quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Impossível errar com coco e chocolate

Olá. Meu nome é Ana Elisa e eu sou uma viciada em sorvete caseiro. Sim, sim, eu sei que as coisas andam um tanto monótonas por aqui desde a chegada da sorveteira (notem como o termo "a chegada" dá uma conotação de "a família real chegou" ou "deus desceu à terra"... hehehe...); mas não posso evitar. Quem lê esse blog desde o começo conhece muito bem minha antiga frustração com sorvetes brasileiros em geral. E só não tentei ainda meu fabuloso, saudosista, verde-feio sorvete de pistache, porque, convenhamos, os danados são caros prá dedéu. Enquanto isso, fico feliz e impaciente testando todas as receitas "mais em conta" dos livros que tenho. E, com certeza, as mais agradáveis experiências têm vindo do The Perfect Scoop.

Fiquei muito curiosa ao me deparar com essa receita de sorbet de chocolate e coco, mas igualmente ressabiada. A mistura de chocolate, leite de coco e ÁGUA, na minha cabecinha fértil, geraria gelo sabor chocolate, o que não me parece de modo nenhum apetitoso. Tendo todos os ingredientes em casa, porém, e sem temer o porvir, em pouco tempo eu tinha aquela calda rala de chocolate em minha sorveteira.

Como pode-se verificar pela fotografia, o resultado em nada se parece com gelo sabor chocolate. Muito pelo contrário, o sorbet ficou absolutamente macio e aveludado, intenso de chocolate meio-amargo da Callebaut explodindo na língua, suavizado pelo refrescante leite de coco. Estou louca para testar a receita dividindo o chocolate entre meio-amargo e 70% de cacau, para um sorbet ainda mais intenso e um tantinho mais sofisticado. Seu gosto doce combinou maravilhosamente com o que restava do frozen yogurt azedinho e com a calda de chocolate que me esperava na geladeira.

4 comentários:

Agdah disse...

Tudo fica muito bom com coco.

Anônimo disse...

Ana, voce me deixou com agua na boca pois mistura de chocolate com coco, realmente é tudo de bom! Voce poderia passar esta receita pois ja tentei localizar algum site para comprar este livro "The Perfect Scoop" mas, em vão, e eu adoro sorvete e tenho uma sorveteira mas ainda não consegui que ficasse com uma consistência legal.
Abraços, Silvania.

Ana Elisa disse...

Oi, Silvania.

Obrigada pela visita ao La Cucinetta.
O livro The Perfect Scoop pode ser adquirido nos seguintes sites (na livraria cultura custa 62 reais, o que é uma barganha pela qualidade do livro, e eles entregam em casa):

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1890297

http://www.amazon.com/gp/product/1580088082/105-9405875-4278821

Outro livro menos bonito, mas que sempre funciona (comprei na Livraria Cultura) é o The Ultimate Frozen Dessert Book, de Bruce Weinstein e Mark Scarbrough. Apesar de sugerirem muitas frutas em lata e concentrados, ao invés de frutas e sucos frescos, os gelati são muito gostosos (o de doce-de-leite que eu postei é deles, assim como aquele primeiro de chocolate, no comecinho do blog), e sempre dão certo, mesmo sem a máquina de sorvete. Ok?

A consistência do sorvete depende de dois fatores: concentração de açúcar e presença de sal. SE o sorvete for doce demais, não congela. SE doce de menos, vira uma pedra. Num sorvete que não vai muito açúcar, uma pitada ou duas de sal podem fazer a diferença, pois ele também impede o sorvete de congelar, deixando-o mais cremoso. Também a presença de gemas de ovos, pois elas são emulsificantes naturais.

Espero ter te ajudado, e da próxima vez deixe seu e-mail, para que eu possa enviar a resposta direto a você!

Abraços.

Ana Paula disse...

Oi Ana,

Você tem receita de sorvete de coco?

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails