terça-feira, 29 de abril de 2014

Mingau de quinua, pacote-maternidade e cozinha esquizofrênica


Para ser mãe, antigamente, tecnicamente falando, bastava parir um bebê. Ou adotar um. Hoje em dia, ser mãe é como contratar TV à cabo. Acompanhe meu raciocínio...

Mulher resolve que quer ter um filho, e fala com o atendente:
"Oi, moço, bom dia."
"Bom dia, minha senhora. Em que posso estar te ajudando?"
"Então... eu quero ser mãe."
"Perfeito, minha senhora. Confirme alguns dados cadastrais, por favor."(...) "Perfeito. Então, estou vendo aqui no seu cadastro que você é vegetariana."
"Isso."
'Ok... então eu posso estar te oferecendo o pacote Natureba-Master."
"E o que vem nesse pacote?"
"Um momento... O pacote Natureba-Master inclui o vegetarianismo que a senhora quer... e fralda de pano, reciclagem, minhocário, roupinha de algodão orgânico de segunda mão, amamentação até os 3 anos em livre demanda, música de ninar no violão e pandeiro e nome de entidade hindu pra criança, com grafia em português."
"Putz... esse pacote é meio que muita coisa pra mim. Sabe o que é? Eu queria amamentar até 1 ano e meio, e tipo usar fralda descartável. E meu bebê vai ter o nome daquela princesa da..."
"Não, não, minha senhora. Disney não pode."
"Como assim?"
"No pacote Natureba-Master não tem TV nem Disney. Só trabalhos manuais com massinha feita em casa e papel reciclado. E precisa ser fralda de pano. O que eu posso fazer, é a senhora poder estar contratando a amamentação até os 3 anos mas depois dizer que a criança perdeu o interesse com um ano e meio, se quiser."
"Mas continua sendo muita coisa, moço. Não tem uma opção só de vegetariano, mesmo?"
"Um momento, minha senhora..." (...) "Olha, eu tenho aqui um pacote mais simples... o Mini-Hipster. É fralda de pano de noite, fralda descartável de dia... Mas o berço precisa ser de alguma loja de decoração moderna e obscura, o bebê tem que usar camisetas de referências a séries de cultura pop irônicas... ah, mas é vegan."
"Mas e se eu usar o berço que era da minha tia?"
"Não pode, senhora. A senhora precisa estar escolhendo um pacote fechado de estilo de maternidade."
"Mas não pode misturar?"
"Não, minha senhora. Nesse caso, se a senhora estiver tentando misturar, a senhora receberá avisos de que é uma mãe horrível."

...

Esse é o tipo de discussão sem pé nem cabeça entre mães ou entre mães e parentes, que tenho acompanhado na vida real e internet afora ultimamente. Conforme as mulheres que eu conheço vão ficando grávidas, vou proclamando: "Bem-vindas ao reino das mulheres eternamente erradas." ;)

É meio engraçada essa cobrança por uma consistência imaginária. E eu não sou só a vítima – já acusei os outros do mesmo jeito, mães ou não: achava absurdo meu marido vegetariano comer Cheetos e Miojo, como se vegetarianismo fosse sinônimo de naturebice. Povo xinga porque não gosto da onda das princesas, mas se minha filha calha de aparecer vestindo qualquer coisa rosa, xinga de novo porque rosa é coisa de princesa (hein??) e eu disse que não gostava. Xinga porque paro de comer carne, xinga porque volto a comer carne, xinga porque mesmo voltando a comer carne, ainda prefiro passar 90% do meu tempo como vegetariana. E quando digo que naquele dia prefiro não comer a carne, povo xinga porque não me decido. Povo xinga quando você veste camiseta de rock e te pega ouvindo MPB. Povo xinga porque porque saía com aquele short-queijo-suíço na rua, e depois zoa quando resolvo sair de maquiagem. Tem quem me xingasse quando eu tinha cabelo roxo, e teve quem me xingasse quando desencanei do cabelo roxo ("voltou a ser uma mãe 'tradicional'?", tive que ouvir).

Povo xinga. Ponto. Não importa o que você faça, você está sempre em desacordo com alguém. E, principalmente, em desacordo com a expectativa dos outros. Povo não consegue encaixá-la num perfil específico e fica louco porque não sabe o que esperar. Aí vêm as cobranças do que você deveria ou não fazer para voltar a se encaixar no perfilzinho pré-fabricado de mãe.

Vamos todas nos dar as mãos e combinar que isso é ridículo pra chuchu.

Que, no fim das contas, nós somos todos seres em constante mudança, principalmente depois que temos filhos. Pois antes deles chegarem, sempre temos firmes na cabeça todas as nossas regras pessoais. Aí as coisinhas vêm ao mundo com personalidades próprias, e nos vemos obrigadas a desviar daquele caminho rígido que criáramos na nossa imaginação. O que funciona com um, não funciona com o outro, e você mantém o objetivo em mente (seres humanos independentes, inteligentes e bons) e vai adaptando o processo como pode. E o mundo vai mudando em volta e obrigando você a adaptar ainda mais. Porque não dá pra viver numa bolha.

Assim vai sendo a vida e assim vai sendo a minha cozinha. Esquizofrênica, uma hora cheia de doces, outra hora cheia de frutas, uma hora com frango assado, outra hora com tofu, gourmet, natureba, carnívora, vegetariana, internacional, brasileira, complexa, simples, prato único, múltiplos pratos, faz queijo, compra cream cheese, faz ketchup, compra maionese, come ovo de páscoa, faz mingau de quinua.

Hein?

Min-gau-de-qui-nu-a.

Noutro dia eu comecei a assistir a episódios do Bela Cozinha, um programinha lindinho no GNT. E fiquei encantada, lembrando de uma fase "grãos integrais" pela qual passei na véspera de Thomas entrar no Não-Gosto-Não-Quero. E me deu uma saudade daquele tipo de comida, de grãos, de verdes, de frescor, daquela leveza que dá por dentro. Vontade de tomar leite amêndoas. E fazer ghee. Preparei as batatas-doces com o molhinho de coentro e castanha de caju germinada e pirei naquilo. Confesso que doce vegan não me apetece (ainda). Mas como ando com uma vontade quase nula de doce desde o natal passado [uma estranhice tão grande que cheguei a pensar que estava grávida de novo – o que não estou, by the way], achei que era uma boa hora de tentar reintroduzir a naturebice de volta à casa, depois de uma fase tão mortadela, queijo e arroz com ovo. Principalmente pós-Páscoa, com toda a avalanche de chocolate. Que, aliás, precisou ser devidamente escondido, pois pimpolho, se vê chocolate, não quer saber de fruta de sobremesa, o que me deixa louca: nas últimas férias escolares, ele ficava felicíssimo em comer pera e gorgonzola de sobremesa. Bastaram três meses de contato com criança que leva danete pra escola e uma relaxada da minha parte para tentar evitar brigas constantes com familiares, e pimba: criança desaprendeu tudo. ¬_¬

É assim? É assim? Roubando bolacha recheada do amiguinho? Então toma essa, que o cerco vai apertar aqui em casa. Há! Come porcaria na escola, que aqui em casa não tem mais disso não. ;)

Saí alucinada reestocando a despensa de painço, quinua, amaranto, linhaça, cevada, centeio, tudo o que gosto mas andava deixando de lado porque o mocinho andava enjoado para comer. Fiz leite de amêndoas. Aproveitei que o pimpolho gosta de quinua e gosta de mingau de aveia de manhã, e preparei junto com ele mingau de quinua, com leite de amêndoas e cranberries. Thomas comeu tudo. Laura repetiu. Achei estranho aquele gosto de quinua logo de manhã cedo, mas depois da primeira colherada, você se vê raspando a tigela. Café tão alternativo, que me deu vontade de vestir uma saia indiana e fazer trancinha no cabelo.

Thomas levou na lancheira queijinho, uva e água de coco. Quer comer, come, não quer, não come. Já se entupiu de quinua de manhã, então tá bom.

E essa mãe aqui está contente quebrando contrato, independente do revirar de olhos do povo em volta, e pula de galho em galho, conforme a coisa vai funcionando e conforme me dá vontade. Porque já tive muita insônia por tentar me encaixar cem por cento num retrato de perfeição de um estilo específico de uma pessoa que não sou eu. Tive uma epifania esses dias, lendo comentários de mães afoitas a respeito de estilos de ser mãe, o que era certo e o que era errado, todo mundo atacando todo mundo e se defendendo... e pensei: no fim, você cria o seu filho para que melhor se adapte à vida da família. Se você é super regradinha, cheia de horários, amamentação em livre demanda pode tornar sua vida miserável. Se você é tranquila de horários, provavelmente será uma delícia. Se você curte só viajar em família e não se imagina sem a pimpolhada do lado, não precisa se preocupar em acostumar a criança a ficar sem você. Mas se você trabalha fora ou quer viajar só com seu marido de vez em quando, consegue imaginar o sofrimento que vai ser para uma criança acostumada a dormir toda noite na sua cama? Enfim. Dar danete pra criança de três anos eu acho bizarro. Mas se é isso o que se come na sua casa, não adianta tentar dar pudim feito em casa pro bicho. Como aqui se come pudim feito em casa, estou afastando meu filho do danete. E eu sou carnívora, e vegetariana, e carnívora de novo, e dou doce e não dou doce, e faço muffin de painço e bolo de chocolate, e faço arroz integral e macarrão com farinha branca, e compro tomate orgânico, mas uso o cream cheese industrializado para o cheesecake, e a gente faz sanduíche de mortadela e mingau vegan. E é isso aí. A gente faz o que pode, e, principalmente, a gente faz o possível para educar os pimpolhos dentro do NOSSO estilo de vida. Não no dos outros. E o nosso estilo é o nosso e fim. Cheio de mudanças e incongruências, porque ninguém precisa fazer parte de clubinho nenhum. A gente faz o que faz enquanto funciona. E se pára de funcionar, a gente muda. E banca essa mudança.

Enquanto isso, mingau de quinua. Para quem gosta de quinua. E de mingau. E chega de reclamar de cyber-maternidade e afins.

MINGAU DE QUINUA COM LEITE DE AMÊNDOAS
(quase nada adaptada do livro Whole Grains for a New Generation, de Liana Krissoff)
Rendimento: o livro diz 2 porções, mas para minha fome de manhã, e das crianças, eu diria 3-4. 
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:

  • 1 xic. de quinua, bem lavada para tirar o amargor
  • 2 xic. leite de amêndoas caseiro* 
  • 2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico (usei baunilhado)
  • 1 colh. (chá) extrato natural da baunilha
  • 1/4 xic. cranberries (ou cerejas secas, ou mesmo uvas passas)
  • 2 colh. (sopa) amêndoas picadas ou em lâminas

*Para o leite de amêndoas, deixe 1xic. de amêndoas de molho em água fria durante uma noite. Escorra, e bata no liquidificador com mais 4 xic. de água filtrada. Filtre em um pano limpo, apertando bem para retirar todo o leite. Guarde o leite na geladeira por até 5 dias. Não jogue fora o "bagaço" de amêndoas. Use para cozinhar. 

Preparo:

  1. Coloque a quinua, o açúcar e 2 xíc. de leite de amêndoas numa panela pequena de fundo grosso e leve à fervura. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15-20 minutos, até que a quinua esteja cozida.
  2. Junte a baunilha e as cranberries e cozinhe por mais uns 3 minutos, para terminar de engrossar.  
  3. Distribua entre as tigelinhas, polvilhe com as amêndoas picadas, e, se quiser, mais um pouco de açúcar e leite de amêndoas. 

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails