terça-feira, 29 de agosto de 2006

O molho de tomate mais fácil do mundo

Este é o molho de tomate mais fácil do mundo, e um dos meus favoritos.

MOLHO DE TOMATE COM CEBOLA E MANTEIGA
Receita adaptada de: Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica, de Marcella Hazan
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções (de 100g de massa cada)

Ingredientes:
  • 1 lata de tomates italianos sem pele e sem sementes, ou 4-5 tomates italianos frescos, sem pele e sem sementes, como ensinado no post anterior;
  • 5 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 cebola branca grande;
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Preparo:
  1. Coloque os tomates enlatados com seu suco em uma panela pequena junto com a manteiga e meia xícara de água.
  2. Descasque a cebola e corte-a ao meio. Coloque as duas metades na panela, com a parte cortada virada para baixo.
  3. Cozinhe em fogo baixo por 15-20 minutos, sem tampa, até a gordura da manteiga subir à superfície. Mexa de vez em quando com uma colher de pau, esmagando os tomates no fundo da panela. Não se importe se sobrarem pedaços de tomate, isso deixa o molho mais rústico e gostoso.
  4. Retire as cebolas, tempere com sal e pimenta e sirva sobre massa de ovos, de preferência fettuccine. Se quiser, pode cortar a cebola em pedaços e devolvê-la ao molho, ou comê-la sobre uma bruchetta quentinha.
Obs: Costumo servir apenas para 2 pessoas (100g-150g cada), deixando pão francês ou italiano à mesa, para raspar o molho da panela. Você vai querer fazê-lo também, com certeza. Este molho fica excelente sobre polenta quentinha, também.

3 comentários:

Renata Rosa disse...

Vi uma receita igualzinha a essa no livro "o milagre" do Nicholas Sparkes, na cena mais romântica do livro e fiquei louca para experimentá-la, mais confesso que fiquei com receio. Agora vendo aqui em seu blog vou fazer com certeza!!! Beijos...

Deda disse...

Desde o post do Natal passado que fiquei com vontade de fazer a lasagne de tomates... O molho e mt facil de ser feito e nem senti falta de uma erva.
Tentei a lasagne e foi um sucesso! Fiz com massa barila, esse molho, um naco pequeno de parmesao ralado e ficou perfeita!

Anônimo disse...

Fiz a receita do livro "o milagre" que a Renata comenta. É muito gostoso. Fizemos 2 latas de tomate com meio tablete de manteiga com duas cebolas cortadas ao meio. Comemos com nhoque recheado de requeijão. Ao fim, cobrimos com manjericão fresco. Delicioso, fácil e rápido. Adorei! Super recomendo

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails