sexta-feira, 27 de julho de 2007

Bolo fácil de amêndoas


Um potinho de amêndoas moídas estava dando sopa em minha geladeira havia já algum tempo e eu ainda não decidira o que fazer com ele. (Aliás, se você mantiver qualquer tipo de nozes, inteiras, em pedaços ou moídas, em sua geladeira, elas duram cerca de 4 meses.) Ontem à tarde, entediada e com vontade de mordiscar qualquer coisinha doce, resolvi fazer um bolo muito fácil, simples e suave, conhecido como génoise.

Génoise é uma massa leve e aerada, produzida pelo método da espuma. Como não há fermento, todo o crescimento se deve ao volume dos ovos batidos com o açúcar e a quantidade de ar incorporada durante o processo. Por isso a primeira etapa costuma ser feita em batedeira em alta velocidade, mas a segunda etapa — adição de farinha — costuma ser feita à mão, com uma espátula, rápida e cuidadosamente, para que nenhum ar e volume seja perdido. A génoise é perfeita para bolos em camadas e sua massa é bastante versátil, podendo apresentar sabores os mais diversos. Neste caso, transformei uma génoise comum em uma génoise de amêndoas, mas se você quiser, pode simplesmente substituir as amêndoas moídas (também vendidas como "amêndoas em pó" ou "farinha de amêndoas") pela mesma quantidade de quaisquer outras nozes. E pode também substituir o aroma de baunilha por aroma de limão, rum, nozes, avelãs, o que bem entender, criando sua combinação favorita. A cobertura é apenas chocolate derretido com um nadinha de leite, glucose e açúcar baunilhado, mas pode ser substituído por sua cobertura favorita ou simplesmente uma camada fina der açúcar de confeiteiro.

GÉNOISE DE AMÊNDOAS
Tempo de preparo: 20 min + 20 min no forno
Rendimento: 8 fatias


Ingredientes:
  • 2 ovos extra-grandes orgânicos (110g) + 2 gemas (35g) em temperatura ambiente
  • 110g de açúcar orgânico claro
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colh. (chá) de essência de baunilha ou limão
  • 75g de farinha comum ou tipo 00
  • 85g de amêndoas sem pele moídas
  • 25g de manteiga sem sal

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 190ºC e unte com manteiga e farinha uma forma redonda de 20cm de diâmetro.
  2. Coloque os ovos, as gemas, o açúcar, o sal e a baunilha na tigela da batedeira e bata em velocidade alta até que os ovos fiquem amarelo esbranquiçados e muito fofos, duplicando ou até triplicando de volume. Pode levar 10 minutos. Enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira, reservando, e peneire a farinha em outro pote, misturando com as amêndoas.
  3. Desligue a batedeira e, com uma espátula grande, junte 1/4 da mistura de farinha aos ovos, mexendo de baixo para cima, em movimentos circulares, incorporando bem um ao outro sem perder o volume dos ovos, até ficar homogêneo. Repita a operação até que não reste mais farinha e amêndoas.
  4. Junte a manteiga derretida já fria e misture bem, cuidadosamente.
  5. Despeje a massa na forma com cuidado, sem bater na forma, para que não se percam as bolhas de ar. A massa estará bem mole e clara, e assentará sozinha na forma. Coloque no forno por 20 minutos até que a superfície esteja ligeiramente dourada e um palito inserido em seu centro saia limpo. NÃO ABRA O FORNO ANTES DE 20 MINUTOS.
  6. Retire e deixe esfriar completamente antes de desenformar e aplicar sua cobertura de chocolate favorita.
Para uma génoise comum, siga os mesmos passos, mas omitindo as amêndoas, as gemas extras e 25g do açúcar. Para um bolo de camadas, duplique a receita e asse ao mesmo tempo (na mesma prateleira do forno) em 2 formas de 20cm, esperando que esfriem antes de aplicar o recheio e a cobertura. A génoise, tanto comum quanto de amêndoas, é excelente apenas coberta de chantilly fresco, morangos maduros e açúcar baunilhado.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails