
De volta, não conseguia parar de pensar naquele gosto de outono, e quando vi uma garrafinha de azeite de oliva aromatizado com trufas negras, quase caí para trás. E era muito barato! Comprei-a e usei-a sem dó. Não houve uma pessoa em casa que não tenha torcido o nariz para o perfume forte e estranho de terra úmida sob folhas caídas de uma floresta em pleno outono europeu. No entanto, quando fui ao mercado comprar uma segunda para substituí-la, o choque: não havia mais nenhuma e disseram-me que não fazia mais parte da lista de importações.
Por 3 anos, lamentei a ausência de meu Olio al Tartufo, e por 3 anos namorei essa garrafinha da foto, aromatizada com trufas brancas, mas que custava o absurdo de 68 reais. Fala sério: até eu tenho limites.
Hoje dei pulinhos no supermercado ao encontrá-la em promoção por metade do preço! E não agüentei. Sequer fingi qualquer espécie de resistência: não precisei pensar duas vezes para colocá-la na cestinha. Estou maluca, agora, para usá-la para refogar cogumelos, para o spaghetti aglio e olio, e para minha utilização favorita: purê de batatas! Não há como descrever como um simples purê de batatas ganha vida com um fio de azeite de trufas! Nham-nham-nham...