quinta-feira, 16 de agosto de 2007

E dura tanto tempo?

Eu ia responder ao comentário deixado agorinha no post das abóboras, mas resolvi transformar isso também num post. Uma vez, plantei tomates. Tomates-cereja, minúsculos, ainda mais minúsculos por serem plantados em um apartamento sem condição nenhuma semelhante ao mais apropriado para os pobrezinhos. Ainda assim, colhi tomates. Vermelhinhos e perfeitos, sem doença nenhuma, à parte seu tamanho. Colhi-os, e eram tão poucos, e tamanho o dó de comê-los, que deixei-os na prateleira da cozinha, por uma, duas, três, quatro semanas. E todos os dias eu olhava para os tomates e eles ali, bonitinhos, vermelhos, sem nenhuma nuance de quererem estragar. Para não dizer que eu sou louca, os tomates de minha mãe fizeram o mesmo. E minhas pimentas também são assim. E as cenouras que compro na feira, com a rama, ficaram 1 mês e meio em minha geladeira até que eu resolvesse comê-las: e estavam perfeitas.

Tudo isso me fez matutar muito com minha mãe: QUANTO TEMPO as verduras ficam no estoque dos supermercados antes de serem embaladas e levadas às prateleiras??? Porque, veja bem, eles sempre indicam a data em que foram embalados, mas nunca quando foram colhidos. Por que os tomates comprados nos supermercados — mesmo os orgânicos — não duram mais que uma semana na geladeira??

Boa parte dos vegetais disponíveis nas feiras e nas cestas orgânicas é colhida na mesma semana. Outra garantia de durabilidade dos meus vegetais orgânicos é minha fantástica centrífuga de saladas. Até morangos eu passo por ela, garantindo que não reste uma gotinha de água que possa acelerar sua decomposição. Assim que compro minhas folhas, separo-as, lavo-as, passo na centrífuga e embalo em tupperware ou sacos plásticos, com uma ou duas folhas de papel toalha dentro, que ajuda a absorver qualquer água restante. As folhas de salada mantêm-se frescas e crocantes por 2-3 semanas, dependendo da folha.

Por isso, minhas abóboras vão durar. Ah, se vão.

Um comentário:

Martinez disse...

Gostei muito do seu blog ... nas viagens pela internet ... tb to nesta fase de culinaria ... nada como fazer seu próprio pão ...

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails