sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Estranha lasagne de palmito

Eu não sou de ficar colecionando receitas que vêm em rótulos, como fazia minha avó. Na maior parte das vezes, sou muito desconfiada para dar atenção a elas, pois acredito que a maioria tenha aquele mesmo gosto apastelado e simplório, sem profundidade, sem textura. Ok, preconceito puro, mas é um julgamento empírico, eu juro. Porém, quando vi, no rótulo do vidrinho de leite de coco, uma receita de lasagne com frango e leite de coco, por algum motivo aquilo me apeteceu. Claro, sem o frango. Imediatamente pensei em substituir o frango por palmito, lembrando-me de uma receita de risotto de palmito e leite de coco que uma amiga do Allex mencionara certa vez. O resultado ficou com certeza interessante, ainda que eu não tenha conseguido livrar-me completamente da acidez do líquido em que estavam conservados os palmitos, o que me leva a crer que seja melhor comprar palmito pupunha fresco para cozinhar da próxima vez. Também não segui a receita a risca, porque qualquer coisa que leve margarina não merece 100% de minha atenção. Fiz meu molho branco como sempre faço, usei apenas metade do pote de requeijão (e da próxima vez pretendo usar ricotta fresca), omiti o caldo de legumes e acrescentei bons punhados de salsinha picada, para um toque refrescante e um pontilhado muito bem-vindo de verde.

LASAGNE DE PALMITO E LEITE DE COCO
(Adaptada de uma receita do leite de coco DuCoco)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 porções grandes

Ingredientes:
  • massa para lasagne Barilla
  • 1/2 copo de requeijão cremoso
  • 250g mussarela fatiada
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 vidro de 500g de palmito em conserva (300g drenado)
  • 1 cebola pequena fatiada fino
  • 1 punhado de salsinha picada
  • azeite de oliva extra-virgem
  • sal e pimenta-do-reino
  • 500ml de leite integral
  • 200ml de leite de coco
  • 2 colh. (sopa) manteiga sem sal
  • 2 colh. (sopa) farinha de trigo
  • 1 pitada de pimenta calabresa em flocos

Preparo:
  1. Refogue a cebola em duas colheres de azeite até dourar e amaciar. Corte o palmito em fatias finas e junte-os à cebola, misturando bem. Acrescente o requeijão e metade do leite de coco, misture, tempere com sal e pimenta e reserve.
  2. Aqueça o leite. Em outra panela, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa bem, em fogo baixo, até que doure. Junte o leite aos poucos, mexendo bem para que não empelote. Continue mexendo até engrossar. Junte o resto do leite de coco, a pimenta calabresa, sal, pimenta-do-reino a gosto e reserve.
  3. Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma travessa com manteiga e espalhe um pouco do molho branco no fundo. Cubra com folhas de lasagna, a mistura de palmito, queijo mussarela e salsinha picada. Cubra com molho e prossiga com as camadas. Cubra finalmente com lasagne, molho branco, mussarela, polvilhe com o parmesão e com o restante das folhas de salsinha. Leve ao forno por 30 minutos ou até que esteja dourado e borbulhante e a massa esteja macia.

2 comentários:

rodrigo disse...

Oi

Uma boa dica com acidez em comida e o uso de bicarbonato de sodio (baking soda). Ontem mesmo eu fiz um molho de peru bolonhesa onde usei um pouco pra tirar a acidez (deixa o molho mais estilo San Marzano, sem aquele azedinho- tomates San Marzano sao menos acidos). A transformacao de qualidade do molho eh impressionante. Quando o hidrogenio (H+) do acido se combina com o HCO3, forma-se H2CO3 que vira agua e CO2 (que sai em forma de gas, formando espuma).
Para saber o quanto usar, use tiras medidoras de pH (eu roubo algumas do meu lab :P ) ou va colocando aos poucos pequenas quantidades e misturando. Quando a reacao (espuma) nao ocorre mais, significa que nao ha mais excesso de H+. O subproduto da reacao eh sodio , entao tem que ter cuidado para salgar apos o controle do pH.

Agdah disse...

A cara ficou ótima...

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails