Nham-nham... Esta foi minha mais recente experiência. A receita é do livro How to be a domestic goddess, de Nigella Lawson. Preciso dizer que tenho um certo trauma com esse livro. Como sou cabeçuda, me recuso a comprar um processador de alimentos ou uma batedeira. Nigella, contudo, é a rainha da praticidade, e por isso vez ou outra me deparo com uma receita sua feita inteira em um processador (como é o caso desta). Nem sempre, no entanto, temos braço para fazer com um fouet ou uma faca o que ela pede especificamente. Mesmo porque sua receita provavelmente JÁ foi adaptada para o uso do equipamento. Resumindo, muitos bolos e muffins já foram do forno para o lixo por não terem atingido a consistência certa.Esses cupcakes, porém, foram uma agradável surpresa. Ficaram incrivelmente macios e aerados, desmanchando na boca, doces sem serem enjoativos, com um gosto suave de café expresso. Recomendo-os enormemente como aqueles doces para adultos que não apreciam as sobremesas infantis saturadas de açúcar...
[UPDATE: Tanta gente me mandou e-mail pedindo essa receita, que aqui está, com minhas devidas adaptações (uso pó para espresso em lugar de Nescafé)...]
CUPCAKES DE CHOCOLATE E CAFÉ
(Ligeiramente adaptado de How to Be a Domestic Goddess)
tempo de preparo: 1 hora
rendimento: 12 cupcakes
Ingredientes:
(cupcakes)
- 1/2 xíc. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
 - 1/2 xíc. açúcar mascavo
 - 2 ovos extra-grandes, orgânicos
 - 3/4 xíc. de farinha com fermento
 - 1 colh. (sopa) de cacau em pó (de qualidade, preferencialment belga)
 - 1 colh. (sopa) de pó para café espresso (eu uso o da Cafeera, muito perfumado e com pouco amargor)
 - 55g de chocolate meio-amargo derretido
 - 1-2 colh. (sopa) de leite
 
- 300g de chocolate meio amargo
 - 1/4 xíc. de manteiga sem sal
 - 1 colh. (chá) de pó para espresso, passada na peneira para diminuir os grãos
 
Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 205ºC.
 - Bata a manteiga e o açúcar em uma batedeira ou processador, até ficar bem cremoso. Acrescente um ovo de cada vez, batendo bem.
 - Misture em uma outra tigela a farinha, o cacau e o pó de café. Vá acrescentando essa mistura seca aos poucos na mistura cremosa, batendo bastante até ficar com uma massa uniforme.
 - Junte o chocolate derretido. A massa estará bastante encorpada. Afine-a com o leite. Coloque uma colher, analise a consistência. Se ainda estiver muito grossa, junte a outra colher.
 - Coloque forminhas de papel manteiga em 12 formas de empada ou uma forma de muffins com 12 buracos (não precisa untar, mas se não achar as forminhas, unte com manteiga e farinha as formas de metal). Derrame a massa em cada uma (preenchendo 3/4 da capacidade) e coloque no forno por 15-20 minutos até que um palito saia limpo de um deles. Retire e deixe esfriar completamente.
 - Enquanto estão esfriando, faça a cobertura. Coloque o chocolate picado, a manteiga e o café em uma tigela grande e coloque em banho-maria (com cuidado para o vapor não encostar no chocolate). Misture bem até que fique homogêneo.
 - Nigella sugere que você corte o topo dos cupcakes para que a cobertura fique retinha sobre eles. Com certeza fica bonito. Mas eu, pessoalmente, não me importo com a aparência desmazelada dos bolinhos, e não gosto de desperdiçar comida. Então apenas derrame em colheradas a cobertura sobre cada cupcake frio e desenformado, espalhando bem. Ela escorrerá um pouquinho, mas endurecerá rapidamente.