Com pouquíssimas modificações, acredito que tenha melhorado a receita de blueberry muffin de Nigella, considerando que, por aqui, conseguir mirtilos frescos ou congelados que sejam suficientemente doces para contrabalançar uma massa neutra seja quase impossível.Levei-os hoje para o café da corrida. Apesar de terem agradado, ainda tenho vivo na memória o blueberry muffin do Farmer´s Market de Los Angeles. E, assim como foi com os brownies, não descansarei enquanto não encontrar (ou criar) uma receita que me remeta à leveza de sua massa e a doce casquinha quebradiça e açucarada que cobria seu topo.
BLUEBERRY MUFFINS
(quase nada adaptado do livro How to be a domestic goddess, de Nigella Lawson)
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 12 muffins médios
Ingredientes:
- 100g de manteiga sem sal derretida e fria
 - 1 1/2 de xíc. de farinha de trigo
 - 1/2 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
 - 2 colh. (chá) de fermento em pó
 - 1/2 xíc. de açúcar cristal orgânico (e um pouco mais para polvilhar)
 - 1/2 xíc. de iogurte integral
 - 4 colh. (sopa) de leite integral
 - 3 colh. (sopa) de água
 - 1 ovo extra-grande orgânico
 - 1 xíc. cheia de mirtilos frescos ou congelados
 
Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe as formas de muffins, ou forre-as com forminhas de papel.
 - Misture com uma colher todos os ingredientes secos em uma tigela e o restante (menos os mirtilos) em outra. Junte o conteúdo líquido ao seco e misture de forma rápida e leve os ingredientes, não se preocupando com pelotas. Se você misturar demais, os muffins ficarão pesados e densos.
 - Junte as frutas e misture rapidamente, para espalhá-las na massa. Preencha as forminhas até 3/4 de sua capacidade. Polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno por 20 minutos. Sirva morno ou frio. Se for comê-los no dia seguinte, guarde-os em um recipiente bem fechado por não mais de 3 dias, pois as frutas começam a deteriorar.