quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Muffins de corrida


Fiz estes muffins ontem à noite para levá-los hoje de manhãzinha para o pessoal que corre comigo todos os dias. Pois é, eu também faço esporte! Comecei a correr em junho, umas 4 vezes por semana (ou pelo menos gostaria de conseguir levantar às 6h30 todos os dias para de fato ir 4 vezes), e tenho gostado muito desde então. O plano é começar a pegar umas provinhas, inclusive, assim que eu deixar de ser café-com-leite e começar a correr (sem desmaiar) mais de 5km...

Enquanto isso, eu tento engordar meus amigos com muffins recheados com geléia de goiaba. Meu treinador comeu uns 3, um depois do outro, o que é sempre um sinal de que a receita deu certo. Mas claro que teve gente que não quis nem saber o que era, pois podia sentir o cheiro das calorias de longe...

MUFFINS COM GELÉIA DE GOIABA
(adaptado de uma receita antiga da revista Cláudia Cozinha)
Tempo de preparo: 20 minutos + 25 minutos de forno

Rendimento: 12 muffins


Ingredientes:
  • 1 3/4 xíc. farinha de trigo
  • 1 colh. (sopa) fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos grandes
  • 2/3 xic. açúcar orgânico claro
  • 10 colh. (sopa) manteiga sem sal derretida
  • 2/3 xíc. leite integral em temperatura ambiente
  • 1 colh. (chá) essência de baunilha
  • casca ralada de 1 laranja
  • geléia de goiaba (ou outra de sua preferência)
Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com forminhas de papel 12 formas de empada ou muffin. Não precisa untar. Reserve.
  2. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Em outra, misture os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, o leite, a baunilha e a casca de laranja até que fique homogêneo.
  3. Coloque a mistura de ovos na tigela da farinha e mexa com um garfo apenas para que fique bem misturado, mas sem se livrar dos grumos.
  4. Com uma colher, preencha metade das forminhas com a massa. Coloque por cima, bem no centro, a geléia de goiaba (1 colher de chá por muffin). Termine de preencher as forminhas com a massa, que não deve ultrapassar muito 3/4 da capacidade das formas. Leve ao forno por 25 minutos, ou até que estejam dourados nas bordas e um palito saia sem resquícios de massa quando inserido em um dos muffins.

2 comentários:

Eric disse...

São 10 colheres de manteiga mesmo? Eu tenho essa revista e achei que tava errada a receita... achei que era 1 colher de manteiga.

Ana Elisa disse...

Não, são 10 mesmo, o que deve dar por volta de 150g de manteiga. É, eu sempre fiquei esperta com receita de revista, que vira e mexe tem erro. Mas esses muffins sempre deram certo.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails