quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Pão coringa: recheie com o que quiser



Quando vieram 4 pés de alface na cesta orgânica, eu tinha certeza de que acabaria com um monte de alface queimada, murcha, estragada. Dito e feito: hoje queria uma salada, e as alfaces já não se prestavam para isso, feias que ficariam no prato. Como, no entanto, não gosto de jogar comida fora, resolvi tirar da gaveta meu pãozinho coringa novamente. Faço-o quase sempre que vem gente em casa, e cada vez recheio com algo diferente. Ele é muito simples de fazer, sendo apenas uma receita básica de pão, enrolado como um rocambole. E fica muito macio e muito saboroso (sem falar no efeito bonito). Para acompanhar, preparei uma saladinha de tomates, baseada em uma receita de aperitivos que vi na revista Gourmet. Cortei um tomate em quartos, retirei as sementes, cortei mais uma vez na transversal, cobri com gorgonzola, castanhas de caju (no lugar de roquefort e amêndoas defumadas) e salsinha, cobrindo com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino.

PÃO RECHEADO
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 2-4 porções


Ingredientes:
  • 250g de farinha de trigo
  • 150ml de água morna
  • 7g de fermento ativo seco instantâneo
  • 7g de mel
  • 7g de sal
  • 1 cebola fatiada fino
  • 1 dente de alho fatiado fino
  • 2 filés de anchova
  • 2-3 punhados grandes de folhas de alface, escarola, espinafre, ou qualquer outra verdura, em fatias largas
  • óleo ou azeite
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 punhado de queijo parmesão ralado grosso

Preparo:
  1. Coloque o fermento, o mel e metade da água morna em uma tigela pequena, misture para dissolver e deixe quieto num canto sem vento por 5-10 minutos, até espumar. Misture a farinha e o sal em uma tigela grande.
  2. Junte a mistura de fermento com a farinha e mexa com um garfo, para começar a dar liga. Vá juntando o restante da água, até que comece a formar uma massa.
  3. Despeje tudo numa superfície limpa e ligeiramente enfarinhada e sove a massa até que ela desgrude das mãos. Forme uma bola, coloque dentro de uma tigela enfarinhada, cubra com um pano de prato e deixei por mais ou menos 1 hora, até que dobre de tamanho.
  4. Enquanto isso, doure ligeiramente (sem queimar) o alho e as anchovas no óleo, em uma frigideira grande. Junte as cebolas e uma pitada de sal e mexa com uma colher de pau, até que as cebolas fiquem douradas e amolecidas, e as anchovas tenham dissolvido.
  5. Junte as folhas, mais uma pitada de sal, pimenta-do-reino e vá mexendo em fogo baixo, até que as folhas murchem, mas mantenham uma cor viçosa. Experimente e acerte o tempero. Deixe esfriar.
  6. Afunde as mãos na massa de pão para retirar-lhe o ar, coloque a massa de volta numa superfície enfarinhada e abra com o rolo de macarrão até que fique com mais ou menos 20x30cm. Espalhe as folhas refogadas em uma camada uniforme sobre a massa, polvilhe com queijo ralado e enrole como faria a um rocambole.
  7. Com uma faca de pão, corte o "rocambole" em porções de 5cm de espessura e coloque-o com cuidado em uma assadeira untada. Vá colocando um "caracol" de massa do lado do outro, de modo que se apóiem e um evite que o outro se abra.
  8. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos, enquanto você pré-aquece o forno a 200ºC. Quando a massa tiver crescido novamente, leve ao forno por 20 minutos, ou até que cresça e doure nas bordas. Teste batendo com a ponta do dedo no pão: o som dele será seco e oco.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails