sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Batatas ao curry


Se eu me deixar tomar pela preguiça culinária, não farei nada além de macarrão todos os dias. E geralmente é o que acontece no final do mês, quando acredito já ter gasto uma fortuna com supermercado e tento usar o que há na despensa sem comprar mais nada, nada. Os ingredientes frescos são os primeiros a serem consumidos, e eu acabo com muitas massas, latas de tomate e queijo. O que faz com que você deseje ardentemente começar o mês com qualquer coisa que não tenha sotaque italiano.

As batatas estavam sentadas em minha mesa havia já um tempo, e eu não me inspirava a fazer nada com elas, quando me lembrei de uma receita muito fácil que eu fizera um dia. A receita original pedia batatas bolinha com casca e era bastante comedida nos temperos, resultando num prato um pouco sem graça de batatas que não haviam absorvido o molho. Resolvi pegar então minhas batatonas Asterix, que têm uma linda casca rosa e são excelentes para fazer gnocchi, e fatiá-las, com casca mesmo, para que absorvessem melhor o tempero. Fui generosa com o curry em pó e especialmente exagerada com o gengibre ralado. Passas e leite de coco eu tinha na despensa, mas nada de coentro fresco. Dá-lhe salsinha mesmo, para não me obrigar a ir ao supermercado e gastar mais dinheiro. Para acompanhar, cozinhei um pouco de arroz de jasmim, um arroz branco muito aromático vastamente utilizado na culinária asiática. Se perfume é tão característico, que ele costuma ser cozido assim, apenas na água, sem nem mesmo sal. E nada combina melhor com um prato cremoso e apimentado como este. Claro, ele não é obrigatório. Você pode servir o curry com arroz comum, refogado em cebola, salgado normalmente.

BATATAS AO CURRY
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 minutos


Ingredientes:

  • 2 colh. (sopa) de óleo vegetal
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho pequenos ou 1 grande picados
  • 1 colh. (sopa) de gengibre fresco ralado
  • 1 colh. (sopa) bem cheia de curry em pó
  • 350-400 gramas de batatas com casca, em fatias grossas (1 cm)
  • 1 cubo de caldo de legumes dissolvido em 1 e 1/2 xic. de água
  • 1/2 xic. de leite de coco
  • 2 colh. (sopa) farinha de trigo
  • sal a gosto
  • 1/2 xic. de passas escuras sem caroço
  • Um punhado de salsinha picada

Preparo:
  1. Dissolva a farinha de trigo no leite de coco e reserve.
  2. Refogue em fogo médio a cebola e o alho no óleo em uma panela que que possa conter as batatas depois, até amaciar a cebola. Não deixe o alho queimar. Junte o gengibre e misture bem por 1 minuto.
  3. Junte as batatas e o curry e misture bem, para cobrir as batatas nos temperos. Despeje a água com o cubo de caldo e o leite de coco. Misture bem e deixe ferver. Abaixe um pouco o fogo e tampe, cozinhando por cerca de 20 minutos, ou até que as batatas estejam cozidas mas não desmanchando.
  4. Desligue o fogo. Experimente e acerte o sal. Misture as passas e sirva com a salsinha picada por cima.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails