado de soro ou numa papa branca que não firmava nunca. Até encontrar uma receita num livro sobre a Toscana, escrito em português de Portugal, que pedia por "natas espessas com mais de 45% de gordura". A-há! Fiquei encasquetada, pois aqui no Brasil, a não ser no sul (e agora no Santa Luzia) onde se compra nata no supermercado, só temos acesso a creme de leite pasteurizado, que não tem mais de 35% de gordura. Entristeci-me, acreditando que nunca faria minha panna cotta.

Foi quando comecei a ver pipocar em blogs e portais de culinária receitas de panna cotta, com fotos lindíssimas, que usavam o creme de leite a 35% numa boa. Será? Será que eu havia me precipitado ao desistir da panna cotta?? Foi por isso que ontem, com um potinho de creme de leite fresco perigosamente perto da data de vencimento, resolvi tentar produzi-la com uma receita do Professional Baking. Tchanans! E não é que deu certo?

O único porém foi que eu coloquei os potinhos na geladeira enquanto ainda estavam muito quentes, o que resultou (acredito que esse seja o motivo) na separação do creme em 2 camadas. Não afetou em nada o sabor quando se pega as duas camadas em uma colherada só, mas com certeza afetou a aparência. Com uma calda de caramelo por cima é fácil esquecer do defeitinho. Delícia!

PANNA COTTA
Tempo de preparo: 15 minutos + algumas horas na geladeira
Rendimento: 6 potinhos de 90ml


Ingredientes:
  • 300g de creme de leite fresco
  • 300g de leite integral
  • 125g de açúcar
  • 5-7g de gelatina em pó (a quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser)
  • 1 colh. (chá) de essência de baunilha
Preparo:
  1. Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina.
  2. Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina). Deixe que ela absorva toda a água.
  3. Desligue o fogo, jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha.
  4. Distribua entre as forminhas, deixe esfriar e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, passe uma faquinha pelas laterais e desenforme, cobrindo com calda de caramelo, chocolate ou frutas vermelhas.

18 comentários:

Agdah disse...

Eu acredito piamente que todas as receitas são adaptáveis. Seja lá o que for, pode não ficar igüal, mas chega perto.

Flávia J. F. Solís disse...

No mesmo dia que você postou sua receita de Panna Cotta eu comi um com a mesma calda de caramelo (só que não fui eu quem fiz). Também adoro esse docinho, mas quando é feito com calda de caramelo muito forte lembra o nosso Pudim de Leite Condensado - o que não chega a ser um problema!, por causa do gosto de açúcar queimado que predomina. Hmm, eu adoro!

Cinthia Ferracuti - Bolzano, Italia disse...

O futuro dos designers eh abrir um restaurante. Ha 10 anos na frente do computador e a 3 na do fogao, tambem adoro cozinhar - pra mim e pra todo mundo que goste de comer!:-P

Jaqueline disse...

Se vc substituir o creme de leite por mascarpone ficara igual a panna cotta que eles fazem na regiao de Piemonte na Italia.

mayra disse...

Nossa, nunca ouvi falar em Panna Cotta com calda de caramelo.
Aqui onde moro a gente come com calda de frutas vermelhas. E com muito morango, framboesa e blueberry por cima. Hmmmmmm! Muito bom!
Vou tentar fazer essa sua receitinha. :)

Carla disse...

Panna Cotta é tudo de ÓTIMO!!!!

Fiz duas vezes essa semana,tenho uma receita maravilhosa,vou compartilhar com vocês.É bem simples de fazer =)

Panna Cotta com coulins de frutas vermelhas.

Panna cotta:
500ml de creme de leite fresco
500g de creme de leite fresco
250g de chocolate branco derretido em banho-maria
01 envelope de gelatina sem sabor dissolvido em água quente

Coulins de frutas vermelhas:

500g de frutas vermelhas;morango,amora,framboesa...eu faço com amora congelada e morango,250g de cada.
60g de açucar dissolvido em 30ml de água quente.
30ml de suco de limão.

Modo de preparo:
Panna cotta->Numa panela, misture o creme de leite com o cream cheese e leve ao fogo baixo,vá mexendo com o fouet até ficar uma pasta lisa.Quando começar a ferver,desligue e acrescente o chocolate branco derretido,mexa bem com o fouet novamente.Por último adicione a gelatina sem sabor.
A montagem fica a critério de cada um,tanto pode colocar em forminhas pequenas de pudim,quando naquela grande tamanho familia.Para facilitar na hora de desenformar,une com um pouco de água e óleo,não altera em nada o sabor.
Feito isso leve no congelador por aproximadamente 2h,ou até ficar bem firme,depois deixe na geladeira.

Coulins de frutas vermelhas->Bata as frutas no liquidificador até triturá-las bem,em seguida adicionar a calda de açucar bater mais um pouco ,só para misturar.
Passe no chinois,acrescente o suco de limão.Leve a geladeira,e regue a panna cotta quando for servir.

Espero que gostem.Beijão

Sueli (Espanha) disse...

PANNA COTTA é tudo de bom!!! é a melhor sobremesa que alguém pode desejar!!! he he he é começar a comer e nao parar!!!!hummm

Grazi disse...

Provei essa receita de panna cotta e realmente é ótima. Mas no meu também deu a diferença das duas camadas e não foi por causa da temperatura, foi por causa da gelatina. Comentei isso com um tio meu, que é chef de cozinha e ja fez diversos cursos na Toscana, e ele disse que a gelatina pode ser substituída por uma gema de ovo passada na peneira para não dar aquele cheiro desagradável de ovo. Ele falou que o efeito é o mesmo da gelatina e que não dá essa diferença de camadas. O unico problema é que ainda não exerimentei fazer desse jeito, mas quando provar eu aviso por aqui se tive sucesso ou não.

Silvana Nunes .'. disse...

500g de creme de leite fresco/natas frescas
500g de iogurte grego natural
1 pacote de Pó para Maria-Mole sabor coco
100ml de leite de coco
3 col. (sopa) de açúcar

Em uma panela, leve ao fogo para ferver o creme de leite/natas. Assim que levantar fervura, junte o pó para Maria-Mole e mexa bem até estar dissolvido. Junte o açúcar e misture bem até dissolver. Desligue o fogo e junte o leite de coco. Misture bem.
Deixe descansar por uns 10 minutos e então junte o iogurte grego. Misture bem, coloque em taças ou forma, como preferir, e deixe esfriar. Assim que estiver frio, leve ao frigorífico até ficar firme.
Essa foi a receita que me deram.
Não sei o que é iogurte grego e nem onde achar o tais natas frescas e nem a quantidade.

Silvana Nunes .'. disse...

Bom dia.
Estou atrás desta receita. Vou tentar fazer desse jeito mesmo.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom dia para você.

Ana Carolina disse...

Olá, tudo bem?
Me chamo Ana Carolina, e estou fazendo um trabalho da faculdade de gastronomia sobre alguns pratos típicos da itália, preciso saber de onde se originaram, de que parte da itália são. Será que vc pode me dar uma maozinha?
Pode entrar em contato comigo por email: anacarolinamsm@hotmail.com
Te agradeço.

idi disse...

hoje vou fazer essa panna cotta!! achei creme de leite fresco, com 49% de gordura, a R$ 1.99... preço inversamente proporcional à quantidade de gordura!! perfeito.

Renata disse...

Ola Anna...
Tentei fazer a receita de Panna Cotta e a minha tbm separou.... o pior foi que eu deixei esfriar completamente antes de por na geladeira!!! Não sei o que pode ter acontecido... se vc ja tiver tentado de novo e tiver dado certo, por favor me conte o que fez de diferente.
Bjs... Renata

Ana Luiza disse...

A minha separou também. Ficou uma camada fininha amarela da gordura do creme de leite na parte superior. Simplesmente tirei com a colher e desenformei. Há uns meses atrás fiz a receita da Valentina de Panna Cotta com Lavanda e Framboesa - que também leva gelatina - e ficou bem homogenea. Estranho, nao? Pq será que separou? Ah, eu deixei esfriar antes de por na geladeira..

Sâmia disse...

Oi Anna,

Encontrei sua receita quanbdo procurava uma panna cotta veramente italiana para o Ano Novo.

Adorei!!!

Inclusive, coloquei a descrição lá no meu blog e mencionei, obviamente, de onde veio minha inspiração: do La Cucinetta!

http://devaneiosafrancesa.wordpress.com

Bjs,

Glacy disse...

Olá,Vc já experimentou usar ágar agar.Para a sua receita é necessário de 3 a 4g. Eu fiz uma com 300g de creme de leite, 120ml de leite de côco e mais a mesma medida de leite e 4 g de ágar agar, baunilha e açúcar a gosto.Aquece e quando estiver quase fervendo acrescenta o ágar agar dissolvido em um pouco de água. Mexe por uns 2 minutos.Ficou bem parecida com uma que eu comi em um restaurante em Hyères e que adorei!

Daniela de Paula disse...

Uau! Fiz e adorei! Separou um pouquinho também, mas sem sequelas..
http://www.assimouassado.com/2012/11/panna-cotta.html

Rogério disse...

Olá a todos(as) pannacotenses

A minha também separou sendo que uma das camadas ficou fina (a superior quando desenformada). Alguém já fez com gelatina em folha? Servi com coulis de framboesa como aqui http://www.saboresdecanela.com/2010/09/panna-cotta-com-coulis-de-framboesa.html

Apesar das camadas separadas o sabor ficou ótimo. Colocarei um pouquinho menos açúcar da próxima vez.

Abraços de sálvia.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails