segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Frango assado???

Sim, frango assado. Se você for vegetariano, pode parar de me julgar agora, porque isso é feio, e leia a história inteira.

Foram dezenas os domingos que passei na casa de minha avó materna, comendo frango assado com batatas, torta de palmito e gnocchi ou lasagne de tomate. A refeição era tão esperada e tão frequente, que me lembro da sensação da colher raspando o pratinho fundo de plástico cor-de-abóbora, do cheiro do molho de tomate se misturando à massa flocosa da torta, da casquinha crocante das batatas, de meu bumbum infantil afundado na almofada excessivamente macia do sofá antigo, pézinhos para cima, balançando de satisfação, da coca-cola choca no copo de vidro pesado, suando sobre o tampo de pedra da mesa de centro.

Desde os meus quinze anos, quando minha avó faleceu, vinha tentando recriar alguns dos meus momentos favoritos de infância que ela proporcionara, lidando com a dificuldade de não ter as receitas originais e de, eventualmente, ter parado de comer carne.

Este foi o primeiro Natal do pequeno matador de dragões, que minha avó teria amado tanto conhecer. Bom garfo como é, ter-se-ia imediatamente tornado mais um fã incondicional da cozinha sem pressa da bisavó, e teria sido sua vez de raspar o pratinho cor-de-abóbora e guardar na memória os gostos daquele amor em forma de comida.

Por isso, e por ter tantas saudades, achei apropriado usurpar o almoço de Natal para tentar recriar um dos cardápios mais tradicionais de meus domingos infantis: frango assado com batatas, lasagne de tomate, torta de palmito.

Preparar o frango (orgânico, claro) foi um prazer para o meu eu curioso, essa parte minha que quer preparar carnes para testar técnicas culinárias, apesar de não querer comê-las. Comprei dois frangos inteiros, que vieram com os miúdos (e ainda tenho de ver o que fazer com eles), e escolhi uma receita muito simples de Nigella: frango com limão. Apesar da receita não pedir para que se amarrassem os frangos, corri para o Professional Chef para saber como fazê-lo, e me atrapalhei um bocado tentando passar o barbante pelo frango já lambuzado de manteiga. O marido ria do meu lado, filmando a epopéia toda. "Mas onde você vai colocar esse limão?", perguntou ele, ao que respondi com um olhar maldoso.

Os bichinhos ficaram mais tempo no forno do que eu esperava, até que suas peles ficassem douradas e crocantes, e sua carne macia. Confesso que, nunca tendo assado um pedaço de carne antes, estava apavorada com a ideia de servir frango cru, sem gosto ou ressecado. No entanto, quando destrinchei as aves para levá-las à mesa, a coxa se desprendeu facilmente com um leve puxão dos dedos, e a carne estava toda assada, perfumada, úmida e incrivelmente macia. As batatas, cozidas primeiro antes de irem para a assadeira, estavam macias por dentro e com uma casquinha crocante que nunca consegui de outra forma, tendo absorvido o sabor da gordura do frango. O limão mal se sentia, ao contrário do que imaginava. O que ele faz é muito mais cortar o gosto da gordura e ressaltar o sabor da carne.

Nunca comi um frango como esse depois da morte de minha avó. Pronto, falei.

Queria ir até a Inglaterra e abraçar a Nigella. ;)

O cardápio foi aprovado por todos, e enquanto eu quisesse arrancar lágrimas dos meus pais, quem chorou fui eu ao levar o almoço à mesa. Pra você, vó.

Para o frango, pré-aqueça o forno e 220ºC. Escolha um frango orgânico (sempre) de cerca de 1,5kg, para 4 pessoas. Quando ele estiver em temperatura ambiente, lave-o e seque com papel-toalha. Coloque meio limão siciliano  na cavidade e polvilhe um pouco de sal dentro e fora do frango. Esfregue com cerca de 25g de manteiga (1 colher generosa) toda a pele e coloque-o na assadeira. Se quiser, amarre o frango com um barbante, juntando as coxas e as asas mais para perto do corpo, para garantir que ele asse todo por igual e não perca muita umidade. Regue com um pouco de azeite e polvilhe pimenta-do-reino moída na hora.
Para as batatas, prepare tantas quanto couberem folgadamente no espaço restante da assadeira. Sem descascar, corte em pedaços iguais e cozinhe em água com sal até ficarem macias. Escorra e volte-as à panela para secarem um pouco. Então espalhe-as em volta do frango e regue com um pouco de azeite.
Leve a assadeira ao forno por 1h15m, ou até que o frango esteja dourado e muito macio. No caso de dois frangos, esse tempo aumenta consideravelmente. Quando estiver pronto, retire do forno e regue com o suco da outra metade do limão, temperando com mais um pouco de sal e pimenta. Deixe descansar uns 15 minutos antes de destrinchar e servir.

Receita de Nigella Lawson, do lindo livro Feast.

Espero que todos tenham tido um excelente Natal. ^_^

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails