terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sorvete de pêssegos e nectarinas para uma tarde quente (Updated)

Eu tinha toda uma tarde inteira desprovida de internet e tv a cabo para matar (a falta de energia nas redondezas derrubara o servidor). Não havia como trabalhar sem e-mail, estava quente demais para passear com o cão... então decidi usar meus dois braços (enfim!!) para fazer sorvete com os pêssegos e nectarinas que estavam já mais do que no ponto. A receita que usei foi, como sempre, de David Lebovitz. E ainda que ele sugira a substituição de pêssegos por nectarinas, integralmente, achei que não faria mal preparar o sorvete com uma mistura de ambos. Eu estava certa. No entanto, continuo com a balança de cozinha quebrada, e não fazia idéia do peso dos 6 frutos pequenos. Acredito que tenha usado um pouco menos que os 600g indicados no livro, pois o sorvete ficou cremoso apenas ao derreter durante a foto (impossível fotografar sorvete no verão!). Tirado direto do freezer, ao contrário de suas outras receitas, este sorvete de pêssegos e nectarinas ficou um pouco duro. Sem problemas, no entanto, pois o sabor doce e refrescante compensa tudo. [UPDATE: além de usar as duas frutas juntas, aumentei as quantidades de baunilha e suco de limão].

(Muito obrigada a todos que se preocuparam comigo e com esta cozinheira desastrada. Estou feliz em dizer que tudo voltou a normal!!)

SORVETE DE PÊSSEGO E NECTARINA
(quase nada adaptado do livro Perfect Scoop)
Tempo de preparo: 30 minutos + 2 horas de resfriamento + 20 minutos na máquina
Rendimento: 1 litro


Ingredientes:
  • 2 pêssegos médios
  • 4 nectarinas médias
  • 1/2 xíc. de água
  • 3/4 xíc. de açúcar orgânico claro
  • 1/2 xíc. de creme de leite azedo
  • 1 xíc. de creme de leite fresco
  • 1 colh. (chá) de essência de baunilha
  • suco de 1/2 limão

Preparo:
  1. Descasque os pêssegos, retire o caroço e corte-o em pedaços. Faça o mesmo às nectarinas, mas não as descasque.
  2. Coloque as frutas em uma panela com a água e cozinhe em fogo brando por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo, junte o açúcar e deixe voltar à temperatura ambiente.
  3. Bata o conteúdo da panela (frutas e água) no liquidificador, junto com o creme azedo, creme de leite, baunilha e suco e limão. Coloque em uma tigela semi-tampada e leve à geladeira para resfriar.
  4. Faça o sorvete na máquina conforme instruções do fabricante.

4 comentários:

Fer Ayer disse...

Oi, o que é o creme azedo que vc menciona na receita de sorvete de nectarinas?
Obrigada
Fer Ayer (a novata tentando aprender mais)

Ana Elisa disse...

Oi, Fer, o creme de leite azedo é o tal do Sour Cream, que muita gente só conhece em cima de nachos em restaurante de comida mexicana. Eu compro pronto no Santa Luzia, fabricação própria, mas na falta dele você pode fazer em casa. Segundo o site Cooking for Engineers, você pode substituir pela mesma medida de iogurte natural integral.

Fer Ayer disse...

Obrigada de novo...já agradeci no sua postagem de hoje...risos
Beijos

LilianPacheco disse...

Amei seu blog, e obrigada !
Abs
Lilian

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails