segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Almoço de domingo sem complicações

Você não precisa necessariamente cozinhar para reunir família ou amigos em sua casa para um farto, demorado, preguiçoso porém animado almoço de domingo. E mesmo que você nunca tenha fritado um ovo em sua vida, estou certa de que o pequeno evento o fará ter vontade de tentar. Afinal, existe coisa melhor do que reunir pessoas de que se gosta para jogar conversa fora, enquanto come-se e bebe-se bem? Siga as dicas abaixo, e tudo dará certo:

  1. CONVIDADOS: Se é a primeira vez, comece com um número pequeno, como três convidados além de você. Chame-os com uma semana de antecedência, para que todos possam confirmar e para que você possa se planejar; mas deixe claro de que é um almoço fechado, que você está fazendo especialmente para aquelas pessoas. Se em sua casa seus amigos e familiares estão acostumados ao esquema "sempre cabe mais um, é só comprar mais cerveja", pode ser que fique frustrado ao ver 10 pessoas em sua sala com apenas quatro porções para servir.

  2. CARDÁPIO: Se todos confirmaram presença, pense no que vai servir. Leve em conta se há algum vegetariano no grupo, intolerante a lactose ou qualquer outra restrição alimentar. Não é preciso preparar um almoço de oito pratos como fazia sua avó. Pense em uma refeição simples, mas em várias etapas, para que se possa ficar muito tempo à mesa. Para não se atrapalhar no fogão, apenas o prato principal deve ser quente. No verão, as pessoas ficarão felizes em ver pratos frios à mesa. Atenha-se à culinária mediterrânea, que está repleta de pratos fáceis e saborosos, de poucos ingredientes. Dê preferência a pratos que possam ser preparados com antecedência, para que você não fique louco de ansiedade no dia D.

  3. BEBIDAS: Não exagere nas bebidas alcóolicas. Se for servir cerveja, pense em 3 longnecks por pessoa, no máximo. Destilados, apenas como aperitivo, e uma dose só. Você não quer gente bêbada à mesa e isso não é um churrasco de faculdade. Tenha sempre água mineral na geladeira e uma ou duas opções de suco ou refrigerante, caso as pessoas recusem a bebida alcoólica. Para quatro pessoas, duas garrafas de vinho bastam, caso essa seja a opção (lembre-se de que o certo é servir no máximo meia taça por vez, é feio encher o copo até a boca).

  4. DECORAÇÃO: A única coisa que você tem de fazer é LIMPAR SUA CASA DE FIO A PAVIO. Nada pior do que apoiar a mão na pia da cozinha e senti-la engordurada, ou espirrar por causa do pó do sofá. Receber gente com a casa bonita é um sinal de que s visita é importante para você. Na hora de montar a mesa, use uma toalha bonita, ou jogos americanos que não estejam manchados. Não tem importância usar guardanapos de papel. Ninguém está tentando se passar por algo que não é. Se sua mesa comportar, compre um vasinho de flores bem baixinho com pouco perfume (para não ficar na cara de ninguém e não ficar enjoativo) e coloque no centro. Abra bem as janelas da casa de manhã para o sol entrar, acenda um incenso para perfumar a casa e escolha algumas músicas gostosas e suaves para tocarem durante o almoço.

  5. PÃO: não pode faltar, do começo ao fim da refeição. No domingo de manhã, vá até a padaria e compre pães quentinhos para ficarem à mesa. Pode ser uma mistura de pãezinhos de couvert, pães de queijo, ou simplesmente pão francês e/ou italiano fatiado e deixado em uma tigela ou cestinha no meio da mesa.

  6. ANTIPASTO: Sirva duas ou mais opções de petisco para quando seus convidados chegarem. Isso evita aquele olhar perdido de pessoas sem nada para fazer enquanto não chegam todos, além de abrir o apetite. Não é preciso retirá-los ao se sentarem: as pessoas quererão continuar beliscando entre um prato e outro e mesmo após. Não tenha a menor vergonha de, no sábado, ir até a delicatessen ou rotisserie de confiança e comprar antipasti prontos. O que importa é que sejam apetitosos. Ou então, simplesmente corte em cubinhos o queijo de sua preferência e sirva com azeitonas sem caroço, assim, sem tempero mesmo. Precisa mais do que isso?

  7. ENTRADA: Uma salada é a opção mais fácil, e limpa o paladar entre o antipasto e o prato principal. Os italianos costumam comer a salada no final, mas é difícil incutir esse costume aqui. Particularmente, não gosto quando são servidos alface de um lado, tomate do outro, cenoura ralada e o azeite na sua frente. Ninguém come, porque não tem gosto. Compre um pacote de folhas variadas, tempere com uma mistura de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino e cubra com croûtons de alho comprados prontos. Impossível ser mais simples. Coloque em uma saladeira bonita e leve à mesa, ou arrume nos pratos em porções pequenas, quase do tamanho de um acompanhamento.

  8. PRATO PRINCIPAL: Não se complique. Um bom spaghetti al sugo, se preparado direito e com carinho, será melhor do que qualquer prato sofisticado preparado por alguém sem experiência. Seus amigos estarão mais encantados com o fato de você cozinhar para eles do que com o resultado em si. Não tente impressionar, seja fiel a você mesmo. Lasagne são fáceis de se preparar, porque, dependendo da receita, é apenas uma questão de montar três ou quatro ingredientes comprados prontos. E você pode fazê~la com a maior calma do mundo, cobri-la com filme plástico e deixá-la na geladeira, para assá-la em vinte minutos no dia seguinte. Caso mesmo isso o assuste por enquanto, não cancele seu almoço: dê outro pulo à rotisserie e compre-a pronta (mas fresca! Não valem essas congeladas de supermercado, que são intragáveis e salgadas como o mar de Santos), ou mesmo um frango assado com farofa, a escolha é sua. Pergunte ao balconista a melhor forma de esquentá-lo em casa, e bom almoço!

  9. SOBREMESA: Novamente, mantenha-se simples. Sorvete ou aquela torta de limão da sua padaria preferida sempre fazem sucesso. Evite bolos ou doces muito pesados e dê preferência a uma sobremesa mais refrescante. Uma boa pedida é deixar alguns cachos de uva na mesa junto com os doces. Eles desaparecerão rapidinho. Se quiser dar uma de italiano, sirva um belo pedaço de parmesão também. Além de ajudar na digestão e terminar de dar a sensação de saciedade, estudos revelam que seu consumo após as refeições ajuda a previnir cáries e placa bacteriana.

  10. CAFÉ: Um cafézinho tirado na hora não pode faltar. Você não tem uma cafeteira? Vá ao supermercado e compre um funil de plástico para café e filtros de papel. A melhor solução para quem só toma café quando tem visita e não quer gastar dinheiro. Chame todos para tomar café no sofá, para estender a conversa. Dê alguns minutinhos e, se você tiver um licor gostoso dando sopa, essa é a hora de servi-lo.

  11. CHÁ: Se já se passaram horas desde que o almoço aconteceu e o papo continua muito bom, ofereça um chá (tenha à mão umas três opções). É digestivo e, se você estiver querendo acabar com a festa sem ser mal educado (porque afinal, tem que tocar sua vida), o chá quentinho terminará de deixar todos sonolentos, e seus convidados imediatamente lembrarão que suas camas os esperam em casa.
Com isso, você vê que mesmo que só ligue o fogão para esquentar a comida, pode ter um almoço de domingo como os da sua infância, e que não cozinhar não é desculpa. Retome esse hábito. Proponha a seus amigos de reunir-se assim um domingo por mês, ou um domingo na casa de cada um. Essas pequenas coisas influenciam diretamente em sua qualidade de vida. Bom almoço de domingo! E não se esqueçam de me convidar! ; )

4 comentários:

Anônimo disse...

adorei suas dicas,,,,obrigada,,,!!

Mônica disse...

Nossa, Ana, este final de semana mesmo eu falei com uns amigos que queria preparar algo para comermos lá em casa, entre uma garrafa de vinho e uma boa música...e eis que vejo estas tuas deliciosas dicas...fiquei até emocionada (acho que todos se emocionam com a perspectiva de almoços/jantares preparados com carinhos para pessoas queridas, não é mesmo?!). Valeu mesmo!!

Andrey Bibiano Jardim disse...

Oi. Gostei do blog....Vou deixa-lo como favorito. Eu adoro cozinhar tb, e sempre chamo amigos em casa.

Livia Luzete disse...

Adorei todas as dicas mas ressalto essa "o chá quentinho terminará de deixar todos sonolentos".

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails