quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bolo de iogurte e, sim, especiarias de novo

Se não tem frutas secas ou especiarias, não é de Natal. Ou pelo menos não remete às minhas memórias de Natal. Então perdoem-me se a lista de ingredientes começa a soar repetitiva. Logo logo dezembro acaba.

Este é um bom bolo para se distribuir pedaços primeiro e descrevê-lo depois. Quando me perguntaram "o que tem no bolo?", a resposta foi muito longa: iogurte, nozes, canela, cacau, noz-moscasa, pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, cravo, casca de tangerina e baunilha. E vi alguns narizes torcidos, receosos do excesso de informação. Gente que gosta de Chocottone. Eca.

Mas a verdade é que, como Flo Braker promete, os sabores do bolo são muito equilibrados, tornando-o suave, excelente para um café-da-manhã ou chá da tarde, acompanhado de frutas de verão, principalmente manga. Bem diferente dos bolos fortes que costumam levar todos esses temperos, esse você corre o risco de comer inteiro sozinha, tão leve.

Enquanto vou brincando com especiarias, meu já não tão pequeno matador de dragões engatinha aos meus pés, batendo colheres de pau no chão, segurando em meus joelhos para ficar de pé. Em uma semana apenas ele aprendeu tantas coisas novas, que às vezes é difícil acompanhar sua evolução. Minha mais importante lição, no entanto, foi me dar conta de que o pequeno não será um comedor de Chocottone, ainda bem. Adora frutas secas, passas, damascos, tâmaras, que apanha com as pontas dos dedos e leva à boca; e noutro dia, com pressa, dando-lhe alguns legumes apenas cozidos, ele os rejeitou. Uma colherada de pesto e um pouco de pimenta-do-reino e manha resolvida: raspou o prato. O menino sabe o que é bom e não aceita comida sem graça. ;)

BOLO DE IOGURTE E ESPECISARIAS
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 1 bolo médio

Ingredientes:
  • 2 1/2 xic. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) canela em pó
  • 1 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1 colh. (chá) cacau em pó
  • 1/2 colh. (chá) pimenta-da-jamaica moída
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 1/8 colh. (chá) cravo moído
  • 1/8 colh. (chá) noz moscada ralada na hora
  • 1 colh. (chá) extrato natural de baunilha
  • 1 xic. iogurte natural
  • 225g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1/2 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1 xic. açúcar mascavo claro, apertado na xícara
  • 4 ovos grandes, orgânicos, em temperatura ambiente, ligeiramente batidos
  • 1 xic. nozes moídas finamente
  • 1 colh. (sopa) casca de laranja ralada fina (usei tangerina)

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Escolha uma forma Bundt de 25cm de diâmetro por 7,5cm de altura, ou uma forma redonda com furo no meio de 25cm de diâmetro por 10cm de altura. Unte generosamente com manteiga, passe uma camada fina de óleo em spray por cima (se você tiver em casa) e polvilhe com farinha, batendo o excesso na pia.
  2. Em uma tigela grande, peneire a farinha, fermento, sal e especiarias. 
  3. Em uma tigela pequena, misture a baunilha ao iogurte.
  4. Na tigela da batedeira, bata a manteiga em velocidade média até que fique cremosa, 30-45 segundos. Junte os açúcares de uma vez e bata por mais 3-5 minutos, até que fique clara e fofa. Pare a batedeira ocasionalmente para raspar as laterais da tigela com uma espátula.
  5. Junte os ovos batidos, umas 2 colheres de sopa por vez, misturando bem a cada adição, e ocasionalmente raspando as laterais com a espátula. 
  6. Na velocidade baixa, junte as nozes moídas.
  7. Junte a farinha em quatro partes, alternando com o iogurte em três partes, começando e terminando com a farinha, e misturando apenas o suficiente para que esteja incorporada. Com a espátula, junte a casca de laranja. 
  8. Despeje a massa na forma, espalhando de modo uniforme, e leve ao forno por 40-45 minutos, ou até que esteja dourado e você toque a superfície e ela volte para o lugar.
  9. Retire do forno e deixe esfriando sobre uma grade por 10 minutos. Incline a forma, dando leves tapinhas, para soltar o bolo, e inverta na grade, retirando a forma e deixando que esfrie completamente antes de servir.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails