sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Meu primeiro pão integral

Li o livro da Heidi Swanson numa sentada só, receitas inclusas, e fiquei babando de vontade de usar um montaréu de grãos integrais em saladas, pães, sopas e tudo o mais. O pão acabou hoje, e resolvi preparar outro; e, aproveitando a deixa de Allex, pedindo um integral, fui ao mercado comprar a bendita farinha que eu não tinha em casa, e eccolo: meu primeiro pão de forma integral!

Tive de fazer alguns cálculos para diminuir a receita, que pedia por 750g de farinha, quando eu só comprara 500g. Mas ele ficou de um bom tamanho e com uma cara ótima (e um perfume sensacional) apesar das rachadurazinhas por ter deixado o forno (de novo) aquecer em excesso. Segue a receita do bonitinho, também do Professional Baking:

PÃO DE FORMA 100% INTEGRAL
Tempo de preparo: 10 min. + 2h de fermentação + 20 min. de forno
Rendimento: 1 pão de 22cm


Ingredientes:
  • 350g de água morna
  • 15g de fermento fresco ou 5g de fermento ativo seco instantâneo
  • 500g de farinha de trigo integral
  • 20g de açúcar orgânico
  • 15g de leite em pó desnatado
  • 20g de manteiga sem sal
  • 10g de sal

Preparo:

O mesmo do
pão anterior.

E para quem quiser adaptar qualquer receita de pão, bolo ou doce que tenha farinha como elemento principal (se houver duas farinhas, a principal é a de maior quantidade), vai a dica:
  1. Converta todas as medidas da receita para gramas.
  2. Considere a quantidade de farinha da receita como 100%. A partir disso, calcule a porcentagem das quantidades dos outros ingredientes em relação à farinha. Isso dará a você a relação invariável entre os ingredientes. São apenas regras de 3. A partir disso, você pode diminuir ou aumentar a receita na proporção que quiser, de acordo com sua forma ou sua necessidade.
  3. Exemplo: se sua forma é de 20cm e a receita pede por uma de 25cm, você precisa reduzir a receita original em 20%. Comece calculando quanto é 80% da quantidade original da farinha, e esse novo valor passará a ser o 100% da receita. Recalcule o restante dos ingredientes de acordo com as porcentagens que você estabeleceu anteriormente: se sua farinha era 100g, passou para 80g; e o açúcar era 50% da farinha, continua sendo, e passa de 50g para 40g, e assim por diante. Se necessário, aumente ou diminua um pouco o tempo de forno.
  4. Para uma conversão mais fácil para quem não tem balança: 1 ovo grande costuma pesar 47g, sua clara, 28g e sua gema, 19g; um ovos extra-grande (que eu sempre uso) costuma pesar 65g; 1 xícara de farinha pesa aproximadamente 120g; 1 xícara de manteiga, mais ou menos 200g e 1 colher (sopa), 20g; 1 xícara de açúcar, 150g; se for mascavo, 180g; de fubá, 150g; 1 xícara de mel, 300g.

6 comentários:

Aian Cotrim disse...

Comer é maravilhoso, sabemos desde cedo... Cozinhar é algo supremo, e aprendemos mais tarde. Escrever sobre tudo isso é divino, inefável. Seu blog dá fome e vontade de cozinhar, prova de que a sua escrita leve e sensorial cumpre a mais alta função que se poderia dedicar às letras em gastronomia.
Acompanho atentamente lastimando por não ter condições de reproduzir muitas coisas pela falta de condições da minha humilde república e também da minha cidade do sul da Bahia.
Para compensar as vontades só comendo acarajé...

Dinha disse...

Ana, que beleza de pão...

carladuc disse...

Parabéns pelo Blog! Tenho aprendido muito por aqui. :)

Segui esta receita de pão integral e ficou maravilhoso! Obrigada por postá-la. :)

Abraço,

Bru disse...

Ana, fiz o pão com algumas mudanças e aprovei!
Coloquei a receita no meu blog e te linkei.

Adoro sua cozinha!
bjs

Unknown disse...

Oi Ana,
Acompanho sempre seu blog, adoro o jeito como você escreve!
Por sua causa me aventurei no mundo dos pães, e alguns já dão certo! Nessa receita, porém, embora o pão asse perfeitamente e fique super macio, sempre fica com um gosto meio amargo ao final, não sei se é do fermento (uso o fermento seco instantâneo da Fleischmann) ou da farinha integral. Já tentei colocar mais sal e açúcar mas o gosto não muda, e o marido se recusa a comer....rs.
Alguma ideia de porque isso acontece?

Outra coisa, você já conseguiu fazer os pães sourdough? Eu queria começar, mas para isso preciso de receitas, e não consigo encontrar com muita facilidade.

Beijo para você, e parabéns pelo blog e pelos pimpolhos!
Ágata

Fabiana Franco disse...

Fiz pao sueco q é só farinha integral, iogurte e sal ( bem esticadinhoq nem torrada) e tb fico amargo...entao é a farinha mesmo

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails