sexta-feira, 30 de abril de 2010

Potinhos de cheesecake de chocolate

Quando você coloca um lindo prato com um enorme e redondo cheesecake na frente de seres humanos normais, a reação é sempre mais ou menos a mesma... Os olhos crescem, normalmente maiores que a barriga. Vem aquela vontade imensa de comer o cheesecake inteiro, você saliva de antecipação, e corta um pedaço digno de um morto de fome, imenso, pesado na espátula de servir. A fatia-monstro tomba no prato com um ruído surdo e ligeiramente úmido, e lá vai você para a primeira garfada. Hmmmm... tão bom. Segunda garfada. Hmmm... gostoso... Terceira garfada. Doce, né? Quarta garfada. Você sente aquela tristeza se instalando. Percebe que o queijo vem por último na refeição para dar saciedade, e quando misturado a ovos, açúcar, creme de leite bem gordo e chocolate, essa saciedade vem bem antes do que você imaginava. Mas lá está a fatia-monstro, ainda sequer na metade, e você é educado demais para voltar um pedaço para a travessa do anfitrião. Bate um desespero empapuçado, e você está certo de que o cafezinho que virá depois o fará, enfim, explodir.

Por isso, achei fantástica a oportunidade de produzir cheesecakes individuais. Assim, pequerruchos. O potinho da foto é de exatos 150ml, transbordando. Assim, sobre um pires, servido com colherinha de café, parece fruto de muquiranice de anfitrião. Mas é a porção ideal de cheesecake para um ser humano que não queira ser empurrado rolando para fora da mesa. Por ser pequeno, comporta até mesmo uma colherada de chantilly feito na hora e algumas raspinhas de chocolate. E como a receita faz oito unidades, quem tiver síndrome de avestruz pode sempre comer mais um.

Esses pequenos cheesecakes são muito fáceis, e não requerem ingredientes em temperatura ambiente, pois levam mascarpone no lugar de cream cheese. Também são rápidos de serem feitos, pois as porções pequenas cozinham e esfriam rápido, podendo ir logo para a geladeira, onde podem esperar pelo dia da comilança por até 2 dias. Foram a porção perfeita de algo doce e reconfortante depois de um jantar substancial.

POTINHOS DE CHEESECAKES DE CHOCOLATE
(do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey, de Jill O' Connor)
Tempo de preparo: 40-50 minutos + 4 horas de geladeira
Rendimento: 8 porções


Ingredientes:
  • 1 xic. creme de leite fresco
  • 115g chocolate meio amargo (54-60%), picado
  • 225g queijo tipo mascarpone
  • 1/4 xic. açúcar cristal orgânico
  • 3 ovos grandes, orgânicos
  • 1 colh. (chá) de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colh. (sopa) rum escuro, conhaque ou Grand Marnier
  • Chantilly feito na hora para guarnecer
  • Raspas de chocolate para decorar

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Numa panela, aqueça o creme até quase a fervura. Remova do fogo e misture o chocolate picado, mexendo com uma colher de pau até que fique homogêneo. Deixe esfriar até temperatura ambiente.
  2. Numa tigela grande, bata com um fouet (batedor de arame) o queijo mascarpone e o açúcar, até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um por um, misturando bem a cada adição. Adicione a baunilha, o sal e o rum e bata até ficar homogêneo.
  3. Despeje o chocolate sobre o queijo e misture bem.
  4. Posicione 8 potinhos refratários com capacidade para 150ml em uma assadeira de uns 23x33cm. Divida a mistura entre os potinhos, até quase a boca (deixe 1mm, para que o papel alumínio depois não grude na superfície dos cheesecakes). Coloque a assadeira no forno e, cuidadosamente, despeje água fervente na assadeira, suficiente para cobrir metade da altura dos potinhos. Cubra com papel alumínio, feche o forno e asse por 30-40 minutos. Aos 30 minutos, dê uma olhadinha: a consistência deve ser cremosa, mas não líquida, balançando um pouco como gelatina. Se estiver pronto, retire cuidadosamente os potinhos da água e os coloque em uma grade para esfriarem até temperatura ambiente. Os cheesecakes firmam depois de esfriarem.
  5. Cubra os potes com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horas e até 2 dias. Na hora de servir, cubra com chantilly (bata 1 xic. de creme de leite fresco, 1 colh. (sopa) açúcar e algumas gotas de essência de baunilha até formar picos suaves) e raspas de chocolate.

13 comentários:

Richie disse...

Eu tava lendo tua descrição sobre como é ver um cheesecake e me identificando demaaaais, até a parte do enjoar, quem comigo não acontece... talvez infelizmente..hehe.
Esses cheesecakes de chocolate tão com uma carinha otima! :D
bom fds, Ana!

Patricia Scarpin disse...

Ana, que belezinha! Amei a foto!
Quando você falou em cheesecake enorme, fatias-monstro, pensei logo na Nigella. :)

Nem comi meus pedacinhos de manga de sobremesa hoje, que vontade de comer um potinho charmoso desse...

Beijo!

Carla Nogueira disse...

Ana, eu adoro cheesecake e achei otima a ideia de faze-los menor.
Você sempre inovando.

Bjs

Carla

Gina disse...

Tenho uma relação com o chocolate inversa à grande maioria de fanáticos, portanto, senti-me descrita na sua narrativa. Sua porção está de ótimo tamanho para mim.

Fer Ayer disse...

Oi Ana, desculpe a ignorância, mas cheesecake não tem que ter a tal camada de bicoito triturado por baixo? Ou só eu é que sempre achei que tinha?
Ficou com uma cara ótima.

Ricota disse...

Huummm... esse mini-Cheesecake tem uma carinha tão boa...
eu provavelmente teria a minha "sindrome de avestruz" diagnosticada diante dele... hehehehe...
:0)

Dani Corrêa disse...

Arrasou no jornal do SBT ontem, Ana! Adorei mesmo! Bjs, Dani.

Dani e CM disse...

Ana
Parabens pelo blog e pelas receitas. Estou no Canada agora e espero fazer esta sobremesa ja que acho mais facil mascarpone aqui, Porem falta o nosso creme de leite, leite condensado...voce acha que da para trocar o creme de leite fresco pelo whipped cream?
Aqui da para fazer sobremesas deliciosas, mas nada ainda me fez trocar as sobremesas , frutas etc do Brasil por alguma daqui

Danielle

mayã disse...

eu não li essa receita, mas eu simplesmente amei o seu post da 'saga do bolo de laranja da vovó'. amar é pouco. eu achei a coisa mais linda... a história, o perrengue, as saídas, a receita... tudo.

vc é uma fofa. vc, seus desenhos e seus doces tb ^^

prometo voltar aqui mais vezes (esse blog foi minha mãe q descobriu!).

bjuxx

Juliana Masselli Castro disse...

Babei! A apresentação está ótima, e acho que me enquadraria no grupo que comeria 2 porções... ahahahah
Adorei!

Bjos

Rafa disse...

Ana, qual a marca da sua sorveteira??Tem alguma pra indicar? Obrigadooo! =]

Fabiana disse...

Adorei o "Nonna em treinamento". Que bacana! :-)))

Olga disse...

Oi, Ana!
Que post hilário! Quase pude sentir a terrível sensação da criatura diante do dilema de chocolate a sua frente! Ótima! Ótima também a idéia do mini!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails