terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

"Não gosto" não é desculpa

Desde que nos mudamos ouço do Allex "não gosto de mandioquinha; nem precisa fazer, que eu não vou comer". Eu, contudo, adoro mandioquinha. Mas até aí eu gosto de tudo. E lá veio a danada na cesta orgânica. Pobre Allex, pensei.

Como preparara arroz e feijão preto para o jantar, resolvi aproveitar a deixa para preparar as danadas. Mas não as queria de um jeito muito comum, ou Allex sequer as olharia. Era preciso um algo mais, um quê de exótico, que tornasse o tubérculo mais interessante aos seus olhos.

Folheando o livro de Nigella, Feast, encontrei uma receita de parsnips assados com maple syrup, e imediatamente soube o que fazer com minhas mandioquinhas.

Para duas pessoas, descasquei e cortei em palitos grossos 1 mandioquinha grande; cobri os palitos com água e sal e levei ao fogo até que elas estivessem macias, mas não se desmanchando. Escorri-as, e misturei-as a 3 colh. (sopa) de azeite de oliva e 1 colh. (sopa) de maple syrup, e levei a assadeira ao forno a 200ºC por cerca de 20 minutos, virando-as uma ou duas vezes, até que estivessem douradas e crocantes por fora.

O Sr. "Não Gosto De Mandioquinhas" confessou ter ido à cozinha surrupiar mais alguns palitos crocantes e adocicados após o jantar. Acabou tudo tão rápido, que nem foto deu para tirar.

Encerro meu caso.

6 comentários:

Allex disse...

Eu ainda não gosto de Mandioquinhas.
Sou é viciado em Mapple Syrup.

Ana Elisa disse...

Ah, agora você só está sendo teimoso! :P hehehe...

Andreia T. Farias Britez disse...

Sei que em briga de marido e mulher ninguém deve meter a colher mas tô torcendo pra Ana, Allex, sinto muito!! Adoro mandioquinha e tô mais é querendo ver várias receitinhas aqui!! A propósito, o cookie de chocolate com castanha do pará ficou ótimo. O maridão devorou tudinho!! Obrigada!!

Ana Elisa disse...

Oi, Andreia!
Ih, pode deixar, que eu não desisto fácil. Que bom! Todo mundo gostou do cookie!
:D

Beijos!

Flávia J. F. Solís disse...

Ah, tive um caso parecido hoje. Pela manhã vendo uma receita na TV meu marido falou que nunca tinha comido mandioquinha. Eu falei que ele que iria gostar, que era levemente adocicado, e eu ia fazer uma sopa pra ele experimentar. Ele de pronto falou: ah, é doce, não gosto, não faz. Tentei consertar, falando que era tão doce quanto uma mandioca. Depois almoçamos juntos e no restaurante tinha uma porção de mandioquinha, bem sequinha, mas quase em purê, coberta de maionese. Ele me mostrou o prato e disse que pegou por minha causa a mandioquinha. E disse: é doce!... depois pensou melhor e disse que até gostou. Muita frescura desses homens, não?

Gourmandise disse...

Minha mãe não gosta de mandioquinha, mas eu adoro! Anotei a idéia e ferei um dia para ela....rsrs
bjo,
Nina.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails