segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Almoço bom prá cachorro




Evandrus e Henriqueta queriam nos visitar para conhecer o cão, e aproveitei para chamá-los para almoçar conosco nesse domingo. Foi interessante montar o cardápio com o que havia em casa, sem pulos no supermercado. Não podia fazer meus clássicos — massas ou risotti — pois não havia mais Grana Padano ou manteiga, então seria impossível preparar um daqueles almoços "prato-único". Saí à caça de receitas em meus livros e revistas e, algumas adaptações depois, resolvi fazer um pão-bolo de azeitonas pretas e gengibre cristalizado, uma terrine de tomates (ambas da revista francesa Saveurs), uma salada de beterrabas, rúcula e gorgonzola (revista Gourmet, apesar de a salada original ter endívias e queijo de cabra), e um arroz com açafrão e abobrinha, que, na revista (Saveurs, também), era para ser um risotto, mas fiz com arroz comum e omiti o queijo e a manteiga. No fim ficou tudo muito gostoso, apesar de o arroz ter passado um tantinho do ponto e de eu ter esquecido de desligar o forno com a terrine dentro (que não inflou como achei que faria e acabou ficando achatadinha como uma omelette numa forma grande demais), queimando nas bordas. Como seria meio deprimente servir aquele fundinho de terrine dentro da forma gigante, desenformei, cortei em pedaços e servi fria, pois estava gostosa mesmo com os defeitinhos... Limonada fresquinha para acompanhar a comilança e sorvete de sobremesa.

No fim deu tudo certo, estava bem gostoso e o cão adorou a visita (e nós também). De quebra, ganhei esse lindo ramalhete de frésias, uma flor vibrante e perfumada que eu adoro. (As outras fotos são da salada — tirada hoje, então a rúcula está um pouco murchinha — e do pão de azeitonas).

4 comentários:

Dinha disse...

Ana, o almoço improvisado ficou excelente, e as fotos também. Deste pão lindo, o que mais queria neste momento era um grande pedaço :)

Dinha disse...

Que pêlos maravilhosos ;D, e não é que nós temos o mesmo fogão de forno duplo, :) abraços.

Anônimo disse...

Realmente estava tudo delicioso!

Até

Henri

Giovana Martini disse...

É a primeira vez que visito este blog e gostei muito !
Este pão parece ser muito gostoso!


Um abraço,

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails