terça-feira, 4 de setembro de 2007

Mais um pão























Preciso começar a fazer pães integrais ou com farinhas diferentes. Mas como o objetivo era comer minha manteiga de amendoim com geléia, e eu tinha muita farinha branca orgânica, acabei me repetindo.

Para quem tem uma batedeira com gancho e uma balança, esse pão é feito com os pés nas costas. E ele é muito saboroso. O ideal é usar leite em pó desnatado, como está na receita, mas como eu não tinha, substituí uns 75ml de água por leite integral.

PÃO DE FORMA DE BATEDEIRA (MAIS UM)
Tempo de preparo: 10 min. + 2 horas de fermentação + 20 min. de forno
Rendimento: 1 pão de cerca de 1/2kg (uns 22cm)

Ingredientes:
  • 300g de água
  • 18g de fermento fresco ou 6g de fermento ativo seco instantâneo
  • 500g de farinha de trigo tipo 1 orgânica
  • 12g de sal marinho
  • 18g de açúcar orgânico claro
  • 25g de leite em pó desnatado
  • 18g de manteiga sem sal

Preparo:
  1. Aqueça a água em fogo baixo por 1 minuto (se a água passar de 60ºC, matará o fermento). Coloque o fermento na tigela da batedeira planetária e junte cerca de 5 colh. (sopa) da água morna. Deixe dissolver e fermentar por 10 minutos.
  2. Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira, deixando o sal por último, para que não encoste no fermento (o sal também mata fermento). Ligue a batedeira com o gancho e deixe na velocidade 2 por 10 minutos. Se, faltando uns 2 minutos, a massa ainda parecer grudenta e não tiver desprendido das laterais e do fundo da tigela, acrescente mais uma colher de farinha.
  3. Tire a massa da tigela, forme uma bola e coloque em outra tigela grande, levemente enfarinhada, cobrindo com um pano úmido. Deixe por 1 hora e meia, até que dobre de tamanho.
  4. Soque a massa para tirar-lhe o ar, coloque em uma superfície levemente enfarinhada e abra a massa com as mãos num formato retangular. Divida mentalmente em 3 partes e dobre 1/3 sobre o outro e depois repita do outro lado (como na foto). Enrole como um rocambole apertado, na largura de sua forma. Sele muito bem a ponta.
  5. Unte uma forma de bolo inglês de uns 22cm com um pouco de óleo e coloque o pão com o lugar da ponta para baixo. Cubra com um pano e deixe por 1/2 hora. Enquanto isso, aqueça o forno a 200ºC.
  6. Se quiser, antes de levar ao forno, faça um corte superficial longitudinal no pão. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que esteja bem dourado e soe oco ao bater-lhe com o nó do dedo.

Para fazer a versão integral (nunca fiz, mas morro de vontade), basta substituir 300g da farinha comum por integral. A receita é do livro Professional Baking.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails