Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

De volta às gordices: bolo de Guinness e coincidências




Ontem foi aniversário do marido. E eu não havia feito bolo. Havia feito pouca coisa da vida, na verdade, tendo passado a semana chafurdando num trabalho urgente em processo de finalização. Tinha uma reunião em São Paulo, e resolvi que, antes de sair, daria um jeito de fazer um bolo para cantarmos parabéns à noite. Não que ele faça questão. Mas eu odiaria deixar passar a oportunidade de um aniversário para preparar um bolo com cobertura. Um bolo de Guinness, coisa que sempre me apeteceu mas eu nunca fizera, e que tinha tudo a ver com o aniversariante. Mas precisava ser muito rápido de fazer, pois eu tinha hora para sair e ainda precisava largar as crianças na avó antes de ir à reunião.

Nigella ao resgate!

Bolo perfeito, feito numa panela só e uma colher, usando tudo o que eu tinha na despensa, e ainda podendo tirar do forno e largar o bicho esfriando em cima do fogão enquanto eu ia trabalhar, para apenas voltar no fim do dia e colocar a cobertura.

Bingo.

E bolo perfeito de fato. Denso e intenso de chocolate, com qualquer coisa que faz você pensar na cerveja, na verdade, só porque você sabe que ela está lá. Tem algo de caramelo. E eu poderia facilmente me viciar em cobertura de bolo feita de cream cheese, azedinha-doce, cremosa, deliciosa. Vício. Facim, facim.

Cantamos parabéns, só nós quatro, Thomas canta bonitinho, ajuda a assoprar as velinhas, e sirvo um pedaço para o moleque e um naquinho para a moçoila. Vou à sala ver qualquer coisa e quando volto à cozinha, Madame Bochechas segura o prato na vertical junto ao rosto, nariz amassado contra a louça, lambendo a cobertura que seus dedinhos não conseguiram apanhar.

¬_¬

Pura gordice, lamber o prato.

Agora da parte das coincidências, vejo um comentário da Pat falando sobre um bolo com Guinness internet afora, e achei que ela falava de algum post antigo. Enquanto apanho o livro da Nigella para verificar a receita e terminar de escrever esse post, me dá um siricotico de ir lá no TK ver que bolo ela preparara, já que sei que, como eu, ela tem dúzias de receitas de bolo de chocolate com Guinness. E pimba! Pat fez o mesmo bolo. o_O

Então, deixo aqui apenas o link para o post dela, que, inclusive, tem uma foto que faz muito mais jus ao resultado do bolo do que essas tiradas à noite com luz de cozinha. ;)

BOLO DE CHOCOLATE COM GUINNESS E COBERTURA DE CREAM CHEESE
Receita AQUI.