quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Pão de Forma 2 - a missão!


Este é com certeza o pão de forma definitivo, que faz com que você perca a vontade de testar novas receitas! Branco, denso e macio por dentro, com casca dourada escura e firme, sem ser dura. Absolutamente perfeito para a torradeira. Com ele, consegui o aval de meu namorado para não mais comprar pão branco industrializado! A receita é o resultado de uma mistura daquilo que encontrei na internet e tudo aquilo que sei sobre pães, de modo que sua autoria perdeu-se no processo. Digamos que seja um pouco minha e um pouco de todo mundo...

PÃO DE FORMA PERFEITO
tempo de preparo: 15 minutos + 1 hora para crescer + 45 minutos para assar
rendimento: um pão grande, de mais ou menos 1,1kg

Ingredientes:

  • 5 xícaras de farinha de trigo + 3 colheres de sopa
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mais ou menos 1/2 xícara)
  • 4 g de fermento biológico seco (1/3 do envelope de 10g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 xícaras de leite integral
Preparo:
  1. Aqueça um pouco o leite. Em uma tigela, coloque as 5 xícaras de farinha, o sal, o açúcar, o fermento e a manteiga. Misture bem com uma colher de pau (não se importe com os pedaços de manteiga).
  2. Junte o leite morno aos poucos, misturando com a colher até começar a formar uma massa. Se depois de a massa ter absorvido toda a farinha, ela ainda estiver grudenta demais para segurá-la com as mãos, vá acrescentando uma a uma as colheres de farinha adicionais e amassando com as mãos, até que ela comece a desprender-se da tigela.
  3. Polvilhe um punhado de farinha em uma mesa ou na pia limpa e sove a massa vigorosamente. Ela grudará bastante nas mãos no começo, mas depois de uns 5 minutos ficará lisa e uniforme, e não grudará mais. Coloque-a em uma tigela limpa untada com óleo/azeite e gire a massa para cobri-la com a película de óleo. Cubra com um pano e deixe dentro do forno apagado com a luz acesa por 30 minutos. A massa dobrará de tamanho.
  4. Volte a massa para a mesa ou pia levemente enfarinhada, soque-a e sove novamente, por 1 minuto, para tirar-lhe o ar. Deixe-a num formato alongado, que caiba no fundo de uma forma de bolo inglês de mais ou menos 11 x 28cm. Unte a forma com óleo/azeite e um pouco de farinha, coloque ali sua massa, cubra com o pano e deixe descansar em lugar sem vento por mais 30 minutos. Enquanto ela dobra de tamanho novamente, pré-aqueça seu forno a 220°C.
  5. Retire o pano e leve ao forno quente por 45 minutos (lembre-se de não bater a porta do forno nem abri-la antes de terminado o tempo). Desenforme com cuidado (ele deve sair fácil) e deixe esfriar completamente antes de servir, pois a casca amolecerá neste tempo.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails