quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Croissants

Durante mais uma tarde entediada (estou bastante cansada disso), resolvi tentar preparar algo mais difícil e que eu adoro: croissants. É minha primeira incursão no mundinho da massa folhada, então fui já com um certo espírito de "deu certo, deu; não deu, não deu". A receita pedia para misturar os ingredientes sem desenvolver muito o glúten, pois ele seria "estressado" na hora de estender a massa e incorporar a manteiga. Ok. Mas após a fermentação, na hora de abrir a bendita, não pude deixar de notar que na foto do livro a massa parecia lisinha, lisinha, muito bem trabalhada, enquanto a minha tinha textura de massa de torta, por não ter sido bem misturada. Na mesma hora pensei na minha burrice em juntar a primeira parte da manteiga amolecida junto à farinha, ao invés de misturá-la ao leite primeiro para que se espalhasse por igual. Ok, sem problemas, talvez ela fique apenas mais flocosa. Incorporemos o resto da manteiga.

Abri a massa e passei a manteiga amolecida. Fechei como indicado e, antes de passar-lhe o rolo por cima, pensei: "hum... acho que vai vazar manteiga por todos os lados". Ah, se intuição desse dinheiro... Ainda bem que tenho meu móvel com tampo de granito, pois se estivesse rolando a massa na mesa de madeira, teria tido uma síncope ao constatar os montes molengas de manteiga espalhados por todos os lados.

Ignorei a sujeirada e continuei trabalhando a massa, como indicado. Fechei-a, embalei em filme plástico e levei à geladeira por mais meia hora, tempo que está prestes a expirar. Parecia tão fácil nas fotos... Resolvi escrever esse post enquanto esperava. Daqui a pouco repetirei o processo de rola-dobra-dobra-de-novo-guarda-na-geladeira, na esperança de que o tempinho no frio tenha estabilizado a manteiga o suficiente para que ela não queira fugir da massa novamente. Por enquanto, os resultados não me parecem promissores. Mas eu sou chata. Detesto parar receita no meio. Não me dou por vencida até tirar uma gororoba incomível do forno.

De qualquer forma, preciso repetir mais duas vezes o processo e depois deixar a massa por várias horas na geladeira, o que quer dizer que o resultado final (croissants ou gororoba) serão vistos, provavelmente, só amanhã de manhã.

Deixo aqui, então, um pouco de expectativa... hehehe...

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails