domingo, 23 de setembro de 2007

Pão de milho da mãe da Lelê

Encontrei essa receita da mãe de uma amiga em um caderno antigo. Lembro-me de quando passei a tarde em sua casa, comendo desse pão macio e perfumado. No entanto, acabei alterando a receita original para que produzisse apenas 1 pão ao invés de 2 e para que eu pudesse usar a farinha de milho orgânica sentada em minha despensa. Quando deram os 20 minutos de forno especificados na receita, o pão já estava dourado e exalando um delicioso perfume de milho. Allex, impaciente, saiu logo cortando um pedaço do pão quente, mas percebi que ele ainda estava um pouco cru por dentro. Não tem como, é muito difícil seguir temperaturas e temos baseado no forno dos outros. Bota o pão de volta na forma, retorna ao forno e fica mais quase 20 minutos, até que sai perfeito, macio e ligeiramente úmido. Minha maior preocupação com pães de milho é que a maior parte fica com sabor forte e textura seca, meio farelenta. Este não. Talvez seja o milho verde que faça toda a diferença. A receita original (para 2 pães) era toda duplicada a não ser pelos ovos, que eram 3; usava apenas farinha de trigo (1kg), e a medida do milho e do leite eram de 1 "lata" para cada um, razão pela qual preferi converter para xícaras. Era excelente do jeito que era, e vale a pena ser tentado também.

PÃO DE MILHO DA MÃE DA LELÊ (adaptado aos meus caprichos)
Rendimento: 1 pão de forma
Tempo de preparo: 30 minutos + 1h30 de fermentação + 40 min. de forno


Ingredientes:
  • 350g de farinha de trigo para pães ou orgânica
  • 150g de farinha de milho fina orgânica
  • 5g de fermento ativo seco instantâneo ou 15g de fermento fresco
  • 2 1/2 colh. (sopa) de açúcar orgânico claro
  • 1/2 xíc. de milho verde orgânico (100g)
  • 1/2 xíc. de leite integral morno
  • 1 ovo extra-grande orgânico
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 25g de manteiga
Preparo:
  1. Bater no liqüidificador todos os ingredientes menos as farinhas (em temperatura ambiente, a não ser pelo leite, que deve estar morno). Enquanto isso, misture as duas farinhas em uma tigela grande.
  2. Despeje sobre elas a massa do liqüidificador. Misture com uma colher ou espátula, até que você consiga sová-la com as mãos.
  3. Polvilhe uma superfície com farinha de milho e sove nela a massa por cerca de 10 minutos. Se estiver muito seca, vá acrescentando água ou leite (1 colher de sopa por vez, 3 no máximo) até que fique macia, desgrudando das mãos e absorvendo toda a farinha e pelotas da mesa. Forme uma bola bem lisa, coloque em uma tigela polvilhada de farinha de milho e cubra com um pano úmido. Deixe por 1 hora ou até que dobre de tamanho.
  4. Afunde a massa com o punho, puxando as laterais para o centro e forme uma bola de novo. Numa superfície enfarinhada, abra a massa como um retângulo e dobre-a 2 vezes, 1 aba sobre a outra. Amasse com os punhos e abra um retângulo na largura da forma, enrolando em seguida como um rocambole. Unte com manteiga e enfarinhe (com farinha de milho) a forma e coloque o pão. Cubra com um pano e deixe 30 minutos.
  5. Ligue o forno, enquanto isso, a 205ºC. Com um borrifador ou um pincel, umedeça a superfície do pão e as paredes do forno já quente. Leve o pão ao forno por cerca de 40 minutos, até que esteja bastante dourado e que faça um som bem oco ao bater-lhe os nós dos dedos em baixo (tire o pão da forma com luvas para testá-lo). Uma delícia quentinho assim, com bastante manteiga.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails