quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Elucubrações acerca de uma minúscula despensa

Minha despensa não é das maiores. Aliás, ela é minúscula. Composta de duas únicas prateleiras de 30x100cm, é preciso uma mente organizada e um grande autocontrole para não comprar mais do que elas comportam. Alguns problemas de estoque (e limpeza) resolvi com estas duas caixas de vime. Uma sem tampa, para os temperos, que manuseio todos os dias, e uma com tampa, tipo baú, para itens de confeitaria, que costumam sair do lugar uma vez por semana apenas. Farinhas e grãos de embalagens abertas vão para potes de vidro. E as validades, você me pergunta? Ah, depois da primeira vez que você deixa encher de caruncho quase 1kg de polenta italiana, você nunca mais deixa o pote encostado por mais de dois meses. Potes com coisas que vencem mais rápido, como farinha integral, ficam na frente. Na prateleira debaixo, massas, itens de café-da-manhã, alho e cebolas numa tigela branca, enlatados.

Tenho com minha despensa a mesma cisma que tenho com minha geladeira: gosto de vê-la esvaziando. Sinto-me muito competente e eficiente quando consigo usar toda a comida que tenho disponível. Então corro ao mercado para encher novamente as prateleiras de todos os itens sem os quais simplesmente não sei cozinhar. E esses, acredito, são os dez itens mais insuportavelmente cruciais na minha despensa, sem os quais fico na cozinha feito barata-tonta:


  1. Azeite extra-virgem: uso para absolutamente tudo; só uso outros óleos quando especificados numa receita ou para fritura por imersão.
  2. Manteiga sem sal: compro de quatro a seis pacotinhos de cada vez, pois entro em depressão quando não há manteiga em casa.
  3. Alho: bobeou, estou refogando alho. Se não tiver cebola, eu me viro. Se não tiver alho, f*deu.
  4. Tomates italianos pelados em lata: a salvação de todo macarrão de fim do mês e a promessa de tomates com gosto de tomates.
  5. Farinha de trigo: se tiver farinha na despensa, não preciso sair correndo para comprar nem massas nem pão.
  6. Ovos orgânicos: aqui em casa vão umas 2 dúzias por mês. Mas também, olha a quantidade de omelete, torta, massa, bolo e sorvete que sai dessa cozinha...
  7. Leite integral: o marido é umbezerro, mas fora isso há todos os itens mencionados acima: bolo, sorvete, massa, torta, molho...
  8. Arroz arbóreo: arroz comum aqui em casa é de vez em quando. O arbóreo, no entanto, é obrigatório. Se estiver acabando, corro para repor, porque nada é mais prático para duas pessoas do que um prato único e versátil como o risotto.
  9. Couscous marroquino: quando estou sem inspiração e pergunto ao Allex o que ele quer comer, a resposta é essa em 99% das vezes.
  10. Queijo parmesão: não dá para fazer massa sem ter queijo ralado em cima; não dá para fazer um risotto, sem queijo no final; não dá para fazer uma fritatta sem ele. Não dá para viver sem ele e ponto. Principalmente se for bom. E de pedaço, para ralar na hora. Meio quilo por mês.
Se tivesse um décimo-primeiro item, incluiria ervas, qualquer uma, fresca ou seca. Mas não, não vamos abusar. Dez está bom. Mas fico curiosa para saber se todo mundo tem essas mesmas necessidades gastronômicas (para não dizer vitais), de modo a prosseguir calmamente em sua vida culinária. E aí? Qual é o seu Top 10 "se não tiver isso na despensa eu peço uma pizza"?

17 comentários:

laila disse...

concordo com a maioria dos itens, minah mae ficava absmada com a quatnia de ovos q eu consumia, moravamos em 3 e era uma duzia de ovos por semana, fácil fácil...nem eu sabia onde colocava tantos ovos!

Fer Ayer disse...

Nossa Ana...tb amo cuscuz marroquino mas não acho para comprar aqui em Recife...como vc prepara o seu?
Vou pensar no top 10 e depois coloco no meu blog.
Beijos

Rata disse...

Concordo com quase tudo, só não uso muito o couscous e o arroz arboréo (é um pecado, eu sei, mas prefiro o arroz tradicional), em compensação o que eu uso de requeijão cremoso e creme de leite não tá no Gibi!

Rogério disse...

Sim, tenho minha lista de imprescindíveis. Não sei se consigo me limitar a apenas 10, mas vamos lá:

- Azeite de Oliva extra virgem.
- Tomate fresco.
- Cenouras
- Alface
- Pasta de Grano duro.
- Alho
- Ovos
- Chocolate
- Chocolate
- Mais Chocolate
:))
Beijos

Gabi disse...

Eu adoro o seu blog, mas sou adepta da cozinha minimalista. Confesso que tenho que sair correndo pro super quando penso em fazer alguma coisa mais elaborada.
- Azeite de oliva extra-virgem
- Leite
- Banana
- Farinha de trigo
- Manteiga sem sal
- Ovos
- Macarrão farfale
- Arroz
- Feijão
- Farinha de mandioca

Claudio disse...

Quem cozinha mesmo é a minha esposa, mas eu me viro entre as refeições.
- Nescau cereal radical
- Chococrisps
- Farinha láctea
- Leite integral
- Ovomaltine
- Banana passada pra banana amassada
- Leite em pó pra banana amassada
- Açúcar
- Torradinhas-doce Bauduco
- Requeijão

Lílian disse...

Ei... Ana, gostei da interatividade! (ainda estou para publicar aquela pesquisa dos itens de cozinha)
Meus itens (não estão na ordem de preferência):

1 - Tomate orgânico
2 - Ovo caipira
3 - Arroz***
4 - Legumes e Verduras (no mínimo 5 tipos)
5 - Leite
6 - Manteiga sem sal
7 - Queijo parmesão
8 - Café
9 - Chocolate
10 - Macarrão

*** Não suporto arroz arbóreo! Compro do normal mesmo. Um tempo atrás chegava nos restaurantes e confirmava para saber se não era o arbóreo. O marido morria de vergonha, porque jurava que esta palavra não existia. Achava que os garçons respondiam minha pergunta por educação hehe

Silvia Fochesato disse...

Ana , sua listinha é bem parecida com a minha , porem casa com criança , já viu né ? Tem mais alguns itens indespensáveis tipo biscoitos , achocolatos , requeijão e por aí vai , mas tenho também uma adoração por grãos em geral , aveia , linhaça , granolas , germe de trigo,esses itens não faltam na minha despensa pois adoro come-los com iogurte feito em casa , é claro !!!
Grande beijo

Ana Lúcia disse...

Olá Ana.
Depois de ler o seu top 10, parei para olhar o que eu tinha no armario. E pasme, comparando com a sua só o azeite. Vi que nao tenho nada para comer aqui em casa hj. rsrsr
Um bejao p vc.
Ps. Parabéns pelo Blog, agora que descobri, estou conferindo todos os dias.

Ana Lúcia disse...

Fiquei curiosa a respeito do couscous marroquino. Quando tiver um tempinho vc passa a receita?
Bejão.

ivana disse...

eu não tiraria o item ervas, tenho um problema com elas e com as especiarias, preciso delas, principalmente pq as mais especiais não se acha em qualquer supermercado... tenho um estoque enorme e não consigo parar de comprá-las... nem tenho mais onde por...
Bjoss

Cláudia disse...

Ana, achei você super organizada, e está um capricho a sua despensa. Agora no dia a dia eu só uso arroz integral e arroz branco simples. Só mais em ocasiões especiais é que faço um risotinho. Uma caixinha até que dura bastante. O que pra mim não pode faltar é o azeite, ovos, feijão, frutas e verduras. Ah, as latas de tomate pelado italiano nem pensar em ficar sem. A criançada adora uma massa.

bjs

Anônimo disse...

Ana
sua lista é certeira. 10 itens fundamentais mesmo. Eu só trocaria o arroz arbóreo pelo arroz intergral (bem preparado, de preferência), pois apesar de adorar risotto, no dia-a-dia como mais do integral mesmo.

Outra coisa: ontem eu fiz a receita de brownie que vc postou um tempo atrás (não me lembro a data). Ficou divino! E olha que eu nem usei os ingredientes top de linha, conforme vc sugere. Segundo a minha mãe (que é uma pessoa razoavelmente exigente), foi o melhor bolo que eu fiz até hoje.
Beijos!
Lu

Leandro disse...

Arroz arbóreo
Arroz agulhinha
Queijo Parmesão ralado dos bons
Cebola
Azeite extra virgem
Ovos
Bacon
Macarrão qualquer que seja
Minhas ervas
Manteiga

bruna lyrio disse...

Olá, Ana! Os itens que nao faltam aqui em casa: manteiga com e sem sal, um bom taco de parmesao, farinha de trigo, cebola, alho e batata, massas, tortilla mexicana, iogurte, tomate pelado, arroz basmati, azeites, cogumelos em lata ou secos, ovos (uma dúzia por semana!). Me deprime profundamente nao ter creme de leite e alcaparras na geladeira e o meu marido nunca deixa faltar chocolates e nutella. Estes sao "os essenciais", inclusive temos que nos ligar para nao fazer um estoque de guerra. ;-)
Beijo,
Bruna.

Rita disse...

Ana,
Você bobeou. A manteiga poderia ser produzida com parte do seu leite. Assim, retirando-a da lista, caberia entre as dez mais as ervas tão preciosas.
beijo,
Rita

thatiana Bandeira disse...

Oi Ana,
Vc pode ter certeza de uma coisa: meu top 10 hoje, depois de seguir o seu blog e fazer praticamente tudo em casa, é completamente diferente!
Nunca cansaremos de agradecer...
Pão de padaria não entrou mais aqui em casa e hoje compro ingredientes que eu nem sabia que existiam!
Se algum dia vc passar por BH, por favor, nos faça uma visita.
Bj
Thatiana

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails