terça-feira, 21 de agosto de 2007

Abóbora Gratinada

Certo, eu sei que essa não é das melhores fotos que já publiquei aqui. Mas definitivamente é preciso um profissional para fazer com que coisas gratinadas não pareçam uma massa amarela amorfa na foto.

Bom, esse foi o primeiro uso de minhas abóboras orgânicas: abóbora gratinada. A receita é do livro Cook with Jamie, mas é quase um pecado dizer que ela É do Jamie Oliver, já que a combinação de ingredientes é clássica, e gratinar, gratina-se qualquer coisa. Apesar do Allex não ter nem encostado na coitada (ele tem horror a abóboras), ficou deliciosa. Fiz meia porção (pois minhas abóboras eram pequenas) para acompanhar o resto daquele arroz com feijão (não disse que sempre sobra?) e uma salada verde. Era para usar vinho, mas eu não tinha. Tinha meia lata de creme de leite, que diluí em um pouco de leite até dar a quantidade certa. E usei menos noz-moscada, que meia noz (que é o que ele pede) ficaria forte demais. A única desgraça foi descascar a maledetta. Segue a receita adaptada:

ABÓBORA GRATINADA
(adaptada do livro Cook with Jamie)
Tempo de preparo: 20 minutos + 40 minutos de forno

Rendimento: 4 porções pequenas


Ingredientes:
  • 300g da abóbora de sua preferência, descascada, sem sementes, e cortada em fatias de 2cm ou cubos grandes
  • 1/2 colh. (chá) de grãos de coentro moídos num pilão ou processador
  • 1/2 colh. (chá) de pimenta calabreza seca
  • alguns ramos de tomilho fresco, folhas tiradas dos galhos
  • sal e pimenta-do-reino
  • azeite
  • 200ml de creme de leite + 100ml de leite
  • noz-moscada
  • 2 punhados de parmesão ralado

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno e 200ºC. Em uma tigela, coloque os pedaços de abóbora, o tomilho, a pimenta, o coentro, sal e pimenta-do-reino a gosto. Regue com um pouco de azeite e misture bem, para espalhar o tempero.
  2. Coloque a abóbora temperada em uma assadeira pequena ou refratário, deixando-a bem apertadinha, sem muito espaço entre os pedaços.
  3. Pegue um pedaço de papel manteiga, molhe na torneira e amasse. Desamasse novamente e cubra o refratário, prendendo bem as laterais. Leve ao forno por 30 minutos.
  4. Tire o papel e mantenha a abóbora no forno. Enquanto isso, misture rapidamente o creme, o leite, algumas passadas de noz-moscada, sal, pimenta-do-reino e metade do queijo. Despeje a mistura sobre a abóbora, polvilhe por cima o resto do parmesão e deixe no forno por mais 10 minutos ou até que a superfície borbulhe e doure.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails