sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Zuppa di Farro

Minha casa inteira está com cheirinho de feijão no fogo, cozido com alho, sálvia e alecrim. Talvez por isso tenha me lembrado dessa sopa sensacional, pela qual o Allex tira o maior sarro da minha cara, mas eu sempre digo: é a melhor sopa de feijão que já comi.

Por um tempo acreditei que fosse por causa do lugar. Eu estava em uma trattoria muito gostosa e aconchegante em Lucca, uma cidade no meio da Toscana, após horas caminhando com uma mochila de 15kg nas costas. Pedi a sopa, especialidade local, um vinho Chianti, que casou muito bem com a robustez da sopa, e, de sobremesa, uma estranheza: torta coi becchi, ou torta de verduras. Pois é, sobremesa de espinafre e escarola! Incrivelmente doce e saborosa, não me importa o quanto torçam o nariz para ela.

Fiquei completamente noiada na sopa quando voltei para o Brasil, mas não conseguia o ingrediente principal, responsável por parte do sabor e muito da textura: o Farro, uma espécie de trigo cultivada desde a época dos romanos. Até o dia em que o encontrei, cerca de 2 anos depois, numa prateleira no Santa Luzia. Benzadeus! Fui direto para a cozinha. Farro, feijões borlotti, cannelini, alecrim, alho, passata di pomodoro, e eccola: zuppa di farro. Um fiozinho de azeite por cima, pão rústico para chuchar na sopa, e eu estava nos céus! Só faltou estar na Toscana bebericando Chianti local.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails