domingo, 16 de dezembro de 2007

Bad Food X Good Food

Não comprávamos sorvetes industrializados desde meu aniversário, quando ganhei minha amada sorveteira. Hoje, no entanto, Allex sentiu uma compulsão por sorvete de creme e deparou-se apenas com sorvete de nozes no freezer, para seu desespero. Ainda que eu dissesse que prepararia o sorvete para ele, o rapaz foi enfático ao explicitar sua vontade imediatista e foi ao mercado comprar um pote de 2 litros do sorvete "X", marca popular famosa que por muito tempo foi consumida em minha casa (antes da significativa viagem à Itália que mudou para sempre meu conceito de sorvete).

Sou neurótica sim, pode me internar, dar remédio tarja preta. Eu leio rótulos compulsivamente. Não se pode deixar uma garrafinha de pimenta no balcão da padaria e lá estou eu, olhos espremidos, lendo as letrinhas miúdas do rótulo manchado.

Enquanto o marido preparava um milkshake, eu apanhei o papelão descartado da embalagem, assim como quem não quer nada, e alimentei minha obsessão. Antes que eu começasse a listar em voz alta os ingredientes esdrúxulos (hábito ruim, confesso), Allex prontamente pediu-me que parasse, para que não estragasse seu apetite. Respeitei sua vontade, mas me pus a pensar que, se eu listasse os ingredientes de um Häagen-Dazs, um sorvete caseiro, ou qualquer BOM sorvete, dificilmente qualquer ser humano perderia o apetite.

Para que você (é, VOCÊ, que diz que não consegue parar de comer porcaria) perca seu apetite e comece a fazer escolhas melhores, listo aqui o conteúdo de um sorvete de creme genuíno e de um sorvete de creme da marca X, em nada diferente da marca concorrente Y, ambas provavelmete residindo em seu refrigerador nesse momento.

SORVETE DE CREME DA MARCA X
Leite desnatado reconstituído, açúcar, xarope de glicose, gordura vegetal, manteiga, soro de leite, carbonato de cálcio, aromatizantes, corantes naturais urucum e cúrcuma, espessantes goma guar, goma jataí, carragena, estabilizantes mono glicerídeos de ácidos graxos, polisorbato 80.

SORVETE DE CREME COMO TODO SORVETE DE CREME DEVERIA SER
Leite integral, creme de leite fresco, gemas de ovos, açúcar, extrato natural de baunilha, sal.

Levante a mão quem notou pelo menos 8 itens completamente alienígenas na receita industrial. Mesmo que a gente dê um desconto e diga "Ah, mas o sorvete é Philadelphia-style, não é para ter ovos mesmo, por isso os corantes para deixar mais amarelinho...", a diferença é ainda mais brutal, pois apenas os ovos deveriam ser omitidos, mantendo a lista de ingredientes absolutamente igual: leite, creme de leite, açúcar, sal e baunilha. Ponto.

O melhor de tudo é a propaganda de todas as marcas, X, Y, Z e afins, sobre a qualidade dos ingredientes, o fato de ser natural, cheio de leite, vitaminas, etc e tal. É... muito mais leite. Zero sabor. Zero qualidade. Ver a cara de frustração do Allex com o sorvete X foi engraçado, pois eu apenas fiquei quieta e deixei que ele falasse, enquanto futucava o sorvete com a colher: "Isso não tem gosto de nada... Eles estragaram o sorvete da X. Até a textura piorou...".

Fiquei quieta, provei, e, de fato, o sorvete é puro açúcar. Nada nele lembra baunilha de verdade. E dá licença: MANTEIGA NO SORVETE???

Revolta total.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails